Em 2014 será realizado no nosso país a Copa do Mundo de Futebol. Um evento esportivo em que o mundo aguarda ansiosamente quatro anos para poder vibrar com a seleção de seu país. E no Brasil não é diferente. Nós somos conhecidos como o país do futebol. Durante esse evento, o Brasil para diante as TV’s para torcer por um bom resultado dentro de campo.
É nesse período que nós temos orgulho de sermos brasileiros. Compramos bandeiras, camisetas verde-amarelo, pintamos ruas e casas, dentre outros. E quando a copa acaba? Será que continuamos com esse espírito patriota? No Brasil isso não acontece, voltamos todos ao nosso velho costume: falar mal do nosso país.
Em países como os Estados Unidos, por exemplo, a população é extremamente patriota, ou seja, tem realmente um amor ao país. Uma lei sancionada no século passado “obriga” que todo o filme produzido em território estadunidense apareça no mínimo em uma cena, a bandeira nacional. Os cineastas não ficaram preocupados com isso, pois já era comum aparição desse símbolo do poder dos Estados Unidos, pois lá sim, há um verdadeiro amor ao país.
Em países da Europa, como o caso de Portugal ou Espanha, é comum, na grande maioria das casas, os morados terem bandeiras de seus países guardadas, pois se caso for preciso utilizá-la, lá estará. E isso não foi uma imposição de governo, a própria população teve a consciência que se deve respeito ao país.
No Brasil, o único período que se possa encontrar uma bandeira nacional nas casas é esses como agora, época de copa do mundo. Portando, devemos levar mais a sério a questão de sermos patriotas. O Brasil precisa de pessoas mais amorosas a si mesmo.
Professor Hudson de Paula,
Geografia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário