Vamos fazer uma avaliação de alguns importantes problemas ambientais, suas causas e consequências, bem como sua ocorrência geográfica no Brasil e no resto do mundo. Inicialmente vamos observar o comprometimento dos ecossistemas brasileiros:
Os ecossistemas mais alterados no Brasil estão localizados no leste do país, próximos ao Atlântico, em áreas de maior concentração populacional e de ocupação econômica intensiva. Os ecossistemas dos Pampas Gaúchos e da Caatinga já se encontram muito alterados após séculos de exploração agropecuária, observando-se a formação de áreas desertificadas nesses lugares.
A Mata Atlântica e a Mata de Araucárias foram intensamente desmatadas pela exploração da madeira, atividades agropecuárias, urbanização, construção de rodovias e ferrovias e industrialização. A expansão da cultura cafeeira no Sudeste foi uma das maiores responsáveis pelo quase desaparecimento dessa floresta, assim como a exploração de madeiras nobres como o pau-brasil e o crescimento das áreas urbanas e industriais. Na Região Sul o cultivo de florestas com espécies não-nativas vem atualmente abastecendo as indústrias madeireiras, de papel e celulose.
O cerrado tem desaparecido rapidamente devido à expansão das atividades agrícolas e queima de madeira para formação do carvão vegetal. Intensificam-se os problemas de erosão e contaminação dos solos e fontes de água por agrotóxicos utilizados nas plantações. O problema das queimadas também é frequente, atingindo até mesmo áreas protegidas como os Parques Nacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário