domingo, 22 de setembro de 2013

Colégio Meta (Vila Boa) - 1º ano - urbanização mundial

Questão 01 - (FPS PE/2013)
 
Leia, com atenção, o texto transcrito a seguir.

“Trata-se da união, devido ao crescimento, de manchas urbanas de diferentes cidades, formando um espaço urbano contínuo. Na maior parte dos casos existe um núcleo principal que concentra os elementos dinâmicos que impulsionam o crescimento urbano, elementos estes que fazem com que a área urbanizada do núcleo extrapole os seus limites político-administrativos e estimule o crescimento das cidades do entorno. A população muitas vezes se fixa nestas cidades por conta da maior oferta de áreas residenciais de melhor qualidade ou de custo mais acessível. Atividades econômicas que necessitam de grandes espaços, como indústrias, também se distribuem por estas cidades.”
(Texto adaptado de: BECKER, Bertha Koiffmann. Manual do Candidato- Geografia.
Brasília: Fundação Alexandre Gusmão, 2009).

É correto afirmar que o texto está tratando diretamente do seguinte assunto:

a)    Dinâmica populacional.
b)    Movimento migratório das grandes cidades.
c)    Êxodo rural-urbano.
d)    Conurbação.
e)    Relações campo-cidade.

Questão 02 - (UEPG PR/2013)
 
Sobre a urbanização no mundo e problemas decorrentes, assinale o que for correto.

01.  Entre o conjunto de países subdesenvolvidos, a América Latina é a região mais urbanizada, com a população urbana superior à população rural, com índices de urbanização elevados em quase toda a região, mas com muitos problemas nas áreas urbanas como desemprego, favelas e cortiços, carência de rede de esgoto, transportes coletivos e demais serviços urbanos.
02.  Na Ásia, o continente mais populoso do mundo, a população ainda é predominantemente rural e, na China e na Índia, embora sejam os países mais populosos e apresentem cidades com mais de dez milhões de habitantes, os índices de urbanização ainda são baixos. Ultimamente as migrações das áreas rurais para as cidades asiáticas têm aumentado de maneira significativa.
04.  Embora aumentem as migrações do campo para as cidades, em muitas partes do mundo não se tem verificado problemas de moradia para os novos habitantes urbanos nessas regiões, uma vez que os preços de imóveis têm caído vertiginosamente nas regiões centrais das cidades, não alimentando a especulação imobiliária, e permitindo que os trabalhadores fiquem perto de seus trabalhos sem necessidade de ampliação de transporte coletivo.
08.  Nos países desenvolvidos, com o desenvolvimento da tecnologia industrial e com os avanços da informática, aumentou muito a produtividade nas cidades e reduziu-se a necessidade de mão de obra. Com isso, grande parte da população deslocou-se das áreas urbanas para as áreas rurais fazendo o caminho inverso, aumentando os índices da população rural e diminuindo, em muito, os índices da população urbana.
16.  Na África, a maior parte da população ainda vive em áreas rurais, mas a urbanização tem aumentado significativamente e ela é mais acentuada na África do Sul, na região que engloba países do Golfo da Guiné e na região do litoral do Mar Mediterrâneo.

Questão 03 - (UNICAMP SP/2013)
 
A metrópole industrial do passado integrava no espaço urbano diversos processos produtivos, ocorrendo uma concentração espacial das plantas de fábrica, da infraestrutura e dos trabalhadores. Na metrópole contemporânea predomina uma dispersão territorial das atividades econômicas e da força de trabalho. Nesta, a produção fabril tende a se instalar na periferia ou nos arredores do perímetro urbano, enquanto as atividades associadas ao poder financeiro, político e econômico concentram-se na área urbana mais adensada.
(Adaptado de Carlos de Matos, “Redes, nodos e cidades:
transformação da metrópole latino-americana”, em Luiz Cesar de
Queiroz Ribeiro (org.), Metrópoles: entre a coesão e a fragmentação,
a cooperação e o conflito. São Paulo: Editora Perseu Abramo; Rio de
Janeiro: Fase, 2004, 157-196.)

Como principal característica da metrópole contemporânea, destaca-se

a)    a concentração da atividade industrial e das funções administrativas das empresas no mesmo local.
b)    o aumento da densidade demográfica nas áreas do antigo centro histórico da metrópole.
c)    a concentração do poder decisório da administração pública e das empresas em uma única área da metrópole.
d)    a diversificação das atividades comerciais e de serviços na área do perímetro urbano.

Questão 04 - (FUVEST SP/2013)
 
Observe os mapas com as maiores aglomerações urbanas no mundo.






Com base nos mapas e em seus conhecimentos,

a)    identifique um fator natural e um fator histórico que favoreceram a concentração de cidades mais populosas na Europa Ocidental, no ano de 1900. Explique.
b)    explique o processo de urbanização mundial considerando o mapa III.

Questão 05 - (UNESP SP/2013)
 
Observe as figuras.

passado


presente

                                                     (Analúcia Giometti et al. (orgs.). Pedagogia cidadã – ensino de Geografia, 2006. Adaptado.)

Faça uma análise espaço-temporal da paisagem, identificando quatro transformações feitas pelo homem.

Questão 06 - (UFPA/2013)
 

Fonte: http://www.belem.pa.gov.br/planodiretor/Cartilha/CartilhaWeb.pdf.
Acesso em: 15/09/2012.

No estudo das interações da sociedade com o meio físico devem-se considerar fatores sociais, econômicos, tecnológicos e culturais estudados na dimensão do tempo e do espaço. Ao analisar a representação da paisagem urbana apresentada na imagem, conclui-se que

a)    as formas de organização do espaço consideram a dinâmica natural das áreas de várzeas e de terra firme.
b)    os aspectos da poluição das águas, como o depósito de resíduos sólidos, são de responsabilidade da população do entorno.
c)    o modo de vida ribeirinho apresenta resistência diante da pressão da modernização urbana.
d)    a população urbana encontra diferentes formas de adaptação na adversidade do ambiente urbano.
e)    o contraste de formas revela as desiguais condições de vida da população da cidade.

Questão 07 - (UFT/2013)
 
As cidades estão ligadas entre si por uma estrutura de transportes e de meios de comunicação, formando uma rede urbana onde se estabelecem fluxos de mercadorias, pessoas e informações. As relações nessa rede urbana são hierárquicas, pois algumas cidades exercem papel de comando, estando no topo da hierarquia urbana: são as cidades globais e as metrópoles.
LUCCI, E. A. et all, Geografia Geral e do Brasil - ensino médio, 2005, p.262

Considerando o texto, as cidades globais se distinguem das metrópoles em função:

a)    Da sua infraestrutura quanto à realização de eventos nacionais e internacionais.
b)    Do papel que exercem como centros de poder e ordenamentos, influenciando outras cidades num contexto endógeno e exógeno ao território nacional.
c)    Da sua alta capacidade de concentração do capital industrial movimentado com exclusividade pelo conjunto das corporações internacionais.
d)    Da movimentação de capitais financeiros e da celeridade com que estes se movimentam na escala inter-regional.
e)    De se tornar a sede de grandes grupos internacionais, que, preferencialmente, realizam negócios imobiliários.

Questão 08 - (Unifacs BA/2013)
 
A formação de novas centralidades está vinculada à importante questão centro-periferia decorrente da alteração na configuração espacial urbana, como na dinâmica da cidade. Considerando-se a dinâmica do desenvolvimento da cidade, existem os elementos que configuram a produção do espaço urbano e sua reestruturação num processo que evidencia as áreas de concentração do espaço urbano, a centralidade. Essa se torna explícita, através das mudanças espaciais da cidade relacionadas às áreas de atividade comercial e de serviços que apresentam a descontinuidade assim como novos espaços fragmentados e sustentados na relação centro-periferia.
A relação centro-periferia é questão relevante no estudo centro-centralidades, uma vez que a morfologia urbana é alterada diante da definição de novas centralidades e a formação de outras periferias.                                     (LOPES JR.; SANTOS, s/d, p. 54).
LOPES JR., W; SANTOS, R. Novas cidades, novos centros.
Geografia. São Paulo: Escala Educacional, n. 45, s/d.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre urbanização, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.

(  )   A cidade, através do tecido urbano, possui uma dinâmica de redefinição da relação centro-periferia.
(  )   A concentração e a descentralização que ocorrem no espaço urbano refletem uma nova dinâmica do espaço interurbano.
(  )   A hierarquia das cidades é definida pelas mudanças no sistema viário e pelo aumento vegetativo da população.
(  )   O surgimento das cidades polinucleadas está relacionado, entre outros fatores, às alterações na organização do espaço e ao desenvolvimento dos meios de comunicação.
(  )   A segregação do espaço, nas cidades polinucleadas, foi eliminada, porque o crescimento horizontal democratizou a organização do espaço.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

01.  V F V F V
02.  F V V V F
03.  V V F V F
04.  F V F V V
05.  F F V F V

Questão 09 - (FGV/2013)
 
Observe com atenção a tabela abaixo:
Estado das cidades da América Latina e Caribe: Rumo a uma nova transição urbana. Nairobi: ONU-Habitat, 2012.
*População (em milhões de habitantes)

Levando em conta as informações da tabela e seus conhecimentos sobre o assunto, considere as seguintes afirmações:

I.     Na América Latina, o crescimento demográfico e a urbanização, processos que no passado foram muito acelerados, têm perdido força. Atualmente, a maior parte do incremento populacional das cidades resulta do crescimento natural.
II.   A expansão urbana tem feito com que muitas cidades transbordem os limites administrativos de seus municípios. O resultado foi o surgimento de áreas urbanas de grandes dimensões territoriais, por vezes formalizadas em uma região metropolitana.
III.  A urbanização latino-americana é marcada pela macrocefalia e pela baixa complexidade das redes urbanas nacionais, pois cada país possui, no máximo, duas cidades importantes.

Está correto o que se afirma em

a)    I, apenas.
b)    I e II, apenas.
c)    II e III, apenas.
d)    II, apenas.
e)    I, II e III.

Questão 10 - (UFBA/2013)
 
No início do século XIX, nenhuma cidade do mundo ocidental tinha um milhão de habitantes. Mas, no princípio do século XX, já existia pouco mais de uma dezena de metrópoles espalhadas pela Eurásia e América do Norte. Do século XIX até a Segunda Guerra Mundial, cresceram as metrópoles dos países mais desenvolvidos.
No pós-guerra, ocorre o crescimento acelerado das metrópoles do III Mundo, onde o luxo e a sofisticação de poucos contrasta com a pobreza e a miséria da maioria. As metrópoles praticamente comandam a vida econômica, social e cultural em seus respectivos países.
O rápido processo de urbanização pelo qual o mundo passou desde a Revolução Industrial, e que se intensificou nos últimos anos, aglutinou na superfície terrestre inúmeras metrópoles, megacidades, megalópoles e outras.
A urbanização e o crescimento urbano estão relacionados, porém, com o aumento das desigualdades entre as cidades de países ricos e pobres, a exclusão social da maior parte da população aumenta nas cidades dos países subdesenvolvidos.

Fundamentado nas informações e nos conhecimentos sobre urbanização, crescimento urbano e nos conceitos mais importantes da hierarquia urbana,

a)    explique, sob o prisma geográfico, o fenômeno da urbanização, a ocorrência da conurbação e indique a denominação que recebe o conjunto formado pela metrópole e cidades vizinhas;
b)    destaque duas características das megalópoles e cite dois exemplos entre as mais importantes.

Questão 11 - (FGV/2012)
 
A urbanização - o aumento da parcela urbana na população total - é inevitável e pode ser positiva. A atual concentração da pobreza, o crescimento das favelas e a ruptura social nas cidades compõem, de fato, um quadro ameaçador. Contudo, nenhum país na era industrial conseguiu atingir um crescimento econômico significativo sem a urbanização. As cidades concentram a pobreza, mas também representam a melhor oportunidade de se escapar dela.
Situação da População Mundial 2007: desencadeando o potencial de crescimento urbano.
Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), 2007, p. 1.

Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação coerente com os argumentos do texto:

a)    No mundo contemporâneo, os governos devem substituir políticas públicas voltadas ao meio rural por políticas destinadas ao meio urbano.
b)    A urbanização só terá efeitos positivos nas economias mais pobres se for controlada pelos governos, por meio de políticas de restrição ao êxodo rural.
c)    A concentração populacional em grandes cidades é uma das principais causas da disseminação da pobreza nas sociedades contemporâneas.
d)    Nos países mais pobres, o processo de urbanização é responsável pelo aprofundamento do ciclo vicioso da exclusão econômica e social.
e)    Os benefícios da urbanização não são automáticos, pois há necessidade da contribuição das políticas públicas para que eles se realizem.

Questão 12 - (UECE/2012)
 
A partir do conhecimento produzido que move as reflexões sobre o entendimento do espaço urbano, analise as afirmações a seguir:

I.     “O espaço urbano é produzido através das aspirações e necessidades de uma sociedade de classes.”
II.   “O modo de ocupação de um determinado lugar da cidade se dá a partir da necessidade de realização de determinada ação (...)”
III.  “O espaço urbano aparece como movimento historicamente determinado num processo social (...) que hoje está associado à propriedade privada da Terra.”

a)    I e II apenas.
b)    I e III apenas.
c)    II e III apenas.
d)    I, II e III.

Questão 13 - (UEMA/2012)
 
Observe o mapa a seguir.


Brinkhoff, T.The principal agglomemerations of the world.
Disponível em: www.citypopulation.de/. Acesso: 12 jul. 2011.

As cidades hoje são procuradas mundialmente. O mapa apresentado mostra as principais aglomerações urbanas do planeta. Assinale a alternativa que as explique.

a)    A maioria das aglomerações urbanas está nos países subdesenvolvidos ou os chamados BRICS, levando à desaceleração do crescimento populacional da área aglomerada.
b)    As aglomerações urbanas são um fenômeno generalizado pelo globo terrestre formando macrocefalias especialmente nos países desenvolvidos.
c)    As aglomerações urbanas produzem total ausência dos serviços básicos à população de baixa renda, já que estão em sua maioria nos países subdesenvolvidos.
d)    Grande parte das aglomerações urbanas está nos países subdesenvolvidos ou tidos como em desenvolvimento (BRICS), que têm problemas infraestruturais nas mais diversas áreas e elevados índices da população em níveis de pobreza, vivendo sob condições precárias.
e)    As aglomerações expressas no mapa configuram uma grande expressão nos países subdesenvolvidos, ajudando na diminuição das migrações e na fixação ao meio rural através do uso de agricultura moderna.

Questão 14 - (UFG GO/2012)
 
Leia o texto a seguir.

“A urbanização vertiginosa, coincidindo com o fim do período de acelerada expansão da economia brasileira, introduziu no território das cidades um novo e dramático significado: mais do que evocar progresso ou desenvolvimento, elas passam a retratar – e reproduzir – de forma paradigmática as injustiças e desigualdades da sociedade.”
BRASIL. Estatuto da cidade. Brasília: Câmara dos Deputados, 2001. p. 23; 25.

As contradições apontadas no texto são confirmadas pelo Censo Demográfico de 2010, indicando que 84% da população mora nas cidades. Essas contradições podem ser reduzidas com a adoção de um mecanismo que torne mais eficaz a ocupação do espaço urbano. Trata-se do seguinte instrumento:

a)    adoção de um sistema de arrecadação municipal baseado no aumento progressivo do imposto territorial urbano.
b)    implementação do planejamento urbano por meio de planos diretores e zoneamento que regulem o espaço construído.
c)    criação de condições que permitam às empresas ampliar seus negócios e possibilitar a abertura de vagas no mercado de trabalho.
d)    contenção do crescimento demográfico, criando alternativas para a população migrante retornar a seus locais de origem.
e)    estabelecimento de restrições à expansão urbana como forma de conter a crescente especulação imobiliária.

Questão 15 - (UFG GO/2012)
 
Leia a tabela a seguir.


RELATÓRIO SOBRE A SITUAÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL – 2010. Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). Disponível em: <www.unfpa.org.br>. Acesso em: 7 fev. 2012.

De acordo com os dados da tabela acima, metade da população mundial (50%) vivia em 2010 nas cidades, sendo que a previsão da ONU para 2015 é que este porcentual será de 54%. Estes indicadores apontam a intensificação do processo de urbanização no mundo. Considerando-se a tabela e os conhecimentos a respeito do processo de urbanização, constata-se que, nas regiões

a)    mais desenvolvidas, de maior concentração populacional, predominam fatores de urbanização do tipo repulsivo provocada pelo êxodo rural.
b)    menos desenvolvidas, o processo de urbanização tem resultado no rápido crescimento das metrópoles e megalópoles, tais como São Paulo, Cidade do México, Mumbai, Nova Déli, Calcutá, dentre outras.
c)    menos desenvolvidas, predominam os fatores atrativos de urbanização decorrentes dos processos de industrialização cujo locus é o espaço urbano.
d)    mais desenvolvidas, a macrocefalia urbana é uma condição de crise permanente das cidades e se manifesta na existência de cortiços e favelas.
e)    menos desenvolvidas, a taxa de crescimento urbano é menor que nas mais desenvolvidas, em função da diminui - ção dos fatores atrativos de urbanização, como a industrialização.


Colégio Meta (Vila Boa) - 2º ano - Blocos econômicos (UE, Nafta e Mercosul)

Questão 01 - (ESCS DF/2013)
 
O século XXI inicia-se com uma grave crise econômica e política que coloca em situação de perigo o bloco geoeconômico da União Europeia. Entre outros fatores geradores dessa crise, inclui-se

a)    a disputa comercial entre França e Alemanha, as duas principais economias industriais do bloco.
b)    o elevado endividamento da economia de nações como Grécia, Portugal e Espanha, o qual produziu reflexos nos diversos países do bloco.
c)    a imposição de restrições à livre circulação de pessoas entre os países da Europa Ocidental e os recém-integrados países do Leste Europeu.
d)    a concorrência de produtos industriais de países que não pertencem ao bloco, como a China e os EUA, o que provocou desemprego e fechamento de empresas.
e)    a não adesão do Reino Unido e da Dinamarca à política da moeda única, o euro.

Questão 02 - (Fac. Direito de Franca SP/2013)
 
A crise econômica que atualmente afeta a Europa

a)    provocou, entre outros desdobramentos, um maior equilíbrio financeiro entre os países da União Europeia.
b)    derivou, entre outros fatores, do elevado endividamento público em alguns países da União Europeia.
c)    provocou, entre outros desdobramentos, o fim do euro, moeda única utilizada nos países da União Europeia.
d)    derivou, entre outros fatores, do estabelecimento de um pacto fiscal entre os países da União Europeia.
e)    provocou, entre outros desdobramentos, forte ampliação do crédito para pessoa física nos países da União Europeia.

Questão 03 - (UNIFOR CE/2013)
 
A Zona Euro ou oficialmente Área do Euro (também referenciada como Eurozona, Euro-Área ou ainda Eurolândia) refere-se a uma união monetária dentro da União Europeia, englobando alguns estados membros que adotaram oficialmente o euro como moeda comum. Assinale a alternativa CORRETA.

a)    Os dez países da União Europeia que inicialmente adotaram o Euro como moeda oficial são: Bulgária, Dinamarca, Hungria, Letônia, Lituânia, Polônia, Romênia, Reino Unido, República Checa e Suécia.
b)    A entidade máxima que regula toda a política monetária da Zona do Euro é o Banco Central Europeu, sediado em Frankfurt, Alemanha.
c)    O principal país europeu que não adotou o euro como moeda oficial é a Alemanha, razão pela qual atualmente é a menos afetada pela crise econômica.
d)    Com o crescimento da adesão de novos países ao euro, especialmente os oriundos da antiga União Soviética, foi estabelecido o dia 01.01.2014 como data-limite para novas adesões.
e)    A Grécia, que passou a adotar o euro como moeda em 1º de janeiro de 2001, foi o primeiro país a deixar a Zona do Euro, afundada em uma grave crise econômica.

Questão 04 - (UEPA/2013)
 
Desde o final das grandes Guerras Mundiais vem se difundindo a ideia da formação dos blocos econômicos, materializado na CECA ( Comunidade Europeia do Carvão e do Aço) que se expandiu na economia continental, tornando-se posteriormente na Comunidade Econômica Europeia – CEE. De lá para cá os blocos econômicos se estruturaram e se ampliaram, porém, sob o peso das diferenças socioeconômica internas. Do assunto em questão destaca-se:

a)    a integração regional proposta pelos blocos econômicos tem por objetivo fortalecer o poder dos Estados nacionais, minorando , desta forma, a área das relações comerciais.
b)    o NAFTA constitui o bloco de maior integração, em especial no contexto econômico, social e cultural, haja vista que os seus membros formadores possuem a mesma origem colonial (anglo-saxônica e a mesma dinamicidade econômica.
c)    a União Europeia, originada da antiga Comunidade Econômica Europeia (CEE), enfrenta nos dias atuais crises de origens diversas que atingem em especial, os países do antigo Leste Europeu.
d)    no contexto latino-americano o grande destaque é o MERCOSUL, cujos membros se harmonizam geopoliticamente, com fortes parcerias na comercialização de recursos naturais, em particular o gás, o petróleo e os recursos hídricos.
e)    a cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC), integrada por países tanto da Ásia como da América, soma grande parte da produção industrial mundial, contudo, apresenta gritantes diferenças socioeconômicas no contexto intra blocos.

Questão 05 - (UEPA/2013)
 
A indisciplina fiscal e o descontrole das contas públicas em países da Zona do Euro, em particular na Grécia, Itália, Espanha e Portugal arrastam a União Europeia, considerada no atual contexto da economia-mundo o bloco de maior integração econômica, para uma grave crise financeira. Do assunto, é verdadeiro afirmar que:

a)    a tendência é o alastramento da crise para os demais países do bloco, fato relacionado à utilização da moeda única, o Euro, que passa por um período de crescente desvalorização, por todos os países que compõem o bloco.
b)    a Alemanha é um país que possui expressiva capacidade de enfrentamento da crise, sua força econômica faz do seu território destino para milhões de imigrantes, não só oriundos dos países do antigo leste europeu mas também vindos dos países mediterrâneos ora em crise.
c)    um dos mais graves problemas desta crise diz respeito ao desemprego tanto estrutural como conjuntural, que atinge indistintamente, na mesma proporção, todos os países que compõem a Zona do Euro.
d)    passam ao largo desta crise os países que compõem o Espaço Schengen, que constitui um acordo entre países, permitindo a livre circulação de seus habitantes em seus territórios, sem nenhum controle de fronteira.
e)    com a criação do Espaço Schengen (composto apenas pelos países da Zona do Euro), a União Europeia investiu em tecnologia para reforçar a fronteira com os países de fora do bloco e impedir a entrada de imigrantes ilegais como forma de diminuir o desemprego e impedir o colapso do Euro.

Questão 06 - (UEM PR/2012)
 
No processo de integração da economia mundial, uma das principais tendências tem sido a formação de blocos macrorregionais. No caso da política de integração europeia, isso ocorreu em etapas e com a criação de organismos supranacionais. Sobre esse tema, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01.  Na década de 1940, houve a união alfandegária formada pela Bélgica, Holanda e Luxemburgo (Benelux), visando ao estímulo do comércio mediante a eliminação das barreiras alfandegárias.
02.  Na década de 1950, constituiu-se o Mercado Comum Europeu (MCE), contando inicialmente, entre os países membros, com Benelux e mais a França, a Alemanha Ocidental e a Itália.
04.  Na década de 1960, os países escandinavos, com o objetivo inicial de coordenar a produção da pesca e de seus derivados, criaram uma comunidade europeia específica, a Comunidade Europeia da Pesca (CEP).
08.  A Associação Europeia de Livre Comércio (ALEC) foi criada na década de 1970 pela Suíça, Áustria e por Liechtenstein, visando a uma comunidade menor, aos moldes do CEP.
16.  Na década de 1990, foi criada a União Europeia (UE), sobre as bases do MCE, que reuniu, na década seguinte, muitos países da Europa Oriental.

Questão 07 - (UEG GO/2012)
 
Observe o mapa a seguir.


MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de.
Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, Atual, 2007. p. 241.

a)    Identifique os blocos econômicos 1, 2 e 3, respectivamente assinalados no mapa.
b)    Cite e explique duas vantagens que justifiquem a formação dos blocos econômicos no processo de globalização.

Questão 08 - (UFCG PB/2009)
 
União Europeia, Nafta, Mercosul, Apec, Pacto Andino são alguns exemplos de blocos econômicos regionais definidos pelo processo de integração econômica entre países. “Na realidade, esses mercados internacionais constituem um dos caminhos ou etapas da globalização, da interdependência crescente de todos os países e povos do mundo, de uma ampliação de mercados, entre outros”.
(VESENTINI, J.W. Geografia: geografia geral e do
 Brasil. São Paulo: Ática, 2005, p. 210).

Em relação ao Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta), assinado em 1993, que representa a progressiva integração econômica entre os EUA, o Canadá e o México, é correto afirmar que:

a)   Abriu, progressivamente, as fronteiras entre os países membros, facilitando a livre circulação de mercadorias, serviços e mão-de-obra entre eles.
b)   Aproximou os padrões e os níveis de consumo da população mexicana aos padrões e níveis de consumo das populações estadunidense e canadense.
c)   Desestruturou a agricultura mexicana. Com a criação desse bloco, os produtos agrícolas dos EUA (subsidiados, isentos de impostos e vendidos a preços inferiores aos praticados no mercado interno mexicano) inundaram o México, provocando o abandono de terras cultivadas, o desemprego de milhares de camponeses, a emigração de milhares de agricultores para os EUA, a elevação das importações mexicanas de produtos agrícolas etc.
d)   Transformou o México no principal parceiro comercial do Canadá, que, dessa forma, deixou de ser o “quintal” do Reino Unido, com quem mantinha a maior parte de suas relações comerciais antes do bloco.
e)   Intensificou a transferência das fábricas maquiladoras dos EUA para a região metropolitana da Cidade do México. A instalação dessas fábricas nessa aglomeração urbana aprofundou a concentração territorial da indústria e da população mexicanas.

Questão 09 - (UESC BA/2009)
 
A política de imigração dos Estados Unidos tem sofrido alterações, desde o 11 de Setembro. Co-participantes do Nafta (Tratado Norte-americano de Livre Comércio), juntamente com o Canadá, o México e os Estados Unidos, continuam enfrentando problemas em relação à política de imigração.

Sobre o Nafta e as relações México x Estados Unidos, atualmente, pode-se afirmar que a:

01. fronteira seca entre o México e os Estados Unidos visa, sobretudo, impedir a entrada de cidadãos mexicanos no território norte-americano, porque esses imigrantes são responsáveis pela maioria dos delitos que ocorrem no país, tornando-se uma ameaça à segurança nacional.
02. participação do México no Nafta não conseguiu diminuir a concentração de renda nem eliminar a excludência social do país.
03. entrada do México no Nafta aqueceu a economia do país, possibilitou o pagamento das dívidas externa e interna, graças ao equilíbrio alcançado pela balança comercial.
04. construção do Muro da Segregação na fronteira do México com os Estados Unidos aconteceu após o 11 de Setembro, depois das modificações ocorridas na política de imigração norte-americana.
05. característica que difere o Nafta do Mercosul é o fato de o primeiro ser formado por países que se encontram no mesmo estágio de desenvolvimento, enquanto o último agrega países ricos, emergentes e pobres.

Questão 10 - (UCS RS/2013)
 
Em 26 de março de 1991, ocorreu um processo de integração entre alguns países da América do Sul, o que possibilitou a criação do Mercosul, formado por quatro países (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai), que assinaram o Tratado de Assunção, iniciando o processo de formação do Mercado Comum do Sul. Em junho de 2012, o Presidente Fernando Lugo foi deposto por meio de impeachment, devido a crises que ocorreram em seu país. A deposição do presidente abriu oportunidade para a inclusão, no Mercosul, do país governado por Hugo Chaves.

Observe o mapa abaixo.


(SIMIELLI, M. E. Geoatlas. São Paulo: Ática, 2004. p. 37.)

Assinale a alternativa que contenha as letras correspondentes aos países governados, respectivamente, por Fernando Lugo e Hugo Chaves.

a)    A C
b)    C D
c)    A E
d)    B D
e)    E F

Questão 11 - (Unicastelo SP/2013)
 
Observe a charge.



A charge faz referência

a)    ao surgimento de economias emergentes no conjunto dos países subdesenvolvidos, em contraste com a estagnação econômica dos países desenvolvidos.
b)    aos resultados das políticas de auxílio dos países desenvolvidos aos países subdesenvolvidos, criando economias fortes e competitivas.
c)    ao domínio cultural dos países desenvolvidos sobre os subdesenvolvidos, mesmo com a redução do poderio econômico, em razão da perda de empregos.
d)    ao surgimento dos países não alinhados, que discordam das orientações políticas e econômicas dos países desenvolvidos, por considerá-las ultrapassadas.
e)    à necessidade dos países desenvolvidos de importar mão de obra dos países subdesenvolvidos, em razão do envelhecimento de suas populações.

Questão 12 - (UNIFOR CE/2013)
 
Os blocos comerciais são um tipo de acordo entre países, no qual barreiras ao comércio são reduzidas ou eliminadas entre os estados participantes. O Mercosul, como é conhecido o Mercado Comum do Sul, constitui exemplo de bloco comercial, formado por países da América do Sul. Sobre o Mercosul, assinale a alternativa correta.

a)    Após a formação do Mercosul, desapareceram os conflitos de interesses comerciais entre os seus países membros.
b)    Entre os países membros do Mercosul, estão Argentina, Brasil, Venezuela, Colômbia e Uruguai.
c)    O objetivo principal do Mercosul é introduzir uma moeda comum nos países membros, a fim de reduzir a inflação observada em tais países.
d)     recente entrada da Venezuela no Mercosul só foi possível graças à suspensão temporária da participação do Paraguai, país cujo legislativo era contrário à admissão do país de Hugo Chavez.
e)    O Mercosul foi criado em 2001, com a assinatura do Tratado de Buenos Aires, sendo hoje o segundo maior bloco econômico da América do Sul.

Questão 13 - (PUC MG/2013)
 
O ingresso da Venezuela no MERCOSUL, ocorrido no dia 31 de julho de 2012, vai proporcionar uma dimensão geopolítica inédita para o bloco. Essa é a primeira ampliação do MERCOSUL desde sua criação, em 1991. O processo de adesão se arrastava desde 2006 e só foi possível com a suspensão do Paraguai, em razão da destituição do Presidente Fernando Lugo. Sobre a entrada da Venezuela, todas as afirmativas são corretas, EXCETO:

a)    A Venezuela é a segunda mais importante economia da América do Sul, com parque industrial moderno e diversificado e forte atividade agroindustrial. Em virtude disso, sua entrada pode representar um elemento de desestabilização para as demais economias integrantes do bloco.
b)    A Venezuela constitui importante mercado consumidor para os países que integram o bloco, além de possuir gigantescas jazidas de petróleo, o que pode ser elemento bastante positivo para a economia regional.
c)    A entrada da Venezuela tornou-se grande problema diplomático nos últimos anos, já que o senado paraguaio era o único dos quatro países integrantes que se opunha à aprovação da integração do país ao bloco. Os parlamentos do Brasil, Argentina e Uruguai já haviam aprovado a medida.
d)    Com a entrada da Venezuela, o MERCOSUL passa a se estender do Caribe ao extremo sul do continente sul-americano. Além de sua enorme extensão territorial, o MERCOSUL torna-se uma das maiores economias do planeta, com grande diversificação de bens e produtos produzidos, grande mercado consumidor e importante participação na produção petrolífera mundial.

Questão 14 - (UDESC SC/2012)
 
O novo rearranjo, ou a nova ordem mundial, tem imprimido uma série de modificações ao mundo contemporâneo. Uma dessas mudanças é a aglomeração de alguns países em blocos. Sobre os blocos econômicos, pode-se afirmar:

a)    ALCA significa Área de Livre Comércio das Américas, e envolve somente os países do Mercosul.
b)    A ALCA é a união do Nafta com o MERCOSUL, para fazer frente aos avanços da Comunidade Europeia.
c)    Fazem parte do Tratado de Livre Comércio da América do Norte – NAFTA o Canadá, o México e os Estados Unidos.
d)    Os EUA recusaram-se a fazer parte do MERCOSUL, pois amargam o maior déficit da balança comercial de sua história, algo em torno de US$ 200 bilhões.
e)    A ALCA é uma proposta de Fidel Castro no sentido de criar uma área de livre comércio do Alasca à Terra do Fogo.

Questão 15 - (PUC MG/2012)
 
Os blocos econômicos existentes no mundo são classificados a partir dos acordos estabelecidos entre eles e podem ser agrupados em zonas de preferência tarifária, zonas de livre comércio, uniões aduaneiras, mercado comum ou união econômica e monetária. O MERCOSUL é atualmente considerado como uma união aduaneira, porque:

a)    reúne os países através de acordos comerciais que visam exclusivamente à redução ou eliminação de tarifas aduaneiras entre os paísesmembros do bloco.
b)    além de reduzir as tarifas aduaneiras entre si, procura estabelecer as mesmas tarifas de exportação e importação, a TEC (Tarifa Externa Comum) para o comércio internacional fora do bloco.
c)    além de eliminar as tarifas aduaneiras internas e adotar tarifas comuns para o mercado fora do bloco, permite a livre circulação de pessoas, mão de obra, capitais e todo tipo de serviços entre os países-membros.
d)    além de garantir a livre circulação de mercadorias, pessoas, capitais e força de trabalho, promove a unificação econômica e monetária.

Questão 16 - (UNESP SP/2012)
 
Ao longo dos seus mais de vinte anos de existência, o Mercosul sofreu transformações institucionais e alterações no conjunto de países que compõem o bloco. Além dos países que fundaram o bloco em 1991 (países signatários do Tratado de Assunção), foram posteriormente incorporados ao bloco outros países, qualificados como associados. Podem ser mencionados como exemplos de país fundador e de país associado, respectivamente,

a)    Argentina e Paraguai.
b)    Bolívia e Brasil.
c)    Paraguai e Chile.
d)    Venezuela e Uruguai.
e)    Chile e Bolívia.


Colégio Meta (Vila Boa) - 3º ano - Teorias populacionais e industrialização

 Questão 01 - (MACK SP/2013) 
Na segunda metade do século XX, o mundo passou a conviver com a chamada “Terceira Revolução Industrial”, fenômeno decorrente da alteração dos meios de produção, em função dos avanços tecnológicos, resultando uma nova plasticidade da dinâmica capitalista.

A respeito da denominada “Terceira Revolução Industrial”, sua definição, características e implicações nas relações políticas e sociais, analise as afirmações a seguir.

I.     Trata-se da consolidação da “Segunda Revolução Industrial”, caracterizada pelo grande investimento e implementação de novas tecnologias, notadamente por fazer cessar o processo de obsolescência de tecnologias verificado no estágio antecedente.
II.   As contínuas e expressivas transformações tecnológicas desta nova realidade têm determinado maciços investimentos na área de capacitação de pessoal em um processo de demanda contínua por mão de obra cada vez mais qualificada.
III.  Ocorre em substituição ao esgotamento do sistema fordista, conservando, entretanto, o conceito de produção em série, já que é a única maneira possível de atender a um aumento de demanda sempre crescente em função da globalização da economia.
IV.  Processo que culminou com expressivos investimentos em pesquisa tecnológica, oferta de incentivos fiscais e de um reordenamento econômico assentado nos ideais de competitividade, redução de custos de produção e distribuição para um mercado cada vez mais global.
V.   Determinou a adoção de uma produção mais flexível, visando atender a mercados específicos com bens particularizados e, em consequência, na reorganização do espaço industrial. A instalação de unidades industriais em determinada localidade fica vinculada, além de outros aspectos, à localização de outras indústrias fornecedoras de peças, de eventuais incentivos fiscais, de mão de obra qualificada e potencial mercado consumidor.

Estão corretas, somente,

a)    I, II, III e V.
b)    I, II e IV.
c)    I, IV e V.
d)    II, IV e V.
e)    III, IV e V.

Questão 02 - (UERJ/2013)
 
Os fatores locacionais da indústria passaram por grandes modificações, desde o século XVIII, alterando as decisões estratégicas das empresas acerca da escolha do local mais rentável para seu empreendimento.
O esquema abaixo apresenta alguns modelos de localização da siderurgia, considerando os fatores locacionais mais importantes para esse tipo de indústria: minério de ferro, carvão mineral, mercado e sucata.



        
TERRA, Lygia e outros. Conexões: estudos de geografia geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2008.

No caso dos modelos C e D, as mudanças socioeconômicas que justificam as escolhas de novos locais para instalação de usinas siderúrgicas nas últimas décadas são, respectivamente:

a)    dispersão dos mercados consumidores – revalorização das economias de aglomeração
b)    eliminação dos encargos com a mão de obra – generalização das redes de telecomunicação
c)    diminuição dos preços das matérias-primas – substituição de fontes de energia tradicionais
d)    redução dos custos com transporte – ampliação das práticas de sustentabilidade ambiental

Questão 03 - (UNESP SP/2013)
 
Todo processo de industrialização é necessariamente doloroso, porque envolve a erosão de padrões de vida tradicionais. Contudo, na Grã-Bretanha, ele ocorreu com uma violência excepcional, e nunca foi acompanhado por um sentimento de participação nacional num esforço comum. Sua única ideologia foi a dos patrões. O que ocorreu, na realidade, foi uma violência contra a natureza humana. De acordo com uma certa perspectiva, esta violência pode ser considerada como o resultado da ânsia pelo lucro, numa época em que a cobiça dos proprietários dos meios de produção estava livre das antigas restrições e não tinha ainda sido limitada pelos novos instrumentos de controle social. Não foram nem a pobreza, nem a doença os responsáveis pelas mais negras sombras que cobriram os anos da Revolução Industrial, mas sim o próprio trabalho.
(Edward P. Thompson. A formação da classe operária inglesa,
vol. 2, 1987. Adaptado.)

O texto afirma que a Revolução Industrial

a)    aumentou os lucros dos capitalistas e gerou a convicção de que era desnecessário criar mecanismos de defesa e proteção dos trabalhadores.
b)    provocou forte crescimento da economia britânica e, devido a isso, contou com esforço e apoio plenos de todos os segmentos da população.
c)    representou mudanças radicais nas condições de vida e trabalho dos operários e envolveu-os num duro processo de produção.
d)    piorou as condições de vida e de trabalho dos operários, mas trouxe o benefício de consolidar a ideia de que o trabalho enobrece o homem.
e)    preservou as formas tradicionais de sociabilidade operária, mas aprofundou a miséria e facilitou o alastramento de epidemias.

Questão 04 - (FUVEST SP/2013)
 
Os centros de inovação tecnológica são exemplos de transformações espaciais originados da chamada Terceira Revolução Industrial.



Com base no mapa e em seus conhecimentos,

a)    aponte duas características da Terceira Revolução Industrial que favoreceram o aparecimento dos centros de inovação tecnológica. Explique.
b)    identifique e caracterize o conjunto de centros de inovação tecnológica destacado na porção sudoeste dos Estados Unidos.

Questão 05 - (UFPB/2013)
 
Em relação a chamada Terceira Revolução Industrial, identifique os aspectos que a caracterizam:

I.     Automação do processo produtivo e desconcentração espacial da produção.
II.   Uso da Inteligência Artificial e possibilidade de gerenciamento central da produção em diversas partes do mundo.
III.  Substituição de combustíveis nucleares e desenvolvimento sustentável.
IV.  Aumento dos impactos ambientais e planetarização do risco ecológico.

Estão corretos apenas:

a)    I e IV
b)    II e III
c)    III e IV
d)    I, II e IV
e)    I, II e III

Questão 06 - (UNESP SP/2013)
 
Assinale a alternativa que indica corretamente o fator considerado determinante para a localização das indústrias durante a Primeira Revolução Industrial (final do século XVIII a meados do século XIX).

a)    Reservas de petróleo.
b)    Incentivos fiscais.
c)    Mão de obra especializada.
d)    Jazidas de carvão mineral.
e)    Disponibilidade de água.

Questão 07 - (Unifev SP/2013)
 
Toda a relação do homem com a natureza é portadora e produtora de técnicas que se foram enriquecendo, diversificando e se avolumando ao longo do tempo. Nos últimos séculos, conhecemos um avanço dos sistemas técnicos, até que, no século XVIII, surgem as técnicas das máquinas, que mais tarde vão se incorporar ao solo como próteses, proporcionando ao homem um menor esforço na produção, no transporte e nas comunicações, mudando a face da Terra, alterando as relações entre países e entre sociedade e indivíduos. As técnicas oferecem respostas à vontade da evolução dos homens e, definidas pelas possibilidades que criam, são as marcas de cada período da história.
(Milton Santos. Por uma outra globalização, 2000.)

O avanço técnico a que o autor faz referência no texto foi desencadeado pela

a)    Revolução de 1917.
b)    Revolução Cultural Chinesa.
c)    Revolução dos Cravos.
d)    Revolução Francesa.
e)    Revolução Industrial.

Questão 08 - (UDESC SC/2013)
 
Analise os fatores de localização industrial.

I.     energia
II.   mão de obra
III.  rede de comunicação e transporte
IV.  matéria-prima

Assinale a alternativa correta.

a)    Somente os fatores I e II são verdadeiros.
b)    Somente os fatores I, III e IV são verdadeiros.
c)    Somente os fatores II e III são verdadeiros.
d)    Somente os fatores II e IV são verdadeiros.
e)    Todos os fatores são verdadeiros.

TEXTO: 1 - Comum à questão: 9
 
Os avanços tecnológicos são sempre fundamentais ao progresso da Medicina e, consequentemente, à melhoria da qualidade e expectativa de vida.
     No campo da prevenção primária, visando à remoção de fatores de risco, o avanço tecnológico das imunizações, no século XX, permitiu a erradicação mundial de doenças letais ou incapacitantes, como a varíola, e, em muitos países, a do sarampo e da poliomielite. Atualmente, a discussão da inclusão da vacina antivaricela, doença de evolução benigna, no calendário brasileiro de imunizações, é pertinente e, ainda mais recente, a da vacina anti-HPV, um papilomavírus relacionado com o desenvolvimento de carcinoma de colo de útero.
     Incorporar novos conhecimentos às áreas de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação traz benefícios de pequeno ou grande impacto, nem sempre mensuráveis no momento de sua aplicação.
     Na contemporaneidade, a implantação de novas tecnologias a uma velocidade cada vez maior traz, no seu bojo, um custo econômico muitas vezes incompatível com o ganho obtido. Sabe-se que não existe exame a custo zero. Ele será pago pelo sistema público de saúde, pelo plano ou seguro de saúde privado, ou pelo próprio paciente. Quando esse custo ultrapassa o suportável para o Estado, a sociedade ou o indivíduo, o bem obtido em qualidade de vida é anulado. Assim sendo, o equilíbrio entre custo versus benefício é, em última instância, o que irá determinar se uma nova tecnologia resulta em melhor qualidade de vida a longo prazo.
     O arsenal tecnológico atual propicia ao médico a tentação de investigar “todas” as doenças, “cobrir todas as possibilidades”, o que, como já foi sinalizado, se torna, não raro, caro demais. Além disso, quanto maior o número de exames solicitados tanto maior o risco de se obter um resultado falso positivo, o que leva à solicitação de mais e mais exames.
     A grande velocidade de renovação dos aparelhos usados no diagnóstico das doenças é o maior componente do seu custo crescente. Equipamentos de última geração surgem, muitas vezes, antes de o equipamento anterior ter cumprido seu papel em número de exames realizados.
     Desse modo, não obstante os enormes benefícios delas advindos, novas tecnologias resultam, muitas vezes, em procedimentos de alta complexidade.
GORENDER, Ethel Fernandes. Novas tecnologias em
Medicina e qualidade de vida. p. 97-104. In:VILARTA, Roberto;
GUTIERREZ, Gustavo Luis; CARVALHO, Tereza Helena Portela Freire de;
GONÇALVES, Aguinaldo (Orgs.). Qualidade de vida e novas tecnologias.
São Paulo: IPES Editorial, 2007. p. 97-104. Adaptado.

Questão 09 - (Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública/2013)
 
Considerando o texto e os conhecimentos sobre a atual fase da Revolução Industrial e suas consequências, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

(   )  Diminuição do endividamento externo e das desigualdades sociais nos países periféricos, em função de uma considerável participação no comércio internacional.
(   )  Inflexibilidade nos contratos de trabalho e fortalecimento dos sindicatos ligados ao setor secundário.
(   )  Mudança na tradicional Divisão Internacional do Trabalho (DIT) e difusão do Toyotismo.
(   )  Desconcentração industrial e expansão do desemprego estrutural.
(   )  Redução do processo de terceirização e aumento do trabalho personalizado.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

01.  V V F F F
02.  F F V V F
03.  F F F V V
04.  V V F V F
05.  F V V F V

Questão 10 - (UFU MG/2013)
 



Disponível em: <http://festival.culturainglesasp.com.br>. Acesso: 20 mar. 2013.

As imagens acima, recortadas do filme Tempos Modernos de Charles Chaplin, são emblemáticas da mecanização do trabalho do homem e de um dos processos fabris mais importantes da história.

É característica do processo fabril representado pelas imagens a

a)   utilização de maquinários de tecnologia moderna, com terceirização de múltiplas atividades.
b)   contratação de poucos trabalhadores, capacitados a trabalhar com as tecnologias implantadas e organizados em pequenos grupos.
c)   eliminação da possibilidade de competição entre os trabalhadores, uma vez que a linha de montagem unifica os trabalhadores, que lutam contra suas condições de trabalho.
d)   redução da necessidade de especialização dos trabalhadores, uma vez que eles apenas executam tarefas simples, que não exigem grande conhecimento técnico.

Questão 11 - (FGV/2012)
 
A chamada Segunda Revolução Industrial, ocorrida nas últimas décadas do século XIX, foi caracterizada:

a)    pela concentração do processo de industrialização na Inglaterra e pela montagem do império colonial britânico.
b)    pelo desenvolvimento da eletricidade e da siderurgia e pela expansão da industrialização para além do continente europeu.
c)    pela industrialização e pela formação de Estados nacionais no continente africano, a partir das suas antigas fronteiras culturais e linguísticas.
d)    pelo equilíbrio de forças entre as antigas colônias europeias e os Estados europeus devido à difusão da industrialização.
e)    pela retração da economia mundial devido à mecanização da produção e à diminuição da oferta de produtos industrializados.

Questão 12 - (UEL PR/2012)
 
A Revolução Industrial, no século XVIII, implicou a utilização e a transformação intensiva dos elementos naturais, por intermédio das máquinas que substituíram, em parte, o trabalho humano e manual. Dentre essas novas máquinas e equipamentos, destacaram-se aqueles que surgiram a partir da invenção de James Watt, em 1768.

Com base no enunciado e nos conhecimentos sobre a Primeira Revolução Industrial, assinale a alternativa correta.

a)    A mão de obra fabril excluiu as crianças e as mulheres da linha de montagem industrial.
b)    Criaram-se equipamentos domésticos movidos a eletricidade, como as primeiras máquinas de lavar roupas.
c)    Desenvolveram-se transportes terrestres e marítimos, como o trem e o navio, movidos a vapor.
d)    O controle da produção na fábrica era realizado pelo ajuste dos mecanismos aos relógios biológicos dos trabalhadores.
e)    Substituiu-se a tração animal por aquela movida a gasogênio, impulsionando o transporte público.

Questão 13 - (UEM PR/2012)
 
Sobre o longo processo de formação do capitalismo, forma de organização econômica e social predominante no mundo atual, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01.  A revolução industrial, do final do século XVIII, foi caracterizada pelo processo de cercamento das terras comunais e pela utilização do trabalho servil na Inglaterra.
02.  A chamada segunda revolução industrial, ocorrida na segunda metade do século XIX, foi marcada pela expansão ferroviária, pela descoberta da eletricidade e pela invenção do motor a explosão, com a utilização do petróleo como combustível.
04.  Segundo a teoria marxista, o desenvolvimento do capitalismo levou ao surgimento de duas classes sociais distintas: os detentores dos meios de produção, a burguesia; e aqueles que vendem sua força de trabalho, o proletariado.
08.  A produção em larga escala, principal motivador da revolução industrial, tinha como objetivo primordial satisfazer as necessidades básicas de alimentação e de vestuário da população inglesa.
16.  Segundo Karl Marx, a especialização do trabalho, acentuada na industrialização, fez com que o trabalhador perdesse o domínio sobre o produto de seu próprio trabalho.

Questão 14 - (UEPG PR/2012)
 
Com relação a teorias demográficas e evolução do crescimento demográfico, assinale o que for correto.

01.  Desde os primórdios da humanidade até o final do século XIX, o crescimento da população teve baixo índice, pois se caracterizava por altas taxas de natalidade e também de mortalidade, sendo que isso ocorre em alguns países nos dias atuais.
02.  A fase do crescimento rápido da população ocorre quando as taxas de natalidade são elevadas e as taxas de mortalidade são baixas, o que tem ocorrido, atualmente, em alguns países subdesenvolvidos.
04.  Os chamados neomalthusianos defendiam teorias demográficas marxistas e consideravam a própria miséria responsável pelo acelerado crescimento populacional, enquanto os chamados reformistas defendiam a ideia de que é o acelerado crescimento populacional que leva à situação de miséria dos países subdesenvolvidos.
08.  A tendência de equilíbrio da população mundial ocorre na medida em que diminuem as taxas de mortalidade e de natalidade sendo que só por volta de 2050 a população mundial deixará de ter um crescimento acentuado, segundo estimativa da Organização das Nações Unidas – ONU.
16.  Baixíssimo crescimento populacional ocorre quando as taxas de natalidade e de mortalidade são muito baixas, sendo que muitos países desenvolvidos encontram-se nessa fase, com taxas de crescimento geralmente inferiores a 1%, ou até em estágio de estagnação com taxas nulas, e até negativas.

Questão 15 - (UFPE/2009)
 
A teoria neomalthusiana apareceu, com certo destaque, após a Segunda Guerra Mundial. Entre os argumentos defendidos pelos adeptos dessa teoria podem ser citados os seguintes:

1.   se a população for numerosa e os investimentos produtivos modestos, a renda per capita diminuirá.
2.   o dinamismo histórico e econômico de um espaço geográfico reside no mecanismo da “luta de classes”.
3.   o crescimento demográfico acelerado dificulta o crescimento econômico de um país.
4.   a necessidade de um país realizar grandes investimentos sociais, para atender o crescimento populacional, diminui a possibilidade de aumentar os investimentos produtivos.
5.   quanto maior o crescimento vegetativo da população, maior será potencialmente o crescimento econômico de um país.

Estão corretas apenas:

a)   1 e 2
b)   2 e 4
c)   1, 3 e 4
d)   2, 3 e 5
e)   1, 2 e 5.

Questão 16 - (UFAM/2007)
 
Dentre as várias teorias demográficas formuladas para se compreender os mecanismos de crescimento populacional e as conseqüências que esse crescimento pode trazer para a sociedade, uma teoria em especial argumenta que a causa do subdesenvolvimento dos países deve-se à alta taxa de natalidade. Pregam o controle do crescimento populacional, através de diversos métodos anticoncepcionais.
As idéias acima se referem à teoria populacional conhecida como:
a)   Teoria Reformista
b)   Teoria Marxista
c)   Teoria Terceiro-mundista
d)   Teoria Neomalthusiana
e)   Teoria Neoliberalista

Questão 17 - (IFGO/2013)
 
Crescimento Populacional


Disponível em: <http://www.geografiaparatodos.com.br>. Acesso em: 28 jun. 2013. [Adaptado]

Vários autores pesquisaram e contribuíram para os estudos de Demografia e Geografia da população, em especial sobre a dinâmica populacional e os problemas da “explosão demográfica”. Das alternativas a seguir, assinale o autor responsável pela mais conhecida teoria sobre crescimento demográfico:

a)    Milton Santos.
b)    Darwin.
c)    Karl Marx.
d)    Thomas Robert Malthus.
e)    Friedrich Nietzsche.

Questão 18 - (UEPA/2012)
 
"O surgimento de grandes centros urbanos com crescimento desordenado, as migrações de populações inteiras provocadas pela escassez de alimentos e por guerras, a poluição e o desemprego resultaram em aumento da mortalidade nos países mais pobres e no agravamento de problemas de saúde.”
(Geopolítica das doenças. Atualidades Vestibular, São Paulo, p.196, 2008).

A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos geográficos sobre o desenvolvimento urbano-industrial e a dinâmica populacional, é correto afirmar que:

a)    a presença dos programas de prevenção e tratamento instituídos pelo sistema público de saúde, em países pobres, reduz as taxas de doenças crônicas na infância e baixa os níveis da mortalidade infantil para 0%.
b)    nos últimos anos tem ocorrido uma diminuição entre a esperança de vida dos países desenvolvidos e os subdesenvolvidos devido às melhorias infraestruturais: como o acesso à água potável, a uma alimentação adequada e a eficiência dos programas de saúde pública para toda a população.
c)    a ocorrência das epidemias, das guerras civis, as condições socioeconômicas das pessoas bem como a deficiência na qualidade e quantidade de serviços públicos existentes (hospitais, escolas e saneamento básico) em países pobres, interferem diretamente no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e no agravamento das desigualdades sociais.
d)    as aplicações de políticas públicas em países pobres, nas áreas de urbanização descontrolada, contribuíram para solucionar os problemas de infraestrutura urbana dos bairros degradados das periferias, com a construção de condomínios fechados que atendem prioritariamente à classe menos privilegiada.
e)    o destaque da produção mundial de grãos, cereais, açúcar, café, entre outros, nos países pobres, reduz os índices da fome e da mortalidade infantil, visto que o lucro das exportações desses produtos é revertido em políticas públicas que atendem, principalmente, à população de baixa renda.

Questão 19 - (UNESP SP/2011)
 
Analise o gráfico sobre a evolução ocorrida e a perspectiva de crescimento da população mundial no período de 1950 a 2050.

População, 1950-2050


(Marie-Françoise Durand et al. Atlas da Mundialização: compreender o espaço mundial contemporâneo, 2009. Adaptado.)

A partir da análise do gráfico, pode-se afirmar que

a)    a população da América do Norte apresenta um expressivo crescimento populacional no período de 1950 a 2050, superando a taxa de crescimento da África.
b)    a Ásia apresenta o maior total absoluto da população mundial, mas perde para a Oceania no ritmo do crescimento populacional em termos relativos, em todo o período analisado.
c)    a Europa, no período de 2005 a 2050, projeta um crescimento negativo, com índices que mostram uma redução populacional.
d)    a África apresenta o menor crescimento em termos absolutos no período de 1950 a 2050, perdendo sua posição de segunda colocada entre as regiões mais populosas do mundo.
e)    a América do Norte apresenta o maior crescimento populacional em termos absolutos no período de 1950 a 2050 e é mais populosa do que a América Latina e Caribe.

Questão 20 - (PUC RJ/2010)
 
O crescimento da população mundial vem sendo, há muito tempo, objeto de preocupação de especialistas.
Leia atentamente as reportagens e observe o gráfico a seguir.

Reportagem 1: A primeira coisa que Shi Youxun, cinco anos, faz ao chegar em casa do jardim de infância é ligar o computador [...] Ele escolhe entre dezenas de programas que o ensinam sobre ciência, testam seus conhecimentos de matemática [...] “Nós queremos que ele aprenda duas ou três línguas e, no futuro, iniciaremos o menino na música e na arte.”, revela seu avô [...] com quem o menino fica para que os pais possam trabalhar. Com seus quatro avós e dois pais para cuidar dele [...] Shi Youxun é o membro do que ficou conhecido como família “uma boca, seis-bolsos”, um resultado da política do filho único iniciada 24 anos atrás. O primeiro grupo de filhos únicos, especialmente os meninos, ficou conhecido como “pequenos imperadores” por causa da atenção e luxos despejados sobre ele.
China Daily, 05 nov. 2003.

Reportagem 2: O governo de Xangai, China, está orientando casais formados por homens e mulheres que são filhos únicos a terem dois filhos [...] É a primeira vez em décadas que autoridades estimulam o nascimento de bebês, desde que a política do filho único foi implantada, no fim dos anos 1970 [...] Dados divulgados pela agência estatal [...] indicam que as famílias com apenas um filho representam 97% do total da cidade de 19 milhões de habitantes...
Jornal do Brasil, 24 jul. 2009

China - taxa média de crescimento demográfico (%)

Disponível em: http://esa.un.org/unup

Contando atualmente com cerca de 1,3 bilhões de habitantes, a China se revela como um interessante exemplo das tendências demográficas mundiais.

a)   Com referência à reportagem 1 e aos dados apresentados no gráfico, justifique a adoção da política do filho único, na China, no final da década de 1970.
b)   Apresente duas preocupações econômicas do governo chinês para a mudança na política populacional apresentada na reportagem 2.

Questão 21 - (UFU MG/2010)
 
O crescimento demográfico está ligado a dois fatores: crescimento natural ou vegetativo, que corresponde à diferença entre nascimento e óbitos verificada numa população, e a taxa de migração, que é a diferença entre a entrada e a saída de pessoas de um território.

Em relação ao crescimento demográfico, analise as afirmativas abaixo.

I.     Pelo princípio malthusiano, a população tenderia sempre a crescer mais do que os meios de subsistência, tornando a fome e a miséria uma realidade inexorável (PG x PA). Uma alternativa lógica para se evitar o desastre populacional seria o controle da natalidade por meio do uso de métodos contraceptivos, aborto, abstinência sexual no casamento etc.
I.     Os avanços da medicina, as medidas de avanço da higiene pública e a melhoria do padrão de vida da população possibilitaram uma forte redução da taxa bruta de mortalidade em todo o mundo. Para os neomaethusianos, a queda da mortalidade não tem efeito se não for seguida da redução da taxa de fecundidade, pois impediria o crescimento econômico do país. Por isso, a solução seria o controle da fecundidade, por meio de métodos contraceptivos e esterilização em massa.
III.  Uma das consequências da queda da fecundidade brasileira são taxas de crescimento diferenciadas dos vários grupos etários, com taxas menores para os grupos mais jovens. Isto tem resultado numa diminuição do peso da população jovem no país e num aumento da importância do segmento idoso. Esta tendência é chamada de envelhecimento populacional, pois se dá em detrimento da diminuição do peso da população jovem no total, o que acarreta também um aumento da idade média e mediana da população.

Assinale a alternativa correta.

a)    Apenas I é verdadeira.
b)    I e III são verdadeiras.
c)    I e II são verdadeiras
d)    II e III são verdadeiras.

Questão 22 - (PUC RS/2010)
 
Considere os gráficos referentes ao crescimento vegetativo de diferentes regiões do mundo.

Crescimento vegetativo comparado



Fonte: United Nations Population Division, 2008. (adaptado)

A análise dos gráficos permite concluir que

a)    o menor crescimento vegetativo em 2010, nas três regiões comparadas, é o da Ásia Meridional, apesar de a Índia fazer parte deste espaço geográfico.
b)    a América Latina, em 1960, apresentava o maior crescimento vegetativo entre as áreas comparadas, sendo que nas décadas seguintes a redução das taxas de natalidade foram maiores que a redução das taxas de mortalidade.
c)    as três áreas comparadas apresentam em todas as décadas um decréscimo da natalidade inferior ao decréscimo da mortalidade, deixando estável a taxa de crescimento vegetativo.
d)    a taxa de crescimento populacional vegetativo da África Subsaariana, em 2010, é mais alta que o crescimento vegetativo da Ásia Meridional e da América Latina juntas.

e)    a região da América Latina, comparada proporcionalmente com as outras regiões, apresentou ao longo das décadas a maior queda nas taxas de mortalidade.