Estado, do latim status, modo de estar, situação, condição. Segundo o Dicionário, designa "conjunto das instituições (governo, forças armadas, funcionalismo público etc.) que controlam e administram uma nação"; "país soberano, com estrutura própria e politicamente organizado".
É organizada política, social e juridicamente, ocupando um território definido, normalmente onde a lei máxima é uma Constituição escrita, e dirigida por um governo que possui soberania reconhecida tanto interna como externamente. Um Estado soberano é sintetizado pela máxima "Um governo, um povo, um território".
Nação, do latim natio, de natus (nascido), é a reunião de pessoas, geralmente do mesmo grupo étnico, falando o mesmo idioma e tendo os mesmos costumes, formando assim, um povo, cujos elementos componentes trazem consigo as mesmas características étnicas e se mantêm unidos pelos hábitos, tradições, religião, língua e consciência nacional.
Estado-nação Chama-se Estado-nação ou nação-Estado quando um território delimitado é composto por um governo e uma população de composição étnico-cultural coesa, quase homogênea, sendo esse governo produto dessa mesma composição. Isto ocorre quando as delimitações étnicas e políticas coincidem. Nestes casos, normalmente, há pouca emigração (é o ato e o fenômeno espontâneo de deixar seu local de residência para se estabelecer numa outra região ou nação) e imigração (Considera-se como imigração o movimento de entrada, com ânimo permanente ou temporário e com a intenção de trabalho e/ou residência, de pessoas ou populações, de um país para outro) poucos membros de minorias étnicas, e poucos membros da etnia dominante a viver além fronteiras.
Atualmente, muitos países vivem em conflitos territoriais, principalmente na região do Oriente Médio (junção de países da África, Europa e Ásia). Para muitos desses países, território significa algo santa, ou seja, foi deixado por seu deus. Mas porque isso não ocorre no nosso país?
EBA UMA MANEIRA DE ESTUDAR PARA AS PROvas so q em casa
ResponderExcluir