domingo, 24 de março de 2013

Lista 002 - Colégio Meta (Vila Boa) - 1º ano


Questão 01 - (FAMECA SP/2013)
 
As pirâmides apresentam a estrutura etária da população em 1980 e a sua projeção para 2080.

Brasil, 1980

 Brasil, projeção para 2080
(www.ecodebate.com.br)

Analisando a inversão da pirâmide, é correto afirmar que ela traz como consequência a

a)    necessidade de conciliar o crescimento do número de aposentados com a diminuição da população economicamente ativa.
b)    superação do desequilíbrio das populações feminina e masculina, em decorrência do aumento da expectativa de vida.
c)    urgência na ampliação dos investimentos em educação de base e formação de mão de obra qualificada para o setor produtivo.
d)    redefinição das metas das políticas públicas para atender à maior demanda por serviços em todas as faixas etárias.
e)    diminuição da oferta de emprego na faixa etária da população em idade produtiva.

Questão 02 - (FGV/2013/RJ)
 
Observe atentamente o gráfico abaixo:
 IBGE: Censo Demográfico 2010 Características da população e dos domicílios.
 Resultados do universo. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/
caracteristicas_da_populacao/resultados_do_universo.pdf

Com base nele e em seus conhecimentos, responda:

a)     Desde a década de 1970, a população rural brasileira está diminuindo em termos relativos. Procure explicar esse fenômeno.
b)    O ritmo de crescimento da população urbana vem diminuindo significativamente desde a década de 1960. Procure explicar esse fenômeno.

Questão 03 - (FGV/2013/RJ)
 
Em setembro de 2012 foi divulgada pelo IBGE a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios) referente ao ano de 2011. Um dos dados revelados mostra a diminuição da taxa de fecundidade total para níveis abaixo da reposição, 1,7 filhos/mulher. Este fato apresenta várias implicações, dentre as quais,

a)    o aumento das diferenças socioeconômicas regionais.
b)    a redução do movimento migratório a partir da década de 2030.
c)    a imediata estabilização da população economicamente ativa.
d)    a redução das diferenças entre as faixas etárias.
e)    a desaceleração do ritmo de crescimento da população.

Questão 04 - (FUVEST SP/2013/1ªFase)
 
Observe os gráficos.
 Com base nos gráficos e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

a)    Em função de políticas de reforma agrária levadas a cabo no Norte do país, durante as últimas décadas, a população rural da região superou, timidamente, sua população urbana.
b)    O aumento significativo da população urbana do Sudeste, a partir da década de 1950, decorreu do desenvolvimento expressivo do setor de serviços em pequenas cidades da região.
c)    O avanço do agronegócio no Centro-Oeste, a partir da década de 1970, fixou a população no meio rural, fazendo com que esta superasse a população urbana na região, a partir desse período.
d)    Em função da migração de retorno de nordestinos, antes radicados no chamado Centro-Sul, a população urbana do Nordeste superou a população rural, a partir da década de 1970.
e)    A maior industrialização na região Sul, a partir dos anos 1970, contribuiu para um maior crescimento de sua população urbana, a partir desse período, acompanhado do decréscimo da população rural.

Questão 05 - (MACK SP/2013/Janeiro)
 
Tabela - Grandes Regiões - Taxa de Fecundidade Total - 2000-2010
Fonte: Censos Demográficos 2000/2010 (1) Resultados Preliminares

Com base na tabela acima, a respeito da população brasileira, assinale a alternativa correta.

a)    A população brasileira, a despeito dos avanços sociais dos últimos anos, apresenta ainda um padrão de “explosão demográfica”, com elevado número de filhos por mulher. A taxa de fecundidade elevada se justifica pelos baixos índices de escolaridade, principalmente a feminina.
b)    Desde o censo de 1991, nota-se uma tendência de queda da taxa de fecundidade no Brasil. Entretanto nas regiões, em que há maiores índices de pobreza e menores índices de escolaridade, isso não ocorreu.
c)    O Brasil tem contrariado o padrão demográfico de países que vivenciaram o processo de urbanização, como os EUA, Canadá e os da Europa Ocidental. Esse fato pode ser confirmado pela taxa elevada de fecundidade em todo o país.
d)    A queda das taxas de fecundidade tem se mostrado como uma tendência nacional. De um modo geral, a queda acompanha as transformações socioeconômicas das últimas décadas.
e)    Os programas sociais de transferência de renda, como o “Bolsa-família”, têm sido um forte estímulo para o aumento da taxa de natalidade, principalmente nas áreas em que há maiores índices de população rural, como nas regiões Norte e Nordeste.

Questão 06 - (UDESC SC/2013/Janeiro)
 
Com relação à população brasileira, assinale a alternativa correta.

a)    O êxodo rural é uma modalidade de migração que vem ocorrendo em nosso país com pequena intensidade, o que tem preocupado muito pouco as autoridades brasileiras.
b)    A população brasileira economicamente ativa revela marcante equilíbrio entre a participação dos sexos masculino e feminino, embora as mulheres venham diminuindo sua proporção no total dessa população.
c)    A distribuição de renda, no Brasil, é bastante equitativa, embora a pobreza e a riqueza sejam fenômenos comuns em todo o mundo.
d)    A população brasileira distribui-se de forma irregular pelo espaço, alternando áreas de elevadas densidades demográficas, como o litoral, com outras praticamente vazias, a exemplo da Amazônia.
e)    O contínuo aumento nas taxas de crescimento vegetativo, verificado em nosso país, é um fenômeno comprovado pelos últimos censos.

Questão 07 - (UFGD/2013)
 
Analise o gráfico a seguir.

Taxa de analfabetismo de pessoas de 15 anos ou mais de idade, segundo as Grandes Regiões – 2011
(Fonte: IBGE, PNAD 2011)

De acordo com as informações apresentadas, é correto afirmar que

a)    as disparidades regionais do Brasil foram completamente superadas no que se refere aos indicadores educacionais, pois as taxas de analfabetismo ficaram abaixo de 10% em todas as regiões brasileiras.
b)    as menores taxas de analfabetismo concentram-se em regiões onde existem os maiores níveis de desenvolvimento econômico e social, demonstrando que ainda há diferenças significativas entre o Sudeste-Sul e Norte-Nordeste no Brasil.
c)    as maiores taxas de analfabetismo concentram-se nas regiões Centro-Oeste e Norte devido ao fato de serem áreas com reduzida presença da infraestrutura necessária para o crescimento econômico.
d)    a maior taxa de analfabetismo encontra-se na região Nordeste pelo fato de essa região também possuir a maior concentração populacional do Brasil.
e)    a taxa de analfabetismo na região Norte é a menor das regiões brasileiras devido à presença reduzida de população nessa área.

Questão 08 - (FAMECA SP/2012)
 
Observe a imagem a seguir.
 (http://www.portalbenjamin.com.br/siteantigo/charge.gif)

A charge busca destacar que

a)    as áreas litorâneas no Brasil são mais sujeitas a escorregamentos de encostas, devido à influência do mar.
b)    nas áreas de encostas de morros, a construção de barracos é a mais indicada, pois não causa grande desequilíbrio ambiental.
c)    construir moradias irregulares em áreas de mangue é menos prejudicial do que em áreas de morros.
d)    são as populações mais pobres, em especial nas grandes cidades, que habitam em áreas consideradas de risco.
e)    as belas paisagens litorâneas impulsionam a ocupação de áreas de risco, como encostas e várzeas de rios.

Questão 09 - (MACK SP/2012/Janeiro)
  De acordo com a charge acima e com os aspectos socioeconômicos do Brasil no período apresentado, considere as afirmativas I, II e III.

I.     A ascensão das classes D e E teve um salto a partir do Plano Real, oscilou durante o governo de Fernando Henrique Cardoso e se acentuou no governo Lula, entre 2003 e 2010. Nesse contexto, o Brasil superou totalmente a desigualdade crônica, vivida historicamente.
II.   Apesar das oscilações do período 1995-2003 e da grande evolução do período 2004-2010, a melhoria da condição social predominou. No entanto, ainda persistem grandes desigualdades sociais no Brasil.
III.  Houve, de um modo geral, uma melhora no padrão de distribuição de renda nacional. Dessa forma, o Brasil hoje atingiu, em relação à concentração de renda, os padrões da Europa Ocidental, hoje em crise.

Dessa forma,

a)    apenas I e III estão corretas.
b)    apenas I está correta.
c)    apenas II está correta.
d)    apenas II e III estão corretas.
e)    apenas III está correta.

Questão 10 - (UNIFOR CE/2012/Janeiro)
 
O texto abaixo traz informações presentes no portal do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) que descrevem o Programa Bolsa Família (PBF). Acerca desse programa, é INCORRETO afirmar que:

O PBF é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades (ou condicionantes), que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. O Programa possui três eixos principais: transferência de renda, condicionalidades e programas complementares. A transferência de renda promove o alívio imediato da pobreza. As Condicionalidades são os compromissos assumidos tanto pelas famílias beneficiárias do PBF quanto pelo poder público para ampliar o acesso dessas famílias a seus direitos sociais básicos. Já os programas complementares objetivam a articulação de ações que promovem às famílias beneficiárias oportunidades e condições para superar a pobreza de forma sustentável.

Fonte: http://www.mds.gov.br/ (Adaptado)

a)    O Programa assume que a transferência de recursos, por si só, é capaz de promover condições para que as famílias beneficiadas deixem a condição de pobreza.
b)    As condicionalidades representam o compromisso das famílias em cumprir os critérios do programa e responsabilizam o poder público pela oferta dos serviços públicos de saúde, educação e assistência social.
c)    A situação de pobreza e vulnerabilidade social não está relacionada apenas com a insuficiência de renda, mas também com a precariedade e acesso da população pobre a diversos serviços públicos.
d)    Os condicionantes relacionados à educação e a saúde geram incentivos para as famílias tomarem medidas ativas na melhoria da qualidade de vida.
e)    Programas complementares podem ser relacionados às áreas de educação, trabalho, cultura, microcrédito, capacitação e melhoria das condições habitacionais, aspectos que podem promover sustentabilidade na redução das condições de pobreza e miséria.

Questão 11 - (Fac. Santa Marcelina SP/2013/Janeiro)
 
O Brasil hoje é uma fotografia do século XIX em pleno século XXI. Há pessoas no país que vivem em condições de saneamento similares às encontradas em 1808, quando D. João XI chegou ao Brasil”, diz Raul Pinho, presidente do Instituto Trata Brasil.
(Cristiane Prizibisczki. Brasil: ainda no esgoto. www.oeco.com.br. Adaptado.)

Reforça a afirmação do texto o fato de:

a)    a urbanização brasileira, embora acelerada, apresentar desigualdades entre as regiões.
b)    a diversidade ser uma realidade no Brasil atual, pois temos a sociedade moderna convivendo com formas comunitárias de organização.
c)    o êxodo rural ter sido o principal responsável pela concentração da população brasileira em cidades.
d)    a coleta de esgoto ainda ser deficiente no Brasil, sendo que grande parte não recebe tratamento.
e)    os processos de modernização na economia brasileira sempre atingirem primeiro as grandes cidades.

Questão 12 - (FAMECA SP/2013)
 
Coube a Juscelino Kubitschek, em meados da década de 1950, a grande missão de transferir à capital, antes localizada no litoral (Rio de Janeiro), para o interior do Brasil (Brasília). Com relação à transferência da capital, é correto afirmar que

a)    a mão de obra, durante a fase de construção, era proveniente basicamente da região Sul, por ser considerada a mais qualificada na época.
b)    tinha como objetivos aumentar a centralidade de poder federal e incentivar a ocupação das regiões Centro-Oeste e Norte.
c)    foi realizada sem haver qualquer planejamento urbano, o que explica os graves problemas de infraestrutura existentes atualmente.
d)    se tratava de ideia totalmente nova defendida pelo presidente e que contrariava os interesses dos militares.
e)    almejava diminuir o poder político das regiões Sul e Sudeste como forma de evitar possíveis movimentos separatistas.

Questão 13 - (FGV/2013/RJ)
 
Em áreas urbanas, a ocupação de várzeas e planícies de inundação natural dos cursos d’água e de áreas de encosta com acentuado declive tem sido uma das principais causas de desastres naturais, ocasionando todos os anos a mortalidade e a morbidade a milhares de vítimas, além de perdas econômicas em termos de infraestrutura e edificações.
J. A. A. SILVA et al. O Código Florestal e a Ciência. 2011, p. 14. Disponível em http://www.sbpcnet.org.br/site/arquivos/codigo_florestal_e_a_ciencia.pdf.

Sobre esse tema, é correto afirmar:

a)    A inundação das várzeas e das planícies são fenômenos que só ocorrem em áreas urbanas.
b)    Desastres naturais são aqueles que decorrem de dinâmicas da natureza, sobre as quais os efeitos das ações antrópicas são praticamente nulos.
c)    Nas áreas urbanas, a impermeabilização das várzeas facilita a ocorrência de inundações.
d)    Mesmo sob condições climáticas extremas, não é possível a ocorrência de deslizamentos de massa em encostas recobertas com vegetação natural.
e)    Os danos potenciais dos desastres naturais são menores em áreas urbanas adensadas, nas quais a dinâmica da natureza já foi sensivelmente alterada pela ação antrópica.

Questão 14 - (UECE/2013/Janeiro)
 
As grandes metrópoles brasileiras apresentam profundas desigualdades sociais e econômicas que têm contribuído para o aumento da segregação espacial. Sobre estas questões presentes no tecido urbano brasileiro, considere as afirmações a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

(  )   Nas metrópoles brasileiras há uma infraestrutura que prima pela mobilidade urbana eficiente e pela sustentabilidade.
(  )   Apesar das políticas públicas, a violência urbana, de forma geral, tem aumentado e se apresenta como um tema central na discussão do espaço urbano.
(  )   Com a redução da desigualdade econômica, a população urbana de baixa renda tem dependido cada vez menos dos serviços públicos, para melhoria da qualidade de vida.
(  )   Nos últimos oito anos, os programas governamentais de distribuição de renda reduziram em quase 80% a desigualdade nas grandes cidades brasileiras.

A sequência correta, de cima para baixo, é

a)    F, V, F, F.
b)    F, F, V, V.
c)    V, V, F, V.
d)    V, F, V, F.




Nenhum comentário:

Postar um comentário