domingo, 22 de setembro de 2013

Colégio Meta (Vila Boa) - 2º ano - Blocos econômicos (UE, Nafta e Mercosul)

Questão 01 - (ESCS DF/2013)
 
O século XXI inicia-se com uma grave crise econômica e política que coloca em situação de perigo o bloco geoeconômico da União Europeia. Entre outros fatores geradores dessa crise, inclui-se

a)    a disputa comercial entre França e Alemanha, as duas principais economias industriais do bloco.
b)    o elevado endividamento da economia de nações como Grécia, Portugal e Espanha, o qual produziu reflexos nos diversos países do bloco.
c)    a imposição de restrições à livre circulação de pessoas entre os países da Europa Ocidental e os recém-integrados países do Leste Europeu.
d)    a concorrência de produtos industriais de países que não pertencem ao bloco, como a China e os EUA, o que provocou desemprego e fechamento de empresas.
e)    a não adesão do Reino Unido e da Dinamarca à política da moeda única, o euro.

Questão 02 - (Fac. Direito de Franca SP/2013)
 
A crise econômica que atualmente afeta a Europa

a)    provocou, entre outros desdobramentos, um maior equilíbrio financeiro entre os países da União Europeia.
b)    derivou, entre outros fatores, do elevado endividamento público em alguns países da União Europeia.
c)    provocou, entre outros desdobramentos, o fim do euro, moeda única utilizada nos países da União Europeia.
d)    derivou, entre outros fatores, do estabelecimento de um pacto fiscal entre os países da União Europeia.
e)    provocou, entre outros desdobramentos, forte ampliação do crédito para pessoa física nos países da União Europeia.

Questão 03 - (UNIFOR CE/2013)
 
A Zona Euro ou oficialmente Área do Euro (também referenciada como Eurozona, Euro-Área ou ainda Eurolândia) refere-se a uma união monetária dentro da União Europeia, englobando alguns estados membros que adotaram oficialmente o euro como moeda comum. Assinale a alternativa CORRETA.

a)    Os dez países da União Europeia que inicialmente adotaram o Euro como moeda oficial são: Bulgária, Dinamarca, Hungria, Letônia, Lituânia, Polônia, Romênia, Reino Unido, República Checa e Suécia.
b)    A entidade máxima que regula toda a política monetária da Zona do Euro é o Banco Central Europeu, sediado em Frankfurt, Alemanha.
c)    O principal país europeu que não adotou o euro como moeda oficial é a Alemanha, razão pela qual atualmente é a menos afetada pela crise econômica.
d)    Com o crescimento da adesão de novos países ao euro, especialmente os oriundos da antiga União Soviética, foi estabelecido o dia 01.01.2014 como data-limite para novas adesões.
e)    A Grécia, que passou a adotar o euro como moeda em 1º de janeiro de 2001, foi o primeiro país a deixar a Zona do Euro, afundada em uma grave crise econômica.

Questão 04 - (UEPA/2013)
 
Desde o final das grandes Guerras Mundiais vem se difundindo a ideia da formação dos blocos econômicos, materializado na CECA ( Comunidade Europeia do Carvão e do Aço) que se expandiu na economia continental, tornando-se posteriormente na Comunidade Econômica Europeia – CEE. De lá para cá os blocos econômicos se estruturaram e se ampliaram, porém, sob o peso das diferenças socioeconômica internas. Do assunto em questão destaca-se:

a)    a integração regional proposta pelos blocos econômicos tem por objetivo fortalecer o poder dos Estados nacionais, minorando , desta forma, a área das relações comerciais.
b)    o NAFTA constitui o bloco de maior integração, em especial no contexto econômico, social e cultural, haja vista que os seus membros formadores possuem a mesma origem colonial (anglo-saxônica e a mesma dinamicidade econômica.
c)    a União Europeia, originada da antiga Comunidade Econômica Europeia (CEE), enfrenta nos dias atuais crises de origens diversas que atingem em especial, os países do antigo Leste Europeu.
d)    no contexto latino-americano o grande destaque é o MERCOSUL, cujos membros se harmonizam geopoliticamente, com fortes parcerias na comercialização de recursos naturais, em particular o gás, o petróleo e os recursos hídricos.
e)    a cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC), integrada por países tanto da Ásia como da América, soma grande parte da produção industrial mundial, contudo, apresenta gritantes diferenças socioeconômicas no contexto intra blocos.

Questão 05 - (UEPA/2013)
 
A indisciplina fiscal e o descontrole das contas públicas em países da Zona do Euro, em particular na Grécia, Itália, Espanha e Portugal arrastam a União Europeia, considerada no atual contexto da economia-mundo o bloco de maior integração econômica, para uma grave crise financeira. Do assunto, é verdadeiro afirmar que:

a)    a tendência é o alastramento da crise para os demais países do bloco, fato relacionado à utilização da moeda única, o Euro, que passa por um período de crescente desvalorização, por todos os países que compõem o bloco.
b)    a Alemanha é um país que possui expressiva capacidade de enfrentamento da crise, sua força econômica faz do seu território destino para milhões de imigrantes, não só oriundos dos países do antigo leste europeu mas também vindos dos países mediterrâneos ora em crise.
c)    um dos mais graves problemas desta crise diz respeito ao desemprego tanto estrutural como conjuntural, que atinge indistintamente, na mesma proporção, todos os países que compõem a Zona do Euro.
d)    passam ao largo desta crise os países que compõem o Espaço Schengen, que constitui um acordo entre países, permitindo a livre circulação de seus habitantes em seus territórios, sem nenhum controle de fronteira.
e)    com a criação do Espaço Schengen (composto apenas pelos países da Zona do Euro), a União Europeia investiu em tecnologia para reforçar a fronteira com os países de fora do bloco e impedir a entrada de imigrantes ilegais como forma de diminuir o desemprego e impedir o colapso do Euro.

Questão 06 - (UEM PR/2012)
 
No processo de integração da economia mundial, uma das principais tendências tem sido a formação de blocos macrorregionais. No caso da política de integração europeia, isso ocorreu em etapas e com a criação de organismos supranacionais. Sobre esse tema, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01.  Na década de 1940, houve a união alfandegária formada pela Bélgica, Holanda e Luxemburgo (Benelux), visando ao estímulo do comércio mediante a eliminação das barreiras alfandegárias.
02.  Na década de 1950, constituiu-se o Mercado Comum Europeu (MCE), contando inicialmente, entre os países membros, com Benelux e mais a França, a Alemanha Ocidental e a Itália.
04.  Na década de 1960, os países escandinavos, com o objetivo inicial de coordenar a produção da pesca e de seus derivados, criaram uma comunidade europeia específica, a Comunidade Europeia da Pesca (CEP).
08.  A Associação Europeia de Livre Comércio (ALEC) foi criada na década de 1970 pela Suíça, Áustria e por Liechtenstein, visando a uma comunidade menor, aos moldes do CEP.
16.  Na década de 1990, foi criada a União Europeia (UE), sobre as bases do MCE, que reuniu, na década seguinte, muitos países da Europa Oriental.

Questão 07 - (UEG GO/2012)
 
Observe o mapa a seguir.


MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de.
Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, Atual, 2007. p. 241.

a)    Identifique os blocos econômicos 1, 2 e 3, respectivamente assinalados no mapa.
b)    Cite e explique duas vantagens que justifiquem a formação dos blocos econômicos no processo de globalização.

Questão 08 - (UFCG PB/2009)
 
União Europeia, Nafta, Mercosul, Apec, Pacto Andino são alguns exemplos de blocos econômicos regionais definidos pelo processo de integração econômica entre países. “Na realidade, esses mercados internacionais constituem um dos caminhos ou etapas da globalização, da interdependência crescente de todos os países e povos do mundo, de uma ampliação de mercados, entre outros”.
(VESENTINI, J.W. Geografia: geografia geral e do
 Brasil. São Paulo: Ática, 2005, p. 210).

Em relação ao Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta), assinado em 1993, que representa a progressiva integração econômica entre os EUA, o Canadá e o México, é correto afirmar que:

a)   Abriu, progressivamente, as fronteiras entre os países membros, facilitando a livre circulação de mercadorias, serviços e mão-de-obra entre eles.
b)   Aproximou os padrões e os níveis de consumo da população mexicana aos padrões e níveis de consumo das populações estadunidense e canadense.
c)   Desestruturou a agricultura mexicana. Com a criação desse bloco, os produtos agrícolas dos EUA (subsidiados, isentos de impostos e vendidos a preços inferiores aos praticados no mercado interno mexicano) inundaram o México, provocando o abandono de terras cultivadas, o desemprego de milhares de camponeses, a emigração de milhares de agricultores para os EUA, a elevação das importações mexicanas de produtos agrícolas etc.
d)   Transformou o México no principal parceiro comercial do Canadá, que, dessa forma, deixou de ser o “quintal” do Reino Unido, com quem mantinha a maior parte de suas relações comerciais antes do bloco.
e)   Intensificou a transferência das fábricas maquiladoras dos EUA para a região metropolitana da Cidade do México. A instalação dessas fábricas nessa aglomeração urbana aprofundou a concentração territorial da indústria e da população mexicanas.

Questão 09 - (UESC BA/2009)
 
A política de imigração dos Estados Unidos tem sofrido alterações, desde o 11 de Setembro. Co-participantes do Nafta (Tratado Norte-americano de Livre Comércio), juntamente com o Canadá, o México e os Estados Unidos, continuam enfrentando problemas em relação à política de imigração.

Sobre o Nafta e as relações México x Estados Unidos, atualmente, pode-se afirmar que a:

01. fronteira seca entre o México e os Estados Unidos visa, sobretudo, impedir a entrada de cidadãos mexicanos no território norte-americano, porque esses imigrantes são responsáveis pela maioria dos delitos que ocorrem no país, tornando-se uma ameaça à segurança nacional.
02. participação do México no Nafta não conseguiu diminuir a concentração de renda nem eliminar a excludência social do país.
03. entrada do México no Nafta aqueceu a economia do país, possibilitou o pagamento das dívidas externa e interna, graças ao equilíbrio alcançado pela balança comercial.
04. construção do Muro da Segregação na fronteira do México com os Estados Unidos aconteceu após o 11 de Setembro, depois das modificações ocorridas na política de imigração norte-americana.
05. característica que difere o Nafta do Mercosul é o fato de o primeiro ser formado por países que se encontram no mesmo estágio de desenvolvimento, enquanto o último agrega países ricos, emergentes e pobres.

Questão 10 - (UCS RS/2013)
 
Em 26 de março de 1991, ocorreu um processo de integração entre alguns países da América do Sul, o que possibilitou a criação do Mercosul, formado por quatro países (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai), que assinaram o Tratado de Assunção, iniciando o processo de formação do Mercado Comum do Sul. Em junho de 2012, o Presidente Fernando Lugo foi deposto por meio de impeachment, devido a crises que ocorreram em seu país. A deposição do presidente abriu oportunidade para a inclusão, no Mercosul, do país governado por Hugo Chaves.

Observe o mapa abaixo.


(SIMIELLI, M. E. Geoatlas. São Paulo: Ática, 2004. p. 37.)

Assinale a alternativa que contenha as letras correspondentes aos países governados, respectivamente, por Fernando Lugo e Hugo Chaves.

a)    A C
b)    C D
c)    A E
d)    B D
e)    E F

Questão 11 - (Unicastelo SP/2013)
 
Observe a charge.



A charge faz referência

a)    ao surgimento de economias emergentes no conjunto dos países subdesenvolvidos, em contraste com a estagnação econômica dos países desenvolvidos.
b)    aos resultados das políticas de auxílio dos países desenvolvidos aos países subdesenvolvidos, criando economias fortes e competitivas.
c)    ao domínio cultural dos países desenvolvidos sobre os subdesenvolvidos, mesmo com a redução do poderio econômico, em razão da perda de empregos.
d)    ao surgimento dos países não alinhados, que discordam das orientações políticas e econômicas dos países desenvolvidos, por considerá-las ultrapassadas.
e)    à necessidade dos países desenvolvidos de importar mão de obra dos países subdesenvolvidos, em razão do envelhecimento de suas populações.

Questão 12 - (UNIFOR CE/2013)
 
Os blocos comerciais são um tipo de acordo entre países, no qual barreiras ao comércio são reduzidas ou eliminadas entre os estados participantes. O Mercosul, como é conhecido o Mercado Comum do Sul, constitui exemplo de bloco comercial, formado por países da América do Sul. Sobre o Mercosul, assinale a alternativa correta.

a)    Após a formação do Mercosul, desapareceram os conflitos de interesses comerciais entre os seus países membros.
b)    Entre os países membros do Mercosul, estão Argentina, Brasil, Venezuela, Colômbia e Uruguai.
c)    O objetivo principal do Mercosul é introduzir uma moeda comum nos países membros, a fim de reduzir a inflação observada em tais países.
d)     recente entrada da Venezuela no Mercosul só foi possível graças à suspensão temporária da participação do Paraguai, país cujo legislativo era contrário à admissão do país de Hugo Chavez.
e)    O Mercosul foi criado em 2001, com a assinatura do Tratado de Buenos Aires, sendo hoje o segundo maior bloco econômico da América do Sul.

Questão 13 - (PUC MG/2013)
 
O ingresso da Venezuela no MERCOSUL, ocorrido no dia 31 de julho de 2012, vai proporcionar uma dimensão geopolítica inédita para o bloco. Essa é a primeira ampliação do MERCOSUL desde sua criação, em 1991. O processo de adesão se arrastava desde 2006 e só foi possível com a suspensão do Paraguai, em razão da destituição do Presidente Fernando Lugo. Sobre a entrada da Venezuela, todas as afirmativas são corretas, EXCETO:

a)    A Venezuela é a segunda mais importante economia da América do Sul, com parque industrial moderno e diversificado e forte atividade agroindustrial. Em virtude disso, sua entrada pode representar um elemento de desestabilização para as demais economias integrantes do bloco.
b)    A Venezuela constitui importante mercado consumidor para os países que integram o bloco, além de possuir gigantescas jazidas de petróleo, o que pode ser elemento bastante positivo para a economia regional.
c)    A entrada da Venezuela tornou-se grande problema diplomático nos últimos anos, já que o senado paraguaio era o único dos quatro países integrantes que se opunha à aprovação da integração do país ao bloco. Os parlamentos do Brasil, Argentina e Uruguai já haviam aprovado a medida.
d)    Com a entrada da Venezuela, o MERCOSUL passa a se estender do Caribe ao extremo sul do continente sul-americano. Além de sua enorme extensão territorial, o MERCOSUL torna-se uma das maiores economias do planeta, com grande diversificação de bens e produtos produzidos, grande mercado consumidor e importante participação na produção petrolífera mundial.

Questão 14 - (UDESC SC/2012)
 
O novo rearranjo, ou a nova ordem mundial, tem imprimido uma série de modificações ao mundo contemporâneo. Uma dessas mudanças é a aglomeração de alguns países em blocos. Sobre os blocos econômicos, pode-se afirmar:

a)    ALCA significa Área de Livre Comércio das Américas, e envolve somente os países do Mercosul.
b)    A ALCA é a união do Nafta com o MERCOSUL, para fazer frente aos avanços da Comunidade Europeia.
c)    Fazem parte do Tratado de Livre Comércio da América do Norte – NAFTA o Canadá, o México e os Estados Unidos.
d)    Os EUA recusaram-se a fazer parte do MERCOSUL, pois amargam o maior déficit da balança comercial de sua história, algo em torno de US$ 200 bilhões.
e)    A ALCA é uma proposta de Fidel Castro no sentido de criar uma área de livre comércio do Alasca à Terra do Fogo.

Questão 15 - (PUC MG/2012)
 
Os blocos econômicos existentes no mundo são classificados a partir dos acordos estabelecidos entre eles e podem ser agrupados em zonas de preferência tarifária, zonas de livre comércio, uniões aduaneiras, mercado comum ou união econômica e monetária. O MERCOSUL é atualmente considerado como uma união aduaneira, porque:

a)    reúne os países através de acordos comerciais que visam exclusivamente à redução ou eliminação de tarifas aduaneiras entre os paísesmembros do bloco.
b)    além de reduzir as tarifas aduaneiras entre si, procura estabelecer as mesmas tarifas de exportação e importação, a TEC (Tarifa Externa Comum) para o comércio internacional fora do bloco.
c)    além de eliminar as tarifas aduaneiras internas e adotar tarifas comuns para o mercado fora do bloco, permite a livre circulação de pessoas, mão de obra, capitais e todo tipo de serviços entre os países-membros.
d)    além de garantir a livre circulação de mercadorias, pessoas, capitais e força de trabalho, promove a unificação econômica e monetária.

Questão 16 - (UNESP SP/2012)
 
Ao longo dos seus mais de vinte anos de existência, o Mercosul sofreu transformações institucionais e alterações no conjunto de países que compõem o bloco. Além dos países que fundaram o bloco em 1991 (países signatários do Tratado de Assunção), foram posteriormente incorporados ao bloco outros países, qualificados como associados. Podem ser mencionados como exemplos de país fundador e de país associado, respectivamente,

a)    Argentina e Paraguai.
b)    Bolívia e Brasil.
c)    Paraguai e Chile.
d)    Venezuela e Uruguai.
e)    Chile e Bolívia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário