Atualmente, os ecossistemas estão cada dia mais devastados. Na América do Sul (Amazônia), América Central, África (porção central) e outras regiões já sofrem com a ação do ser humano.
Os meios tecnológicos, os altos índices de consumo, aliados a falta de inteligência humana são os meios de maior impacto ambiental. A tendência é que a cada dia, esses meios aumentem suas produções e quem mais sofre com isso é o meio ambiente.
Em vários lugares do planeta já existem regiões que estão seriamente ameaçadas pelos problemas ambientais, são os chamados “hotspots” (que numa tradução livre do inglês pode significar ponto quente, ponto de acesso ou ponto de extensão, pode referir-se a várias áreas). Os atuais hotspots do nosso país são: Mata Atlântica e o nosso querido e já todo destruído Cerrado.
Em relação aos aspectos hídricos, veja a imagem:
De acordo com as apresentações dos grupos, os recursos hídricos potáveis estão escassos. A maior reserva de água doce potável encontra-se na America do Sul, mais precisamente no nosso país. E o que a população e o governo está fazendo para amenizar os impactos de poluição das águas? Absolutamente nada!
O Aquífero Guarani compreende, alem do nosso pai, também a Argentina, Uruguai e Paraguai. Além de ser importante para nosso país, é extremamente importante para os outros países que faz parte.
ATENÇÃO: Estudar para a avaliação A-2 de Geografia do dia 28/06: Capítulo 2 – O espaço físico mundial: transformação e apropriação, da página 49 à 67. Bons estudos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário