domingo, 24 de março de 2013

Lista 002 - Colégio Meta (Vila Boa) - 1º ano


Questão 01 - (FAMECA SP/2013)
 
As pirâmides apresentam a estrutura etária da população em 1980 e a sua projeção para 2080.

Brasil, 1980

 Brasil, projeção para 2080
(www.ecodebate.com.br)

Analisando a inversão da pirâmide, é correto afirmar que ela traz como consequência a

a)    necessidade de conciliar o crescimento do número de aposentados com a diminuição da população economicamente ativa.
b)    superação do desequilíbrio das populações feminina e masculina, em decorrência do aumento da expectativa de vida.
c)    urgência na ampliação dos investimentos em educação de base e formação de mão de obra qualificada para o setor produtivo.
d)    redefinição das metas das políticas públicas para atender à maior demanda por serviços em todas as faixas etárias.
e)    diminuição da oferta de emprego na faixa etária da população em idade produtiva.

Questão 02 - (FGV/2013/RJ)
 
Observe atentamente o gráfico abaixo:
 IBGE: Censo Demográfico 2010 Características da população e dos domicílios.
 Resultados do universo. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/
caracteristicas_da_populacao/resultados_do_universo.pdf

Com base nele e em seus conhecimentos, responda:

a)     Desde a década de 1970, a população rural brasileira está diminuindo em termos relativos. Procure explicar esse fenômeno.
b)    O ritmo de crescimento da população urbana vem diminuindo significativamente desde a década de 1960. Procure explicar esse fenômeno.

Questão 03 - (FGV/2013/RJ)
 
Em setembro de 2012 foi divulgada pelo IBGE a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios) referente ao ano de 2011. Um dos dados revelados mostra a diminuição da taxa de fecundidade total para níveis abaixo da reposição, 1,7 filhos/mulher. Este fato apresenta várias implicações, dentre as quais,

a)    o aumento das diferenças socioeconômicas regionais.
b)    a redução do movimento migratório a partir da década de 2030.
c)    a imediata estabilização da população economicamente ativa.
d)    a redução das diferenças entre as faixas etárias.
e)    a desaceleração do ritmo de crescimento da população.

Questão 04 - (FUVEST SP/2013/1ªFase)
 
Observe os gráficos.
 Com base nos gráficos e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

a)    Em função de políticas de reforma agrária levadas a cabo no Norte do país, durante as últimas décadas, a população rural da região superou, timidamente, sua população urbana.
b)    O aumento significativo da população urbana do Sudeste, a partir da década de 1950, decorreu do desenvolvimento expressivo do setor de serviços em pequenas cidades da região.
c)    O avanço do agronegócio no Centro-Oeste, a partir da década de 1970, fixou a população no meio rural, fazendo com que esta superasse a população urbana na região, a partir desse período.
d)    Em função da migração de retorno de nordestinos, antes radicados no chamado Centro-Sul, a população urbana do Nordeste superou a população rural, a partir da década de 1970.
e)    A maior industrialização na região Sul, a partir dos anos 1970, contribuiu para um maior crescimento de sua população urbana, a partir desse período, acompanhado do decréscimo da população rural.

Questão 05 - (MACK SP/2013/Janeiro)
 
Tabela - Grandes Regiões - Taxa de Fecundidade Total - 2000-2010
Fonte: Censos Demográficos 2000/2010 (1) Resultados Preliminares

Com base na tabela acima, a respeito da população brasileira, assinale a alternativa correta.

a)    A população brasileira, a despeito dos avanços sociais dos últimos anos, apresenta ainda um padrão de “explosão demográfica”, com elevado número de filhos por mulher. A taxa de fecundidade elevada se justifica pelos baixos índices de escolaridade, principalmente a feminina.
b)    Desde o censo de 1991, nota-se uma tendência de queda da taxa de fecundidade no Brasil. Entretanto nas regiões, em que há maiores índices de pobreza e menores índices de escolaridade, isso não ocorreu.
c)    O Brasil tem contrariado o padrão demográfico de países que vivenciaram o processo de urbanização, como os EUA, Canadá e os da Europa Ocidental. Esse fato pode ser confirmado pela taxa elevada de fecundidade em todo o país.
d)    A queda das taxas de fecundidade tem se mostrado como uma tendência nacional. De um modo geral, a queda acompanha as transformações socioeconômicas das últimas décadas.
e)    Os programas sociais de transferência de renda, como o “Bolsa-família”, têm sido um forte estímulo para o aumento da taxa de natalidade, principalmente nas áreas em que há maiores índices de população rural, como nas regiões Norte e Nordeste.

Questão 06 - (UDESC SC/2013/Janeiro)
 
Com relação à população brasileira, assinale a alternativa correta.

a)    O êxodo rural é uma modalidade de migração que vem ocorrendo em nosso país com pequena intensidade, o que tem preocupado muito pouco as autoridades brasileiras.
b)    A população brasileira economicamente ativa revela marcante equilíbrio entre a participação dos sexos masculino e feminino, embora as mulheres venham diminuindo sua proporção no total dessa população.
c)    A distribuição de renda, no Brasil, é bastante equitativa, embora a pobreza e a riqueza sejam fenômenos comuns em todo o mundo.
d)    A população brasileira distribui-se de forma irregular pelo espaço, alternando áreas de elevadas densidades demográficas, como o litoral, com outras praticamente vazias, a exemplo da Amazônia.
e)    O contínuo aumento nas taxas de crescimento vegetativo, verificado em nosso país, é um fenômeno comprovado pelos últimos censos.

Questão 07 - (UFGD/2013)
 
Analise o gráfico a seguir.

Taxa de analfabetismo de pessoas de 15 anos ou mais de idade, segundo as Grandes Regiões – 2011
(Fonte: IBGE, PNAD 2011)

De acordo com as informações apresentadas, é correto afirmar que

a)    as disparidades regionais do Brasil foram completamente superadas no que se refere aos indicadores educacionais, pois as taxas de analfabetismo ficaram abaixo de 10% em todas as regiões brasileiras.
b)    as menores taxas de analfabetismo concentram-se em regiões onde existem os maiores níveis de desenvolvimento econômico e social, demonstrando que ainda há diferenças significativas entre o Sudeste-Sul e Norte-Nordeste no Brasil.
c)    as maiores taxas de analfabetismo concentram-se nas regiões Centro-Oeste e Norte devido ao fato de serem áreas com reduzida presença da infraestrutura necessária para o crescimento econômico.
d)    a maior taxa de analfabetismo encontra-se na região Nordeste pelo fato de essa região também possuir a maior concentração populacional do Brasil.
e)    a taxa de analfabetismo na região Norte é a menor das regiões brasileiras devido à presença reduzida de população nessa área.

Questão 08 - (FAMECA SP/2012)
 
Observe a imagem a seguir.
 (http://www.portalbenjamin.com.br/siteantigo/charge.gif)

A charge busca destacar que

a)    as áreas litorâneas no Brasil são mais sujeitas a escorregamentos de encostas, devido à influência do mar.
b)    nas áreas de encostas de morros, a construção de barracos é a mais indicada, pois não causa grande desequilíbrio ambiental.
c)    construir moradias irregulares em áreas de mangue é menos prejudicial do que em áreas de morros.
d)    são as populações mais pobres, em especial nas grandes cidades, que habitam em áreas consideradas de risco.
e)    as belas paisagens litorâneas impulsionam a ocupação de áreas de risco, como encostas e várzeas de rios.

Questão 09 - (MACK SP/2012/Janeiro)
  De acordo com a charge acima e com os aspectos socioeconômicos do Brasil no período apresentado, considere as afirmativas I, II e III.

I.     A ascensão das classes D e E teve um salto a partir do Plano Real, oscilou durante o governo de Fernando Henrique Cardoso e se acentuou no governo Lula, entre 2003 e 2010. Nesse contexto, o Brasil superou totalmente a desigualdade crônica, vivida historicamente.
II.   Apesar das oscilações do período 1995-2003 e da grande evolução do período 2004-2010, a melhoria da condição social predominou. No entanto, ainda persistem grandes desigualdades sociais no Brasil.
III.  Houve, de um modo geral, uma melhora no padrão de distribuição de renda nacional. Dessa forma, o Brasil hoje atingiu, em relação à concentração de renda, os padrões da Europa Ocidental, hoje em crise.

Dessa forma,

a)    apenas I e III estão corretas.
b)    apenas I está correta.
c)    apenas II está correta.
d)    apenas II e III estão corretas.
e)    apenas III está correta.

Questão 10 - (UNIFOR CE/2012/Janeiro)
 
O texto abaixo traz informações presentes no portal do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) que descrevem o Programa Bolsa Família (PBF). Acerca desse programa, é INCORRETO afirmar que:

O PBF é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades (ou condicionantes), que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. O Programa possui três eixos principais: transferência de renda, condicionalidades e programas complementares. A transferência de renda promove o alívio imediato da pobreza. As Condicionalidades são os compromissos assumidos tanto pelas famílias beneficiárias do PBF quanto pelo poder público para ampliar o acesso dessas famílias a seus direitos sociais básicos. Já os programas complementares objetivam a articulação de ações que promovem às famílias beneficiárias oportunidades e condições para superar a pobreza de forma sustentável.

Fonte: http://www.mds.gov.br/ (Adaptado)

a)    O Programa assume que a transferência de recursos, por si só, é capaz de promover condições para que as famílias beneficiadas deixem a condição de pobreza.
b)    As condicionalidades representam o compromisso das famílias em cumprir os critérios do programa e responsabilizam o poder público pela oferta dos serviços públicos de saúde, educação e assistência social.
c)    A situação de pobreza e vulnerabilidade social não está relacionada apenas com a insuficiência de renda, mas também com a precariedade e acesso da população pobre a diversos serviços públicos.
d)    Os condicionantes relacionados à educação e a saúde geram incentivos para as famílias tomarem medidas ativas na melhoria da qualidade de vida.
e)    Programas complementares podem ser relacionados às áreas de educação, trabalho, cultura, microcrédito, capacitação e melhoria das condições habitacionais, aspectos que podem promover sustentabilidade na redução das condições de pobreza e miséria.

Questão 11 - (Fac. Santa Marcelina SP/2013/Janeiro)
 
O Brasil hoje é uma fotografia do século XIX em pleno século XXI. Há pessoas no país que vivem em condições de saneamento similares às encontradas em 1808, quando D. João XI chegou ao Brasil”, diz Raul Pinho, presidente do Instituto Trata Brasil.
(Cristiane Prizibisczki. Brasil: ainda no esgoto. www.oeco.com.br. Adaptado.)

Reforça a afirmação do texto o fato de:

a)    a urbanização brasileira, embora acelerada, apresentar desigualdades entre as regiões.
b)    a diversidade ser uma realidade no Brasil atual, pois temos a sociedade moderna convivendo com formas comunitárias de organização.
c)    o êxodo rural ter sido o principal responsável pela concentração da população brasileira em cidades.
d)    a coleta de esgoto ainda ser deficiente no Brasil, sendo que grande parte não recebe tratamento.
e)    os processos de modernização na economia brasileira sempre atingirem primeiro as grandes cidades.

Questão 12 - (FAMECA SP/2013)
 
Coube a Juscelino Kubitschek, em meados da década de 1950, a grande missão de transferir à capital, antes localizada no litoral (Rio de Janeiro), para o interior do Brasil (Brasília). Com relação à transferência da capital, é correto afirmar que

a)    a mão de obra, durante a fase de construção, era proveniente basicamente da região Sul, por ser considerada a mais qualificada na época.
b)    tinha como objetivos aumentar a centralidade de poder federal e incentivar a ocupação das regiões Centro-Oeste e Norte.
c)    foi realizada sem haver qualquer planejamento urbano, o que explica os graves problemas de infraestrutura existentes atualmente.
d)    se tratava de ideia totalmente nova defendida pelo presidente e que contrariava os interesses dos militares.
e)    almejava diminuir o poder político das regiões Sul e Sudeste como forma de evitar possíveis movimentos separatistas.

Questão 13 - (FGV/2013/RJ)
 
Em áreas urbanas, a ocupação de várzeas e planícies de inundação natural dos cursos d’água e de áreas de encosta com acentuado declive tem sido uma das principais causas de desastres naturais, ocasionando todos os anos a mortalidade e a morbidade a milhares de vítimas, além de perdas econômicas em termos de infraestrutura e edificações.
J. A. A. SILVA et al. O Código Florestal e a Ciência. 2011, p. 14. Disponível em http://www.sbpcnet.org.br/site/arquivos/codigo_florestal_e_a_ciencia.pdf.

Sobre esse tema, é correto afirmar:

a)    A inundação das várzeas e das planícies são fenômenos que só ocorrem em áreas urbanas.
b)    Desastres naturais são aqueles que decorrem de dinâmicas da natureza, sobre as quais os efeitos das ações antrópicas são praticamente nulos.
c)    Nas áreas urbanas, a impermeabilização das várzeas facilita a ocorrência de inundações.
d)    Mesmo sob condições climáticas extremas, não é possível a ocorrência de deslizamentos de massa em encostas recobertas com vegetação natural.
e)    Os danos potenciais dos desastres naturais são menores em áreas urbanas adensadas, nas quais a dinâmica da natureza já foi sensivelmente alterada pela ação antrópica.

Questão 14 - (UECE/2013/Janeiro)
 
As grandes metrópoles brasileiras apresentam profundas desigualdades sociais e econômicas que têm contribuído para o aumento da segregação espacial. Sobre estas questões presentes no tecido urbano brasileiro, considere as afirmações a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

(  )   Nas metrópoles brasileiras há uma infraestrutura que prima pela mobilidade urbana eficiente e pela sustentabilidade.
(  )   Apesar das políticas públicas, a violência urbana, de forma geral, tem aumentado e se apresenta como um tema central na discussão do espaço urbano.
(  )   Com a redução da desigualdade econômica, a população urbana de baixa renda tem dependido cada vez menos dos serviços públicos, para melhoria da qualidade de vida.
(  )   Nos últimos oito anos, os programas governamentais de distribuição de renda reduziram em quase 80% a desigualdade nas grandes cidades brasileiras.

A sequência correta, de cima para baixo, é

a)    F, V, F, F.
b)    F, F, V, V.
c)    V, V, F, V.
d)    V, F, V, F.




Lista 002 - Colégio Meta (Vila Boa) - 2º ano


Questão 01 - (PUC RJ/2013)
 Disponível em: <http://professoralexeinowatzki.webnode.com.
br/climatologia/fatores-do-clima/latitude-e-altitude>. Acesso em: 30 jul. 2012.

A variação de temperatura observada no cartograma acima é explicada:

a)   pela diferença de pressão atmosférica nas diversas altitudes.
b)   pela correção da maior latitude pelas variações longitudinais.
c)   pela variação da longitude que afeta a mudança de latitude.
d)   pela menor concentração de pressão nas altitudes mais baixas.
e)   pela mudança climática nas camadas de gelo das maiores altitudes.

Questão 02 - (MACK SP/2013)
 
Em relação à dinâmica dos ventos, circulação e forças que atuam sobre eles, assinale a afirmação INCORRETA.

a)    Os ventos são, de forma geral, o ar em movimento devido a ajustes atmosféricos causados pela variação da pressão.
b)    Os ventos sopram das áreas de alta pressão para as de baixa pressão.
c)    O movimento de rotação da terra altera – para longas distâncias – a direção dos ventos.
d)    As regiões equatoriais – receptoras de maior quantidade de energia solar do que as regiões polares – são consideradas de alta pressão e, portanto, dispersoras de ventos.
e)    O efeito da força de Coriolis, na zona intertropical, provoca desvios na direção dos ventos, vindos de nordeste para sudoeste, no hemisfério norte, e de sudeste para noroeste, no hemisfério sul.

Questão 03 - (UEL PR/2013)
 
Leia a tirinha a seguir.
 (Disponível em: <http://contraposicao.wordpress.com/2011/05/17/atos-de-
falauma-analise-sobre-os-efeitos-de-sentido/>. Acesso em: 2 ago. 2012.)

Em relação ao aquecimento global, há um prognóstico de que as geleiras do planeta tendem à diminuição até a extinção.

a)    Aponte quatro consequências que o aquecimento global produziria no clima do planeta.

Questão 04 - (UEPG PR/2013)
 
Sobre correntes marítimas, assinale o que for correto.

01.  A corrente do Japão ou Kurosivo, no Oceano Pacífi-co, é uma corrente fria de comportamento seme-lhante à corrente do Golfo no Atlântico Norte, des-locando-se no sentido anti-horário.
02.  A corrente de Humboldt ou corrente do Peru é fria e proporciona ao Peru excelentes atividades pes-queiras fazendo-o grande exportador de pescado.
04.  A corrente do Brasil é uma corrente quente que margeia a costa brasileira no sentido sul/norte e influencia nas condições climáticas do território brasileiro.
08.  A corrente do Labrador, uma corrente fria, em cer-tas épocas, transporta icebergs e os lança na cor-rente do Golfo, nas proximidades da Terra Nova (Canadá), local onde naufragou, há cem anos, o navio Titanic.

Questão 05 - (UEM PR/2013)
 
As questões climáticas afetam diretamente o cotidiano das pessoas das mais variadas maneiras ao redor do planeta. Sobre as questões climáticas e seus respectivos fenômenos, assinale o que estiver correto.

01.  O El Niño é um fenômeno climático regional que pode provocar a elevação das médias térmicas mensais e o aumento significativo das precipitações ou longas secas. No entanto pode adquirir dimensões globais, por causa do volume imenso de águas do Oceano Pacífico, podendo alterar os padrões climáticos em vários continentes.
02.  O granizo pode provocar prejuízos para a agricultura, danificar veículos, machucar pessoas e animais, entre outros acidentes. É constituído por gotas de água congelada ou grânulos de neve envolvidos por uma fina camada de gelo.
04.  A absorção de calor e a circulação atmosférica variam de um local para outro. Alguns dos principais fatores a serem considerados nessa variação são: a altitude, a presença de áreas urbanas e de vegetação e as correntes marítimas.
08.  O frio que predomina nas altas montanhas, em qualquer local do planeta Terra, deve-se ao ar rarefeito, que ocorre porque a pressão diminui com a altitude e reduz o poder de absorção das radiações solares.
16.  A inversão térmica acontece exclusivamente nos meses de inverno e durante a primavera. Como resultado do fenômeno, a circulação atmosférica local fica bloqueada por certo tempo, ocorrendo uma inversão na posição habitual das camadas, com o ar frio permanecendo embaixo e o ar quente em cima. É um fenômeno antrópico, ou seja, da ação humana.

Questão 06 - (UNISA/2013)
 
Uma região onde predomina o clima equatorial registrou uma temperatura de 9 ºC, em julho de 2009. O fenômeno climático ocorrido denomina-se

a)    friagem e acontece quando a massa de ar Polar Atlântica alcança a Amazônia ocidental.
b)    ciclone e se dá pelo encontro entre as massas de ar Tropical Continental e Equatorial Continental.
c)    El Niño e resulta do esfriamento abrupto da massa de ar Tropical Atlântica.
d)    nevoeiro e ocorre quando a massa de ar Equatorial Continental perde força e recua para Leste.
e)    geada e depende da extensão da massa de ar Polar Atlântica.

Questão 07 - (UNIRG TO/2013)
 
O climograma é uma ferramenta clássica de representação do clima que permite uma compreensão mais simplificada do perfil climático de determinada região. Por meio dele, é possível observar graficamente o comportamento da temperatura e das precipitações ao longo de um ano, conforme se pode observar no climograma a seguir.
 INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA. Normais Climatológicas, 1961-1990.

O climograma apresentado corresponde ao clima do tipo

a)    equatorial, com temperaturas elevadas e baixa amplitude térmica anual, chuvas abundantes e estação seca bem curta.
b)    tropical alternadamente seco e úmido, cuja principal característica é a ocorrência de verões chuvosos e invernos secos.
c)    tropical de altitude, que apresenta chuvas concentradas no verão e elevada amplitude térmica anual.
d)    subtropical, com verões brandos, no qual são observados avanços de frentes frias durante o ano todo.

Questão 08 - (ESPM RS/2012)
 
Observe o mapa:
 Ele representa:

a)    os principais biomas do mundo.
b)    áreas atingidas por chuva ácida.
c)    planícies com forte concentração demográfica.
d)    áreas semi-áridas do globo.
e)    os maiores desertos.

Questão 09 - (FGV/2012)
 
Considere os climogramas a seguir.
(http://jornaldotempo.uol.com.br/previsaodotempo.html/brasil/)

Os dados climatológicos representam uma média do período entre 1961 e 1990.

A leitura e a interpretação dos climogramas permitem afirmar que a cidade I

a)    sofre os efeitos da continentalidade, o que não ocorre com a cidade II.
b)    está localizada em mais baixa latitude que a cidade II.
c)    apresenta maior altitude que a cidade II.
d)    situa-se junto ao mar, o que não ocorre com a cidade II.
e)    sofre mais os efeitos dos ventos alísios do que a cidade II.

Questão 11 - (MACK SP/2012)
  http://enos.cptec.inpe.br

A ilustração acima representa o fenômeno que

a)    pouco altera as condições de circulação atmosférica, especialmente na zona intertropical, sem maiores consequências para os níveis de pluviosidade.
b)    ocorre periodicamente, sobretudo nos meses de novembro e dezembro, sendo o principal fator de normalidade nos regimes de chuvas da América do Sul.
c)    decorre, exclusivamente, do processo de aquecimento global e explica anormalidades como chuvas excessivas no interior do Nordeste brasileiro.
d)    provoca o aquecimento das águas do Pacífico Sul- equatorial, com alterações na circulação atmosférica que resultam em chuvas excessivas na região Sul do Brasil e estiagem mais acentuada no Sertão Nordestino.
e)    provoca o aquecimento das águas do Pacífico Sul - equatorial, com alterações na circulação atmosférica, que resultam em invernos mais rigorosos nas regiões Sul e Sudeste, além de um aumento da pluviosidade no Nordeste brasileiro.

Questão 12 - (UFPR/2012)
 
O estudo dos climas compõe um importante capitulo da ciência, e seu conhecimento é de suma importância para a organização e desenvolvimento das sociedades humanas. Os climas da Terra expressam, devido às suas diferenças, aspectos geográficos particulares. Nesse sentido, é correto afirmar:

a)    Os elementos do clima (temperatura, umidade e pressão atmosférica) apresentam diferenciações espaciais devido à influência dos fatores geográficos (latitude, longitude, altitude e maritimidade).
b)    Os climas da Terra são definidos tanto por fatores astronômicos quanto por fatores estáticos, como as mudanças climáticas globais, dentro das quais sobressaem-se eventos catastróficos, como as tsunamis.
c)    A circulação atmosférica da Terra é definida pela atuação das massas de ar, cuja dinâmica é controlada pela atuação do El Niño e do La Niña, eventos que resultam, respectivamente, do menor e do maior fluxo de calor nas águas do Oceano Pacífico.
d)    A diferenciação geográfica dos climas da Terra decorre da interação entre os elementos e fatores geográficos do clima, tanto estáticos quanto dinâmicos. As mudanças climáticas globais indicam alterações nos climas do planeta, em escala secular (temporal) e global (geográfica), embora seja no âmbito das áreas urbano-industriais que os efeitos das atividades humanas sobre o clima sejam mais perceptíveis.
e)    Os climas do Brasil apresentam, em sua totalidade, aspectos flagrantes de tropicalidade, expressos nas elevadas amplitudes térmicas diárias e sazonais, notadamente na porção mais ao norte do país. Nessa região – Domínio Amazônico –, na qual são registrados os mais fortes contrastes térmicos e pluviométricos do território nacional, a exuberância da floresta e o expressivo caudal dos rios atestam essa característica climática.

Questão 13 - (UECE/2012)
 
No que concerne ao deslocamento das massas de ar no globo terrestre, assinale a afirmação verdadeira.

a)    As massas de ar são portadoras de uma combinação de componentes climáticos que influenciam as características do ambiente natural.
b)    Nos oceanos formam-se massas secas, a exemplo da massa tropical continental.
c)    As massas de ar não adquirem as características das superfícies sobre as quais se deslocam.
d)    O deslocamento das massas de ar é feito das áreas de baixa para alta pressão atmosférica.

Questão 14 - (UFTM MG/2011)
 
É um fenômeno oceânico caracterizado pelo aquecimento das águas superficiais nas porções central e leste do Oceano Pacífico. Provoca queda brutal da produtividade da pesca e do guano na costa do Peru, pela grande redução de fitoplâncton. Além disso, provoca graves perturbações climáticas em escala global, como secas anormais, ciclones e inundações.

O texto refere-se ao fenômeno

a)    células de Walker.
b)    El Niño.
c)    de desertificação.
d)    dos anticiclones subtropicais.
e)    La Niña.

Questão 14 - (UNICAMP SP/2010)
 
O El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico que ocorre no oceano Pacífico Tropical, e que pode afetar o clima regional e global, porque altera padrões de vento em nível mundial. Desse modo, afeta regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias. Com o auxílio da figura abaixo, responda às questões:
(Adaptado de http://enos.cptec.inpe.br/)

a)   O que acontece com a temperatura das águas do Oceano Pacífico quando ocorre o El Niño? Qual a razão para esse fenômeno ser denominado El Niño?
b)   Nos anos em que esse fenômeno ocorre, qual a consequência para a atividade pesqueira do Peru? Qual a alteração do tempo no Nordeste Brasileiro?

Questão 15 - (UNIMONTES MG/2010)
 
Leia o texto.

O resultado de um estudo divulgado nesta quinta na Grã-Bretanha revelou que os efeitos do aquecimento global poderão ser ainda mais devastadores do que se pensava.
Durante três meses, uma equipe de pesquisadores mediu a espessura do gelo no Polo Norte. Esses dados foram comparados com medições feitas desde a década de 1960.
A conclusão é de que, dentro de 20 anos, não haverá praticamente mais gelo no Oceano Ártico durante os meses de verão no Hemisfério Norte.
Fonte: Jornal Nacional, 15/10/09 – 20h48

Assinale a alternativa que NÃO constitui uma possível consequência da redução da camada de gelo existente no Ártico.

a)   Aumentará o nível de água dos oceanos.
b)   Facilitará a navegação através de um canal que liga o Oceano Atlântico com o Pacífico.
c)   Acelerará a redução da temperatura do planeta.
d)   Causará a extinção dos ursos polares, entre outras espécies.



Lista 002 - Colégio Meta (Vila Boa) - 3º ano


Questão 01 - (UFRN/2013)
 
O Sudão, maior país da África, enfrentou uma guerra civil que começou na década de 1950, devido à rivalidade entre os árabes muçulmanos – grupo majoritário no norte do país – e a população negra do sul do país, onde os cristãos e os animistas são maioria. No dia 8 de julho de 2011, a divisão do país foi efetivada. A população do Sudão do Sul celebrou a sua independência, resultado de um referendo realizado no início do mesmo ano.
A situação do Sudão ilustra a dinâmica que diz respeito à delimitação territorial de países africanos e à persistência de conflitos existentes em suas fronteiras.
      
Em relação ao Continente africano, explique por que alguns países continuam a enfrentar problemas de instabilidade em suas fronteiras.

Questão 02 - (FGV/2012)
 
Em julho de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou crise de fome em algumas partes do sul da Somália, o que significa que mais de 30% da população está desnutrida. Sobre essa crise, considere as seguintes afirmações:

I.     As fortes secas que atingiram a região nos últimos anos resultaram em perda generalizada de colheitas.
II.   O quadro de instabilidade política dificulta a distribuição de alimentos nas áreas atingidas.
III.  A crise alimentar aumentou dramaticamente tanto o número de deslocados internos quanto o de refugiados na região.

Está correto apenas o que se afirma em

a)    I.
b)    I e II.
c)    I, II e III.
d)    I e III.
e)    II e III.

Questão 03 - (UDESC SC/2012)
 
Sobre o continente africano é correto afirmar, exceto:

a)    De forma geral, o continente se caracteriza pelo baixo nível de instrução escolar de sua população, apresentando um grande número de analfabetos.
b)    O baixo nível de renda da maioria da população determina a formação de bolsões internos de pobreza, agravada pela má distribuição da renda.
c)    Existe uma dependência das atividades primárias, como a agricultura e o extrativismo, o que explica a ocorrência de elevado número de trabalhadores neste setor na grande maioria dos países.
d)    O desenvolvimento econômico localizado e setorizado, uma vez que apenas algumas áreas ou setores se desenvolvem – em geral, aqueles ligados às produções voltadas para o mercado externo –, determina a formação de “ilhas de prosperidade”.
e)    As maiores cidades se localizam no interior do continente, para onde as populações se deslocaram no período da colonização.

Questão 04 - (UEG GO/2011)
Observe o mapa a seguir.
 
ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa.
Geografia: geografia geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2002. p. 310.

Com base nos conhecimentos e na observação do mapa da África, é CORRETO afirmar:

a)    o Saara, o mais extenso deserto do planeta, estende-se do Mar Vermelho ao Atlântico, e compõe a maior região da África do Sul.
b)    a maior parte do continente africano corresponde à África subsaariana, sendo essa região marcada por guerras civis, pobreza e fome.
c)    a África subsaariana é banhada pelo Mediterrâneo e reúne os países de população branca e islâmica; entre os países que a compõem podem ser citados o Egito e a Líbia.
d)    a principal característica da chamada África subsaariana é a ausência de recursos minerais, agravando a situação de miséria dessa região do continente e impossibilitando seu desenvolvimento.

TEXTO: 1 - Comuns às questões: 05 e 06
 
Em janeiro, a seleção de Togo seguia de ônibus até a província de Cabinda, em Angola, onde disputaria a Copa Africana de Nações. Mas a viagem foi interrompida por uma dissidência das Forças de Libertação do Estado de Cabinda (Flec), que metralhou o ônibus, matando três pessoas da delegação e deixando jogadores feridos [...].
Se o episódio de Cabinda lançou uma sombra sobre a Copa da África do Sul, é porque as tensões internas e os conflitos marcam o passado e o presente de diversos povos africanos. [...].
Desde o século XV, a África é subjugada pelos europeus. Por quatro séculos, Portugal, Espanha e Inglaterra levaram para o continente americano mão de obra escrava capturada na África. [...].
Mesmo controlando o tráfico negreiro, os europeus mantinham presença discreta no continente, limitada a entrepostos comerciais na região costeira. [...] Porém, no fim do século XIX, as potências europeias iniciaram uma corrida imperialista para controlar o continente, em busca de novas fontes de matérias-primas e de mercados para seus produtos manufaturados.
Era o auge da II Revolução Industrial. (ÁFRICA..., 2010, p.28).

Questão 05 - (UNEB BA/2011)
 
Sobre as características naturais, étnicas e econômicas do continente africano, é correto afirmar:

01.  A corrida imperialista, no final do século XIX, limitou-se à África Central, pelo fato de essa região possuir as maiores reservas de combustíveis fósseis e de minerais metálicos nobres do planeta.
02.  O fim do regime do apartheid, na África do Sul, consolidou uma democracia multirracial, uma das raras a vigorar no continente africano, mas não foi capaz de reduzir as diferenças socioecômicas entre brancos e negros.
03.  A economia dos países africanos, embora frágil, expandiu-se com o processo de globalização e conseguiu escapar da vulnerabilidade em relação às oscilações das commodities, no mercado externo.
04.  A pobreza da África Subsaariana tem sua raiz na colonização de povoamento, implantada pelo europeu, que desarticulou o processo produtivo e, consequentemente, provocou a fome endêmica, que caracteriza essa região.
05.  A África Setentrional, por possuir unidade linguística, religiosa e étnica, teve seus interesses econômicos preservados, enquanto, na África Subsaariana, a grande diversidade étnica provocou o isolamento do subcontinente e sua atual estagnação econômica.

Questão 06 - (UNEB BA/2011)
 
A história da África colonial é marcada por relações econômicas e culturais e, também, por conflitos internos e/ou relacionados às nações europeias, podendo-se afirmar que, no

01.  processo de libertação colonial, durante a Guerra Fria, se verificou forte oposição por parte dos Estados Unidos e da União Soviética, temerosos de que a fragmentação política do continente fortalecesse o bloco dos não alinhados.
02.  processo de dominação colonial, durante a expansão imperialista, se incentivaram as guerras entre as diversas etnias, o que resultou na criação de fronteiras que respeitavam as divisões culturais e na submissão dos reinos africanos.
03.  processo de expansão mercantilista, os europeus ocuparam entrepostos na costa africana, enquanto, na colonização imperialista, ocorreu a dominação e a submissão do interior do continente, onde se localizavam os estados africanos.
04.  período de exploração do comércio negreiro, os países que não participavam dessa atividade a acusavam de ser um empecilho à acumulação primitiva do capital, contribuindo para o subdesenvolvimento econômico do continente.
05.  processo de colonização mercantilista, assim como durante a dominação imperialista do século XIX, a exploração de riquezas agrícolas e de escravos tornaram-se a principal razão da conquista dos povos africanos.

Questão 07 - (UFES/2011)
 
A independência da maioria das atuais nações africanas ocorreu nas décadas de 1960 e 1970. No entanto, a inserção dessas nações na economia mundial se deu de modo frágil, o que pode ser explicado pelo processo de Neocolonianismo.

Explique

a)    o que é Neocolonialismo;
b)    como as antigas metrópoles ainda exercem suas influências em alguns dos países africanos.

Questão 08 - (UFU MG/2011)
 
Conflitos recentes (2010) no Sudão e na Nigéria, que deixaram milhares de mortos e desabrigados, expuseram ao mundo uma herança da partilha colonial africana, a imposição de fronteiras pelas metrópoles, que acabou por gerar uma série de disputas por controle territorial.

Assinale a alternativa que apresenta as causas dos conflitos mencionados.

a)    O crescimento desordenado das cidades e o controle de áreas de produção extrativista.
b)    A disputa por recursos naturais associada às diferenças étnicas, culturais e religiosas.
c)    A disputa entre as grandes potências pelo controle da produção industrial regional.
d)    A migração de grandes contingentes populacionais associada ao crescimento da produção agrícola.

Questão 09 - (UCS RS/2010)
 
Desde 1998, a __________ vive uma guerra civil, que envolve conflitos étnicos e rivalidades entre países. É um país africano rico em ouro, nióbio, estanho e diamante, sendo um dos líderes na produção mundial desses minérios. Sua capital é Kinshasa, e a expectativa de vida, em média, da população é de 44 anos. Desde o início dessa guerra, cerca de 3 milhões de pessoas já morreram; por isso, é chamada de “a primeira guerra mundial da África”.
(Atlas Universal. Difusão Cultural do Livro. São Paulo. 2008, p.20. Adaptado.)

O país que completa adequadamente a lacuna é a

a)    República Democrática do Congo.
b)    República da África do Sul.
c)    Angola.
d)    República da Etiópia.
e)    Ruanda.

Questão 10 - (UNIMONTES MG/2009)
 
Analise o gráfico.
Fonte: Elsa Artadi e Xavier Sala i Martin

Com base nas informações do gráfico, assinale a alternativa CORRETA.

a)   A crise social na África ocorre devido à concentração de renda no planeta, pois a riqueza no mundo cresce e a população sem acesso ao capital aumenta.
b)   A situação social do continente africano tem melhorado ao longo dos anos, em função da ajuda dos países mais desenvolvidos.
c)   Os dados mostram uma tendência de aumento da renda da população africana, nos próximos anos.
d)   A pobreza no mundo aumenta num ritmo superior ao do crescimento da população africana que vive com menos de 1 dólar por dia.

Questão 11 - (FEI SP/2008)
 
O genocídio praticado em 1994 foi talvez o evento mais trágico da segunda metade do século passado. Estimativas dão conta de mais de um milhão de mortos ao longo do mês de abril daquele ano. O ódio entre hutus e tutsis é antigo, porém a divisão e o antagonismo foram reforçados pelo domínio colonial europeu. Os massacres não foram frutos de uma explosão de loucura coletiva, mas a expressão de um ódio muito antigo.
O texto acima refere-se ao genocídio ocorrido:
a)   no Burundi.
b)   no Chade.
c)   em Ruanda.
d)   na África do Sul.
e)   Na Namíbia.

Questão 12 - (UFMT/2008)
 
Sobre os processos de colonização e descolonização do continente africano, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(  )  Após o processo de descolonização, vários grupos étnicos foram forçados a conviver em um mesmo Estado, intensificando os conflitos armados como o ocorrido entre as etnias Tutsi e Hutus, em Ruanda.
(  )  O critério de regionalização do continente africano mais utilizado pós-descolonização, com base em elementos étnicos e culturais, classifica-o em África Branca ou Setentrional e África Negra ou Subsahariana.
(  )  As potências imperialistas européias reunidas na Conferência de Berlim dividiram o espaço da África entre si, criando fronteiras sem respeitar a antiga organização tribal e a distribuição geográfica das etnias no continente.

Assinale a sequência correta.
a)   VFV
b)   VVF
c)   VVV
d)   FFV
e)   FFF

Questão 13 - (UDESC SC/2006)
  
Observe o mapa africano.
Assinale a alternativa CORRETA.
a)   As áreas marcadas pelos números 1, 2 e 3 são as de urbanização mais acentuada.
b)   A área número 1 destaca as áreas do Norte do Saara, onde predominam as savanas.
c)   A área número 2 identifica as regiões de estepes tropicais, onde predomina a população rural e branca do país.
d)   A área número 3 indica a região do Sahel, ligada à atividade de pastoreio nômade.
e)   As áreas números 1 e 3 apontam as regiões mais antigas de colonização, onde predomina a chamada África Negra, com atividades pastoris e rurais.
Questão 14 - (FGV/2006)
  
No mês de julho de 2005, o grupo dos 7 países mais ricos do mundo concordou em aumentar para 50 bilhões de dólares a ajuda humanitária para o continente africano. Sobre essa ajuda, leia o depoimento a seguir:
“Se os países ricos e a ONU continuarem a agir como babás, os africanos se tornarão uns inúteis que não sabem fazer nada”.
James Shikwati – economista queniano.(Veja, edição 1917, ano 38, n.º 32, 10.08.05)

Essas informações e os conhecimentos sobre a África permitem afirmar que:
a)   o depoimento do economista queniano reflete os problemas do norte da África, mas para a porção subsaariana, a ajuda humanitária poderá ter reflexos sociais imediatos.
b)   os problemas socioeconômicos da África devem ser resolvidos a partir de políticas nacionais que promovam o crescimento econômico e a distribuição da riqueza interna.
c)   a decisão do G7 é coerente com as necessidades de retomar o crescimento econômico africano; o depoimento do queniano revela-se contrário ao processo de globalização.
d)   a decisão atual repete a história, pois ao final dos anos de 1960, a Aliança para o Progresso, desenvolvida pelos Estados Unidos, tinha os mesmos objetivos humanitários, só que destinados à América Latina.
e)   o depoimento do queniano ignora o fato de que, se a decisão do G7 estivesse relacionada a investimentos financeiros, estes atenderiam grande parte da população, o que reduziria a desigualdade existente.

Questão 15 - (UFMS/2006)
  
O continente africano é marcado por contradições. Apesar de rico em recursos minerais, hidroelétricos, culturais e possuidor de vastas áreas potencialmente agricultáveis, a fome e a guerra, freqüentemente, o assolam. Sobre o continente africano, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01. Entre os rios Limpopo e Vaal, encontra-se a rica região do Transbaal, a mais industrializada do continente.
02. Na porção ocidental do continente, destacam-se as plantações de produtos tropicais em grandes propriedades monocultoras.
04. Os cultivos mediterrâneos despontam no extremo sul do continente, sobretudo nas áreas irrigadas do vale do Nilo.
08. A Nigéria, país mais populoso e povoado do continente, possui predomínio de população branca e é grande produtora mundial de petróleo.
16. A Etiópia, país populoso, muito pobre, é marcada por secas, agricultura primitiva e elevada mortalidade causada pela fome.




quarta-feira, 20 de março de 2013

Atividade em sala: 1º ano - Colégio Meta Jd. Europa


Questão 01)
 
Observe atentamente o gráfico abaixo:

IBGE: Censo Demográfico 2010 Características da população e dos domicílios.
 Resultados do universo. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/
caracteristicas_da_populacao/resultados_do_universo.pdf

Com base nele e em seus conhecimentos, responda:

a)     Desde a década de 1970, a população rural brasileira está diminuindo em termos relativos. Procure explicar esse fenômeno.
b)    O ritmo de crescimento da população urbana vem diminuindo significativamente desde a década de 1960. Procure explicar esse fenômeno.
c)     O processo de urbanização da sociedade brasileira ainda estava em curso entre 2000 e 2010? Justifique sua resposta.

Questão 02)
 
Observe os gráficos.

Com base nos gráficos e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

a)    Em função de políticas de reforma agrária levadas a cabo no Norte do país, durante as últimas décadas, a população rural da região superou, timidamente, sua população urbana.
b)    O aumento significativo da população urbana do Sudeste, a partir da década de 1950, decorreu do desenvolvimento expressivo do setor de serviços em pequenas cidades da região.
c)    O avanço do agronegócio no Centro-Oeste, a partir da década de 1970, fixou a população no meio rural, fazendo com que esta superasse a população urbana na região, a partir desse período.
d)    Em função da migração de retorno de nordestinos, antes radicados no chamado Centro-Sul, a população urbana do Nordeste superou a população rural, a partir da década de 1970.
e)    A maior industrialização na região Sul, a partir dos anos 1970, contribuiu para um maior crescimento de sua população urbana, a partir desse período, acompanhado do decréscimo da população rural.

Questão 03)
 
Em setembro de 2012, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios) referentes a 2011. A distribuição da porcentagem de domicílios ligados à rede de esgotos é mostrada no mapa apresentado a seguir.
      
Porcentagem de domicílios servidos por redes de esgotos – 2011

(http://noticias.uol.com.br/infograficos/2012/09/21/o-perfil-do-
domiciliosbrasileiros- segundo-a-pnad.htm Acesso em 02/10/2012)

A partir das informações do mapa, conclui-se corretamente que

a)    os estados mais populosos são os mais carentes de infraestrutura.
b)    a infraestrutura de saneamento é homogênea na região Norte.
c)    os estados litorâneos apresentam maior equipamento urbano.
d)    o déficit de rede de esgotos é maior nas regiões mais urbanizadas.
e)    a desigualdade socioeconômica entre os estados ainda é grande.

Questão 04)
 
Os migrantes tiveram um papel fundamental na expansão das atividades econômicas e na organização do espaço brasileiro. Desde a década de 1930, fluxos migratórios cruzaram o país nas mais diversas direções. Neste início do século XXI, um dos movimentos mais significativos da população migrante é

a)    a marcha para o Centro-Oeste do país, em busca de fronteiras agrícolas.
b)    o retorno aos estados de origem, principalmente do Sudeste para o Nordeste.
c)    a de pequenos agricultores em direção às terras da Campanha Gaúcha.
d)    em direção à cidade de São Paulo, após sua transformação em cidade global.
e)    o do êxodo rural acelerado no Centro-Oeste, em direção à Brasília.

Questão 05)
 
A população brasileira é formada por vários grupos étnicos, entre eles, índio, branco, negro e amarelo. A miscigenação desses grupos deu origem à diversificação étnica atual do Brasil.

Analise a veracidade (V) ou a falsidade (F) das afirmativas abaixo, sobre a população brasileira.

(  )   Os descendentes de atlanto-mediterrâneos formam a menor parte da população brasileira. O grupo é constituído por portugueses, suíços, ingleses, franceses e holandeses, sendo os últimos representados por um número muito reduzido no total da população.
(  )   A lei Afonso Arinos, de 1951, proibia a discriminação racial no país. Era uma lei branda, pois tratava essa questão como contravenção penal: bastava que o infrator pagasse uma multa para livrar-se da acusação e da prisão.
(  )   Na década de 1970, foi fundado o Movimento Negro Unificado (MNU), e, nas décadas de 1980 e 1990, ocorreu a reafirmação do movimento negro por meio da organização e mobilização. Rap, hip hop e break, por exemplo, são manifestações artísticas contestatórias para mexer com os referenciais de beleza, apoiados no modelo branco.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.

a)    V – F – F
b)    F – V – F
c)    V – F – V
d)    F – V – V
e)    V – V – F

Questão 06)
 
Com relação à população brasileira, assinale a alternativa correta.

a)    O êxodo rural é uma modalidade de migração que vem ocorrendo em nosso país com pequena intensidade, o que tem preocupado muito pouco as autoridades brasileiras.
b)    A população brasileira economicamente ativa revela marcante equilíbrio entre a participação dos sexos masculino e feminino, embora as mulheres venham diminuindo sua proporção no total dessa população.
c)    A distribuição de renda, no Brasil, é bastante equitativa, embora a pobreza e a riqueza sejam fenômenos comuns em todo o mundo.
d)    A população brasileira distribui-se de forma irregular pelo espaço, alternando áreas de elevadas densidades demográficas, como o litoral, com outras praticamente vazias, a exemplo da Amazônia.
e)    O contínuo aumento nas taxas de crescimento vegetativo, verificado em nosso país, é um fenômeno comprovado pelos últimos censos.

Questão 07)
 
Sobre demografia, métodos básicos para determinação do número de habitantes e crescimento populacional, com destaque para o Paraná e Brasil, assinale o que for correto.

01.  O número de habitantes de uma cidade, estado ou país pode ser determinada através de censo ou recenseamento, que é a contagem direta da população, e que no Brasil se faz através do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a cada dez anos, sendo o último realizado em 2010.
02.  Estimativas por meios de levantamentos e cálculos, e projeções realizadas com base nas tendências das taxas demográficas de um país podem ser feitas para se determinar a sua população. No Brasil, estimativas são efetuadas em épocas entre um censo e outro.
04.  Os fatores relevantes para o aumento populacional recente do Paraná foram o crescimento natural, com elevada taxa de natalidade e baixa taxa de mortalidade, as migrações internas e a imigração, com entrada de elevado número de imigrantes estrangeiros recentemente no estado.
08.  A demografia consiste no estudo científico das populações humanas com o propósito de classificá-las e determinar a sua distribuição por um determinado território.
16.  A população absoluta do Paraná, isto é, a relação entre o número de habitantes e a sua área territorial, pelo censo de 2010, ficou por volta de 52 hab/km2.