Observe abaixo outras conferências sobre o meio ambiente:
Conferências sobre Meio Ambiente
*Protocolo de Montreal (1987) – erradicação gradual da produção mundial do CFC
*ECO 92 (RJ) – conservação da biodiversidade e exploração econômica sustentável assinatura da Convenção Climática (reduzir a emissão dos gases que provocam o aquecimento do planeta) e da Convenção da Biodiversidade
*Protocolo de Kyoto (1997) – corte de 5,2% na emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa (entre 2008 e 2012) em relação aos índices de 1990. Posteriormente aceita-se um abrandamento (“sumidouros” de carbono – florestas capazes de absorver o CO2) em que os países com florestas podem utilizá-las como crédito caso não consigam cumprir sua meta de redução nas emissões de dióxido de carbono. No entanto, os EUA, e recentemente a Austrália, confirmaram que não irão assinar e cumprir os acordos estabelecidos pelo Protocolo de Kyoto.
A ECO 92 foi realizada no Rio de Janeiro e discutiu especialmente o desenvolvimento sustentável e, ao seu lado, o conceito de eco desenvolvimento. A situação é complicada porque envolve aspectos aparentemente contraditórios e sem possibilidades de serem conciliados. Sociedades humanas necessitam do crescimento econômico e do progresso, precisam ter acesso aos recursos do planeta e serem beneficiados por eles. Seus problemas sócio-econômicos precisam ser solucionados. No entanto, a exploração dos recursos do planeta deve ser feita de maneira a não comprometer o meio ambiente. Observe abaixo as medidas necessárias para enfrentar a questão ambiental:
Medidas necessárias:
*compatibilizar crescimento econômico e proteção ambiental evidentemente não há uma receita pronta para essa questão, mas não se pode pensar apenas no crescimento econômico desenfreado, assim como não é possível se pensar em deixar a natureza intocada.
*promover o eco desenvolvimento explorar os recursos naturais sem promover seu esgotamento, preservando-os para as gerações futuras.
*resolver o conflito entre o Norte Rico e o Sul Pobre os países ricos do Norte freqüentemente acusam os países pobres do Sul de prejudicarem o meio ambiente pelo despejo de esgoto nas fontes de água sem qualquer tratamento, pelo destino inadequado dado ao lixo e pela destruição das reservas florestais. Tais fatos realmente ocorrem. Enquanto isso, os países pobres do Sul acusam os países ricos do Norte de serem os maiores poluidores do planeta devido ao elevado nível de consumo e desperdício, à grande produção de lixo e à grande emissão de resíduos tóxicos pela queima de combustíveis fósseis. Isso também ocorre. Assim, enquanto ambos se acusam, adiam a aplicação das medidas efetivas de controle e preservação ambiental e transferem um para o outro a responsabilidade pelos cuidados ambientais.
*estabelecer metas e prazos para redução na emissão de poluentes alguns problemas ambientais requerem uma atuação mais urgente para que não se tornem insolúveis no futuro. Um exemplo são os programas de redução e eliminação do uso do CFC que compromete a camada de ozônio. No entanto, pouco se avançou na questão do efeito estufa não se observando a esperada redução na queima dos combustíveis fósseis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário