quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Blocos econômicos - lista de exercícios

Questão 01 - (ESCS DF/2013)
 
O século XXI inicia-se com uma grave crise econômica e política que coloca em situação de perigo o bloco geoeconômico da União Europeia. Entre outros fatores geradores dessa crise, inclui-se

a)    a disputa comercial entre França e Alemanha, as duas principais economias industriais do bloco.
b)    o elevado endividamento da economia de nações como Grécia, Portugal e Espanha, o qual produziu reflexos nos diversos países do bloco.
c)    a imposição de restrições à livre circulação de pessoas entre os países da Europa Ocidental e os recém-integrados países do Leste Europeu.
d)    a concorrência de produtos industriais de países que não pertencem ao bloco, como a China e os EUA, o que provocou desemprego e fechamento de empresas.
e)    a não adesão do Reino Unido e da Dinamarca à política da moeda única, o euro.

Questão 02 - (Fac. Direito de Franca SP/2013)
 
A crise econômica que atualmente afeta a Europa

a)    provocou, entre outros desdobramentos, um maior equilíbrio financeiro entre os países da União Europeia.
b)    derivou, entre outros fatores, do elevado endividamento público em alguns países da União Europeia.
c)    provocou, entre outros desdobramentos, o fim do euro, moeda única utilizada nos países da União Europeia.
d)    derivou, entre outros fatores, do estabelecimento de um pacto fiscal entre os países da União Europeia.
e)    provocou, entre outros desdobramentos, forte ampliação do crédito para pessoa física nos países da União Europeia.

Questão 03 - (UNIFOR CE/2013)
 
A Zona Euro ou oficialmente Área do Euro (também referenciada como Eurozona, Euro-Área ou ainda Eurolândia) refere-se a uma união monetária dentro da União Europeia, englobando alguns estadosmembros que adotaram oficialmente o euro como moeda comum. Assinale a alternativa CORRETA.

a)    Os dez países da União Europeia que inicialmente adotaram o Euro como moeda oficial são: Bulgária, Dinamarca, Hungria, Letônia, Lituânia, Polônia, Romênia, Reino Unido, República Checa e Suécia.
b)    A entidade máxima que regula toda a política monetária da Zona do Euro é o Banco Central Europeu, sediado em Frankfurt, Alemanha.
c)    O principal país europeu que não adotou o euro como moeda oficial é a Alemanha, razão pela qual atualmente é a menos afetada pela crise econômica.
d)    Com o crescimento da adesão de novos países ao euro, especialmente os oriundos da antiga União Soviética, foi estabelecido o dia 01.01.2014 como data-limite para novas adesões.
e)    A Grécia, que passou a adotar o euro como moeda em 1º de janeiro de 2001, foi o primeiro país a deixar a Zona do Euro, afundada em uma grave crise econômica.

Questão 04 - (UEPA/2013)
 
Desde o final das grandes Guerras Mundiais vem se difundindo a ideia da formação dos blocos econômicos, materializado na CECA ( Comunidade Europeia do Carvão e do Aço) que se expandiu na economia continental, tornando-se posteriormente na Comunidade Econômica Europeia – CEE. De lá para cá os blocos econômicos se estruturaram e se ampliaram, porém, sob o peso das diferenças socioeconômica internas. Do assunto em questão destaca-se:

a)    a integração regional proposta pelos blocos econômicos tem por objetivo fortalecer o poder dos Estados nacionais, minorando , desta forma, a área das relações comerciais.
b)    o NAFTA constitui o bloco de maior integração, em especial no contexto econômico, social e cultural, haja vista que os seus membros formadores possuem a mesma origem colonial (anglo-saxônica e a mesma dinamicidade econômica.
c)    a União Europeia, originada da antiga Comunidade Econômica Europeia (CEE), enfrenta nos dias atuais crises de origens diversas que atingem em especial, os países do antigo Leste Europeu.
d)    no contexto latino-americano o grande destaque é o MERCOSUL, cujos membros se harmonizam geopoliticamente, com fortes parcerias na comercialização de recursos naturais, em particular o gás, o petróleo e os recursos hídricos.
e)    a cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC), integrada por países tanto da Ásia como da América, soma grande parte da produção industrial mundial, contudo, apresenta gritantes diferenças socioeconômicas no contexto intra blocos.

Questão 05 - (UEPA/2013)
 
A indisciplina fiscal e o descontrole das contas públicas em países da Zona do Euro, em particular na Grécia, Itália, Espanha e Portugal arrastam a União Europeia, considerada no atual contexto da economia-mundo o bloco de maior integração econômica, para uma grave crise financeira. Do assunto, é verdadeiro afirmar que:

a)    a tendência é o alastramento da crise para os demais países do bloco, fato relacionado à utilização da moeda única, o Euro, que passa por um período de crescente desvalorização, por todos os países que compõem o bloco.
b)    a Alemanha é um país que possui expressiva capacidade de enfrentamento da crise, sua força econômica faz do seu território destino para milhões de imigrantes, não só oriundos dos países do antigo leste europeu mas também vindos dos países mediterrâneos ora em crise.
c)    um dos mais graves problemas desta crise diz respeito ao desemprego tanto estrutural como conjuntural, que atinge indistintamente, na mesma proporção, todos os países que compõem a Zona do Euro.
d)    passam ao largo desta crise os países que compõem o Espaço Schengen, que constitui um acordo entre países, permitindo a livre circulação de seus habitantes em seus territórios, sem nenhum controle de fronteira.
e)    com a criação do Espaço Schengen (composto apenas pelos países da Zona do Euro), a União Europeia investiu em tecnologia para reforçar a fronteira com os países de fora do bloco e impedir a entrada de imigrantes ilegais como forma de diminuir o desemprego e impedir o colapso do Euro.

Questão 06 - (UEM PR/2012)
 
No processo de integração da economia mundial, uma das principais tendências tem sido a formação de blocos macrorregionais. No caso da política de integração europeia, isso ocorreu em etapas e com a criação de organismos supranacionais. Sobre esse tema, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01.  Na década de 1940, houve a união alfandegária formada pela Bélgica, Holanda e Luxemburgo (Benelux), visando ao estímulo do comércio mediante a eliminação das barreiras alfandegárias.
02.  Na década de 1950, constituiu-se o Mercado Comum Europeu (MCE), contando inicialmente, entre os países membros, com Benelux e mais a França, a Alemanha Ocidental e a Itália.
04.  Na década de 1960, os países escandinavos, com o objetivo inicial de coordenar a produção da pesca e de seus derivados, criaram uma comunidade europeia específica, a Comunidade Europeia da Pesca (CEP).
08.  A Associação Europeia de Livre Comércio (ALEC) foi criada na década de 1970 pela Suíça, Áustria e por Liechtenstein, visando a uma comunidade menor, aos moldes do CEP.

16.  Na década de 1990, foi criada a União Europeia (UE), sobre as bases do MCE, que reuniu, na década seguinte, muitos países da Europa Oriental.
MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de.
Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, Atual, 2007. p. 241.

a)    Identifique os blocos econômicos 1, 2 e 3, respectivamente assinalados no mapa.
b)    Cite e explique duas vantagens que justifiquem a formação dos blocos econômicos no processo de globalização.

Questão 08 - (UFCG PB/2009)
 
União Europeia, Nafta, Mercosul, Apec, Pacto Andino são alguns exemplos de blocos econômicos regionais definidos pelo processo de integração econômica entre países. “Na realidade, esses mercados internacionais constituem um dos caminhos ou etapas da globalização, da interdependência crescente de todos os países e povos do mundo, de uma ampliação de mercados, entre outros”.
(VESENTINI, J.W. Geografia: geografia geral e do
 Brasil. São Paulo: Ática, 2005, p. 210).

Em relação ao Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta), assinado em 1993, que representa a progressiva integração econômica entre os EUA, o Canadá e o México, é correto afirmar que:

a)   Abriu, progressivamente, as fronteiras entre os países membros, facilitando a livre circulação de mercadorias, serviços e mão-de-obra entre eles.
b)   Aproximou os padrões e os níveis de consumo da população mexicana aos padrões e níveis de consumo das populações estadunidense e canadense.
c)   Desestruturou a agricultura mexicana. Com a criação desse bloco, os produtos agrícolas dos EUA (subsidiados, isentos de impostos e vendidos a preços inferiores aos praticados no mercado interno mexicano) inundaram o México, provocando o abandono de terras cultivadas, o desemprego de milhares de camponeses, a emigração de milhares de agricultores para os EUA, a elevação das importações mexicanas de produtos agrícolas etc.
d)   Transformou o México no principal parceiro comercial do Canadá, que, dessa forma, deixou de ser o “quintal” do Reino Unido, com quem mantinha a maior parte de suas relações comerciais antes do bloco.
e)   Intensificou a transferência das fábricas maquiladoras dos EUA para a região metropolitana da Cidade do México. A instalação dessas fábricas nessa aglomeração urbana aprofundou a concentração territorial da indústria e da população mexicanas.

Questão 09 - (UESC BA/2009)
 
A política de imigração dos Estados Unidos tem sofrido alterações, desde o 11 de Setembro. Co-participantes do Nafta (Tratado Norte-americano de Livre Comércio), juntamente com o Canadá, o México e os Estados Unidos, continuam enfrentando problemas em relação à política de imigração.

Sobre o Nafta e as relações México x Estados Unidos, atualmente, pode-se afirmar que a:

01. fronteira seca entre o México e os Estados Unidos visa, sobretudo, impedir a entrada de cidadãos mexicanos no território norte-americano, porque esses imigrantes são responsáveis pela maioria dos delitos que ocorrem no país, tornando-se uma ameaça à segurança nacional.
02. participação do México no Nafta não conseguiu diminuir a concentração de renda nem eliminar a excludência social do país.
03. entrada do México no Nafta aqueceu a economia do país, possibilitou o pagamento das dívidas externa e interna, graças ao equilíbrio alcançado pela balança comercial.
04. construção do Muro da Segregação na fronteira do México com os Estados Unidos aconteceu após o 11 de Setembro, depois das modificações ocorridas na política de imigração norte-americana.
05. característica que difere o Nafta do Mercosul é o fato de o primeiro ser formado por países que se encontram no mesmo estágio de desenvolvimento, enquanto o último agrega países ricos, emergentes e pobres.

Questão 10 - (UCS RS/2013)
 
Em 26 de março de 1991, ocorreu um processo de integração entre alguns países da América do Sul, o que possibilitou a criação do Mercosul, formado por quatro países (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai), que assinaram o Tratado de Assunção, iniciando o processo de formação do Mercado Comum do Sul. Em junho de 2012, o Presidente Fernando Lugo foi deposto por meio de impeachment, devido a crises que ocorreram em seu país. A deposição do presidente abriu oportunidade para a inclusão, no Mercosul, do país governado por Hugo Chaves.

Observe o mapa abaixo.
(SIMIELLI, M. E. Geoatlas. São Paulo: Ática, 2004. p. 37.)

Assinale a alternativa que contenha as letras correspondentes aos países governados, respectivamente, por Fernando Lugo e Hugo Chaves.

a)    A C
b)    C D
c)    A E
d)    B D
e)    E F

Questão 11 - (Unicastelo SP/2013)
 
Observe a charge.
A charge faz referência

a)    ao surgimento de economias emergentes no conjunto dos países subdesenvolvidos, em contraste com a estagnação econômica dos países desenvolvidos.
b)    aos resultados das políticas de auxílio dos países desenvolvidos aos países subdesenvolvidos, criando economias fortes e competitivas.
c)    ao domínio cultural dos países desenvolvidos sobre os subdesenvolvidos, mesmo com a redução do poderio econômico, em razão da perda de empregos.
d)    ao surgimento dos países não alinhados, que discordam das orientações políticas e econômicas dos países desenvolvidos, por considerá-las ultrapassadas.
e)    à necessidade dos países desenvolvidos de importar mão de obra dos países subdesenvolvidos, em razão do envelhecimento de suas populações.

Questão 12 - (UNIFOR CE/2013)
 
Os blocos comerciais são um tipo de acordo entre países, no qual barreiras ao comércio são reduzidas ou eliminadas entre os estados participantes. O Mercosul, como é conhecido o Mercado Comum do Sul, constitui exemplo de bloco comercial, formado por países da América do Sul. Sobre o Mercosul, assinale a alternativa correta.

a)    Após a formação do Mercosul, desapareceram os conflitos de interesses comerciais entre os seus países membros.
b)    Entre os países membros do Mercosul, estão Argentina, Brasil, Venezuela, Colômbia e Uruguai.
c)    O objetivo principal do Mercosul é introduzir uma moeda comum nos países membros, a fim de reduzir a inflação observada em tais países.
d)     recente entrada da Venezuela no Mercosul só foi possível graças à suspensão temporária da participação do Paraguai, país cujo legislativo era contrário à admissão do país de Hugo Chavez.
e)    O Mercosul foi criado em 2001, com a assinatura do Tratado de Buenos Aires, sendo hoje o segundo maior bloco econômico da América do Sul.

Questão 13 - (PUC MG/2013)
 
O ingresso da Venezuela no MERCOSUL, ocorrido no dia 31 de julho de 2012, vai proporcionar uma dimensão geopolítica inédita para o bloco. Essa é a primeira ampliação do MERCOSUL desde sua criação, em 1991. O processo de adesão se arrastava desde 2006 e só foi possível com a suspensão do Paraguai, em razão da destituição do Presidente Fernando Lugo. Sobre a entrada da Venezuela, todas as afirmativas são corretas, EXCETO:

a)    A Venezuela é a segunda mais importante economia da América do Sul, com parque industrial moderno e diversificado e forte atividade agroindustrial. Em virtude disso, sua entrada pode representar um elemento de desestabilização para as demais economias integrantes do bloco.
b)    A Venezuela constitui importante mercado consumidor para os países que integram o bloco, além de possuir gigantescas jazidas de petróleo, o que pode ser elemento bastante positivo para a economia regional.
c)    A entrada da Venezuela tornou-se grande problema diplomático nos últimos anos, já que o senado paraguaio era o único dos quatro países integrantes que se opunha à aprovação da integração do país ao bloco. Os parlamentos do Brasil, Argentina e Uruguai já haviam aprovado a medida.
d)    Com a entrada da Venezuela, o MERCOSUL passa a se estender do Caribe ao extremo sul do continente sul-americano. Além de sua enorme extensão territorial, o MERCOSUL torna-se uma das maiores economias do planeta, com grande diversificação de bens e produtos produzidos, grande mercado consumidor e importante participação na produção petrolífera mundial.

Questão 14 - (UDESC SC/2012)
 
O novo rearranjo, ou a nova ordem mundial, tem imprimido uma série de modificações ao mundo contemporâneo. Uma dessas mudanças é a aglomeração de alguns países em blocos. Sobre os blocos econômicos, pode-se afirmar:

a)    ALCA significa Área de Livre Comércio das Américas, e envolve somente os países do Mercosul.
b)    A ALCA é a união do Nafta com o MERCOSUL, para fazer frente aos avanços da Comunidade Europeia.
c)    Fazem parte do Tratado de Livre Comércio da América do Norte – NAFTA o Canadá, o México e os Estados Unidos.
d)    Os EUA recusaram-se a fazer parte do MERCOSUL, pois amargam o maior déficit da balança comercial de sua história, algo em torno de US$ 200 bilhões.
e)    A ALCA é uma proposta de Fidel Castro no sentido de criar uma área de livre comércio do Alasca à Terra do Fogo.

Questão 15 - (PUC MG/2012)
 
Os blocos econômicos existentes no mundo são classificados a partir dos acordos estabelecidos entre eles e podem ser agrupados em zonas de preferência tarifária, zonas de livre comércio, uniões aduaneiras, mercado comum ou união econômica e monetária. O MERCOSUL é atualmente considerado como uma união aduaneira, porque:

a)    reúne os países através de acordos comerciais que visam exclusivamente à redução ou eliminação de tarifas aduaneiras entre os paísesmembros do bloco.
b)    além de reduzir as tarifas aduaneiras entre si, procura estabelecer as mesmas tarifas de exportação e importação, a TEC (Tarifa Externa Comum) para o comércio internacional fora do bloco.
c)    além de eliminar as tarifas aduaneiras internas e adotar tarifas comuns para o mercado fora do bloco, permite a livre circulação de pessoas, mão de obra, capitais e todo tipo de serviços entre os países-membros.
d)    além de garantir a livre circulação de mercadorias, pessoas, capitais e força de trabalho, promove a unificação econômica e monetária.

Questão 16 - (UNESP SP/2012)
 
Ao longo dos seus mais de vinte anos de existência, o Mercosul sofreu transformações institucionais e alterações no conjunto de países que compõem o bloco. Além dos países que fundaram o bloco em 1991 (países signatários do Tratado de Assunção), foram posteriormente incorporados ao bloco outros países, qualificados como associados. Podem ser mencionados como exemplos de país fundador e de país associado, respectivamente,

a)    Argentina e Paraguai.
b)    Bolívia e Brasil.
c)    Paraguai e Chile.
d)    Venezuela e Uruguai.
e)    Chile e Bolívia.

GABARITO:

1) Gab: B
2) Gab: B
3) Gab: B
4) Gab: E
5) Gab: B
6) Gab: 19
7) Gab: discursiva.
8) Gab: C
9) Gab: 02
10) Gab: C
11) Gab: A
12) Gab: D
13) Gab: A
14) Gab: C
15) Gab: B
16) Gab: C

Colégio Meta (Vila Boa) - BRICS - 2º ano

Questão 01 - (PUC MG/2013)
 
O termo BRIC foi concebido, em 2001, por uma equipe de pesquisadores do banco americano Goldman Sachs, que elaborou um estudo sobre estimativas de evolução dos mercados, da produção e da demografia na ordem econômica mundial. Segundo esse estudo, no decorrer das próximas décadas, Brasil, Rússia, Índia e China deverão ascender ao topo do ranking das maiores economias do planeta, desbancando potências como o Japão e Alemanha. Recentemente a África do Sul passou a integrar os BRIC. O quadro abaixo apresenta os prós e os contras dos quatro países (identificados por letras), que formaram inicialmente o grupo dos BRIC, de acordo com estudo publicado em revista de circulação nacional.

BRIC - PRÓS E CONTRAS


Alguns fatores que impulsionam a expansão econômica de cada um dos quatro integrantes iniciais dos BRIC e problemas que podem atrapalhar o crescimento desses quatro países emergentes
Fonte: Revista Exame. Setembro de 2009.

Marque a alternativa que identifica de forma CORRETA esses países, na sequência do quadro.

a)    China, Brasil, Índia e Rússia
b)    Brasil, China, Rússia e Índia
c)    China, Rússia, Índia e Brasil
d)    Rússia, Índia, China e Brasil

Questão 02 - (UNIRG TO/2013)
 
O conceito de BRICS foi originalmente formulado pelo economista-chefe da Goldman Sachs, Jim O´Neil, em estudo de 2001, intitulado Building Better Global Economic. Em 2006, o conceito deu origem a um agrupamento de fato, incorporado à política externa dos países envolvidos. A sigla BRICS, atualmente, remete

a)    à identificação dos países que compunham o grupo antes chamado de “Tigres Asiáticos”.
b)    às iniciais dos nomes dos países que compõem o bloco de relações internacionais do Cone Sul.
c)    à identificação dos países que formam o mercado econômico das ex-repúblicas soviéticas.
d)    às iniciais dos nomes dos quatro países objeto do citado estudo, mais a África do Sul.

Questão 03 - (UNIUBE MG/2013)
 
A sigla “BRIC” foi criada em 2001 pelo economista americano Jim O’Neil para indicar as quatro maiores potências emergentes no mundo que deveriam ser priorizadas pelos investidores. Posteriormente, tornou se um grupo de cooperação diplomática e econômica, contando com a adesão da África do Sul, potência regional média. Porém, o grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) ainda não superou o G7 (EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá) no PIB mundial, conforme se observa no gráfico.
“Pela primeira vez desde 1880, os países ricos representam menos de 50% da produção mundial e o centro da gravidade da economia global toma o rumo sul”. (Carta na Escola, nº 39, setembro de 2009). Um dos movimentos geopolíticos atuais e que dá sentido à afirmação acima se refere aos BRIC:

De acordo com o texto e com o gráfico, assinale a alternativa CORRETA a respeito dos países que compõem o BRICs:

a)    É o conjunto dos países denominados emergentes que vêm apresentando crescimento econômico inferior à média mundial nos últimos anos.
b)    Esse grupo de países é dotado de grande população e extensão territorial, porém, com escassos recursos naturais, fato que poderá dificultar a concretização da aliança.
c)    Os países que o constituem possuem, em comum, disponibilidade de recursos naturais e forte atração de investimentos nas áreas de mercado interno e infraestrutura.
d)    Trata se de um novo Bloco Político Econômico de poder, que atualmente supera os países ditos desenvolvidos no contexto econômico mundial.
e)    Constitui um rearranjo da geopolítica, em que os países que o integram reivindicam maior influência e uma realocação de suas posições exclusivamente no plano político mundial.

Questão 04 - (UERJ/2012)
 
Os líderes dos países que integram os Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – encerraram seu terceiro encontro com um comunicado em que pedem conjunta e explicitamente, pela primeira vez, mudanças no Conselho de Segurança das Nações Unidas. O texto defende reformas na ONU para aumentar a representatividade na instituição, além de alterações no Fundo Monetário Internacional e no Banco Mundial. Para os líderes dos Brics, a reforma da ONU é essencial, pois não é mais possível manter as formas institucionais erguidas logo após a Segunda Guerra Mundial.
Adaptado de O Globo, 15/04/2011

Uma das principais mudanças no contexto internacional contemporâneo que se relaciona com as reformas propostas pelos Brics está indicada em:

a)    afirmação da multipolaridade
b)    proliferação de armas atômicas
c)    hegemonia econômica dos E.U.A.
d)    diversificação dos fluxos de capitais

Questão 05 - (UFPR/2012)
 
O termo BRICS tem sido utilizado para designar os países Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Sobre esses países, é correto afirmar que:

a)    formam um bloco econômico que, a exemplo do Mercosul e da União Europeia, estão estabelecendo um conjunto de tratados e acordos visando a integração da economia.
b)    são considerados países emergentes, embora possuam diferenças expressivas entre si, no que diz respeito a população, território, recursos naturais e industrialização.
c)    sua importância como bloco econômico e político tem reformulado a geopolítica mundial e rivalizado com outras entidades supranacionais, a exemplo da ONU.
d)    Uma das suas características é a semelhança no regime político adotado, mostrando que o mundo ainda se divide por questões de natureza ideológica.
e)    sua emergência como bloco foi consequência da alta capacidade em articular necessidades globais com interesses regionais, acima dos interesses econômicos e políticos.

Questão 06 - (UFTM MG/2012)
 
Hoje, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul compartilham situações econômicas comuns e já demonstram capacidade para tornarem-se grandes economias no futuro. Assinale a alternativa que apresenta uma característica comum entre esses países.

a)    níveis de importação maiores que os de exportação.
b)    altos investimentos em matriz energética alternativa.
c)    ascensão da classe média.
d)    aumento demográfico na área rural.
e)    moderna organização da rede de transporte hidroviário.

Questão 07 - (FAMECA SP/2012)
 
Observe a imagem a seguir.
(http://sandromeira12.files.wordpress.com/2011/04/bric.jpg?w=468&h=449)

A imagem faz referência

a)    ao conjunto de países emergentes, agrupados na sigla BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) e com algumas características em comum, dentre elas a grande extensão territorial e o mercado interno em expansão.
b)    à importância da mão de obra para o sucesso da economia de alguns países pobres. China e Índia estão na parte superior do grupo em razão de possuírem maior população.
c)    ao retorno do protecionismo na economia mundial, representado pela construção de um muro, capitaneado pela China e alguns países emergentes.
d)    à formação do G20, grupo de países que lutam pela abertura dos mercados agrícolas dos países ricos, que é liderado por quatro grandes produtores agrícolas: China, Índia, Rússia e Brasil.
e)    ao novo modelo de crescimento da economia mundial, baseado na expansão do consumo interno dos países com grande população, com destaque para os quatro maiores: China, Índia, Brasil e Rússia.

Questão 08 - (PUC MG/2012)
 
A análise do gráfico ilustra de forma clara alguns aspectos da ordem econômica mundial na atualidade. A afirmativa que melhor expressa o processo representado é:
www.cartanaescola.com.br

a)    O crescimento econômico surpreendente observado nas economias da China e da Índia, a retomada econômica do Brasil e as reformas econômicas na Rússia constituem na atualidade um fator de crise na economia mundial.
b)    Uma nova guerra fria se anuncia no cenário geopolítico mundial, tendo como protagonistas os países mais desenvolvidos do mundo em oposição às novas potências econômicas globais: China, Índia, Brasil e Rússia.
c)    A economia mundial passa por uma mudança substancial, com a perda do poder relativo das maiores economias do mundo e a ascensão de nações que vêm apresentando rápido crescimento econômico como China, Índia, Brasil e Rússia.
d)    Os países subdesenvolvidos caminham para a posição de maiores economias mundiais do século XXI, diante da decadência irreversível das economias mais avançadas do planeta, como os Estados Unidos, Japão e as nações que integram a União Europeia.

Questão 09 - (PUC MG/2012)
 
Enquanto o mundo assiste ao crescimento econômico dos BRIC’s, a Europa enfrenta a maior crise econômica do período do Pós 2ª Guerra Mundial. A crise, que tem sua motivação no elevado nível de endividamento de alguns países, coloca em risco o sistema bancário europeu. A saída, segundo os especialistas, reside no socorro financeiro aos governos e instituições financeiras, aliado a uma política de contenção de gastos públicos, com a redução de investimentos sociais e de infraestrutura e privatização de empresas estatais.

Enquanto a sigla BRIC foi criada para identificar as economias mundiais com elevado crescimento, forjou-se agora a sigla PIIGS, no idioma inglês, para identificar o grupo de países europeus mais afetados pela crise. Fazem parte do grupo dos PIIGS:

a)    Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha
b)    Portugal, Inglaterra, Itália, Grécia e Suíça
c)    Polônia, Inglaterra, Irlanda, Grécia e Suécia
d)    Polônia, Irlanda, Itália, Grécia e Suécia

Questão 10 - (UFU MG/2012)
 
O peso econômico dos BRICS é certamente considerável. Entre 2003 e 2007, o crescimento dos quatro países representou 65% da expansão do PIB mundial. Em paridade de poder de compra, o PIB dos BRICS já supera hoje o dos EUA ou o da União Europeia. Para dar uma ideia do ritmo de crescimento desses países, em 2003, os BRICs respondiam por 9% do PIB mundial e, em 2009, esse valor aumentou para 14%. Em 2010, o PIB conjunto dos cinco países (incluindo a África do Sul) totalizou US$ 11 trilhões ou 18% da economia mundial. Considerando o PIB pela paridade de poder de compra, esse índice é ainda maior: US$ 19 trilhões ou 25%.
Disponível em: <http://www.itamaraty.gov.br/temas/mecanismos-inter-regionais/agrupamentobrics>.
Acesso em: junho de 2012. (fragmento).

Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul são os países de “economia emergente” que formam o grupo BRICS. Este agrupamento de países representa um bloco político-econômico

a)    formal, constituído por países com interesses e papéis semelhantes na Organização Mundial do Comércio, integrantes de uma contemporânea regionalização globalizada.
b)    informal, composto por países com interesses e papéis semelhantes na nova ordem mundial, integrantes de uma contemporânea regionalização globalizada.
c)    informal, constituído por países do G8 e com interesses e papéis conflitantes na nova ordem mundial, integrantes de uma contemporânea regionalização globalizada.
d)    formal, composto por países com interesses e papéis semelhantes no Conselho de Segurança da ONU, integrantes de uma contemporânea regionalização globalizada.

Questão 11 - (IBMEC RJ/2012)
 
Ao final do mês de março de 2012, ocorreu, em Nova Délhi, capital da Índia, a Quarta Reunião de Cúpula do Grupo BRICS, que é composto pelas cinco maiores potências emergentes: Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul.
 (O Globo. Rio de Janeiro, Quinta-Feira, 29 de Março de 2012)

Com base na análise dos dados, relacionados aos assuntos tratados na pauta da reunião, e às posições dos países que compõem o grupo BRICS, todas as afirmativas estão corretas, À EXCEÇÃO DE UMA. Assinale-a:

a)    A desaceleração do crescimento nos países emergentes, assim como no resto da economia mundial, foi o principal assunto na pauta da reunião, pois, em 2012, os países do BRICS serão responsáveis por 56% do crescimento mundial.
b)    Há indicações que o Brasil crescerá em ritmo chinês nos próximos anos, apesar de ser, diferente da China, o país do BRICS que mais tem conciliado crescimento econômico com redução das desigualdades sociais.
c)    Graças a bons indicadores de educação e renda, a Rússia ainda é o integrante dos BRICS com melhor classificação no ranking do IDH. A Índia, enquanto isso ainda é o país com pior desempenho.
d)    O BRICS não é bloco econômico em rápida integração unificado. É um grupo de cinco países geográfica e comercialmente diversificado. Contudo, na Cúpula em Nova Délhi, anunciou-se um grupo de trabalho para discutir a criação de um Banco de Desenvolvimento, uma espécie de BNDES do BRICS.
e)    O maior fator que determina a unificação dos outros integrantes do BRICS é a preocupação com que o comércio de cada um fique desequilibrado em favor dos chineses, pois suas importações, da China, são compostas basicamente de recursos naturais em relação às suas exportações, para China, de produtos industrializados acabados.

GABARITO:

1) Gab: A 
2) Gab: D 
3) Gab: C 
4) Gab: A 
5) Gab: B 
6) Gab: C 
7) Gab: A 
8) Gab: C 
9) Gab: A 
10) Gab: B 
11) Gab: E

Colégio Meta (Vila Boa) - Urbanização mundial - 1º ano

Questão 01 - (FGV/2013)
 
A partir do século X, mas principalmente do XI, é o grande período de urbanização – prefiro utilizar esse termo mais do que o de renascimento urbano, já que penso que, salvo exceção, não há continuidade entre a Idade Média e a Antiguidade.
LE GOFF, Jacques. Por amor às cidades. Conversações com
Jean Lebrun. São Paulo: Unesp, 1998, p. 16.

A respeito das cidades medievais, após o ano mil, é CORRETO afirmar:

a)    Tornaram-se centros econômicos e financeiros e vinculados às rotas mercantis e à produção agrária das áreas rurais próximas.
b)    Eram fundamentalmente sedes episcopais e centros administrativos do Sacro Império Romano Germânico.
c)    Tornaram-se núcleos da produção industrial que começou a desenvolver-se sobretudo no norte da Itália, a partir do século XI.
d)    Tornaram-se os principais entrepostos do comércio de escravos africanos desde o início das Cruzadas.
e)    Apresentaram-se como legado das póleis gregas e das cidades romanas da Antiguidade.,

Questão 02 - (UNIMONTES MG/2013)
 
Observe a figura.


Fonte: Folha de São Paulo, 2-5-1999.

Com a leitura do mapa, é INCORRETO afirmar que

a)    a cidade global de Nova York é referência para analisar a megalópole da Costa do Atlântico na América Anglo-Saxônica.
b)    a presença de cidades globais da América Latina está associada às maiores economias dessa região, ou seja, Brasil e México.
c)    a megalópole europeia apresenta uma organização espacial equivalente à megalópole estadunidense, considerando o total de habitantes da megacidade e a área de influência da mesma.
d)    São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires, na América do Sul, são classificadas como megacidades, porém somente São Paulo desempenha funções de cidade global.

Questão 03 - (UNIMONTES MG/2013)
 

Observe a figura.
Fonte: MAGNÓLIO, D. e ARAÚJO, R. A Construção do mundo:
Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2005, p.15.

O fenômeno de unificação física e/ou funcional, envolvendo as cidades identificadas na figura, trata-se de

a)    metropolização.
b)    conurbação.
c)    favelização.
d)    desmetropolização.

Questão 04 - (PUC SP/2012)
 
“A cidade tem sido sempre o lugar da liberdade, um lugar de refúgio para os pobres e desenraizados. E para minorias de todos os tipos, que encontraram proteção na cidade […] A diversidade de origem é uma constante da população das cidades. A cidade tem sido com frequência o espaço da coexistência e da mestiçagem. Isso não foi produzido sem dor e dificuldades. Porém, tem gerado sempre consequências positivas para as áreas urbanas e para o desenvolvimento da cultura em geral. Sempre nas cidades essa diversidade tem sido maior que nas áreas rurais e, maior nas grandes cidades do que nas pequenas. E tudo isso em todas as épocas, países e cultura.”
(Horacio CAPEL. Los inmigrantes en la ciudad. Crecimiento económico, innovación y
conflicto social [Os imigrantes na cidade. Crescimento económico, inovação e conflito
social] In: Scripta Nova. Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales. Barcelona:
Universidad de Barcelona, Nº 3, 1 de mayo de 1997, http://www.ub.es/geocrit/sn-3.htm,
acesso em 11 de outubro de 2011, tradução nossa)

Considerando o texto é correto afirmar que

a)    é da natureza das grandes cidades a diversidade cultural e étnica, visto que não há grandes populações urbanas homogêneas, já que as cidades, em razão de suas múltiplas atividades e possibilidades, têm um poder de atração bastante abrangente.
b)    grandes cidades, quanto mais desenvolvidas, notabilizam-se por terem populações homogêneas do ponto de vista étnico e cultural, isso porque há dificuldades para o desenvolvimento, quando se depende de relações entre pessoas muito diferentes.
c)    a generosidade na recepção de imigrantes é uma condição que as cidades modernas perderam, na Europa, e também no Brasil, em vista dos encargos que os imigrantes impõem, sem retorno econômico equivalente.
d)    as inevitáveis dificuldades de convivência nas cidades entre os imigrantes e os nativos agravam-se quando a imigração é estrangeira, pois se nacional ela é recebida sem preconceitos, como ocorre na metrópole de São Paulo.
e)    o fenômeno migratório gerou nas cidades modernas muita riqueza econômica e cultural, mas atualmente isso não mais ocorre, pois a fase original de povoamento das grandes cidades já foi completada e atualmente elas não comportam novos contingentes populacionais.

Questão 05 - (UEMA/2012)
 
Observe o mapa a seguir.
Brinkhoff, T.The principal agglomemerations of the world.
Disponível em: www.citypopulation.de/. Acesso: 12 jul. 2011.

As cidades hoje são procuradas mundialmente. O mapa apresentado mostra as principais aglomerações urbanas do planeta. Assinale a alternativa que as explique.

a)    A maioria das aglomerações urbanas está nos países subdesenvolvidos ou os chamados BRICS, levando à desaceleração do crescimento populacional da área aglomerada.
b)    As aglomerações urbanas são um fenômeno generalizado pelo globo terrestre formando macrocefalias especialmente nos países desenvolvidos.
c)    As aglomerações urbanas produzem total ausência dos serviços básicos à população de baixa renda, já que estão em sua maioria nos países subdesenvolvidos.
d)    Grande parte das aglomerações urbanas está nos países subdesenvolvidos ou tidos como em desenvolvimento (BRICS), que têm problemas infraestruturais nas mais diversas áreas e elevados índices da população em níveis de pobreza, vivendo sob condições precárias.
e)    As aglomerações expressas no mapa configuram uma grande expressão nos países subdesenvolvidos, ajudando na diminuição das migrações e na fixação ao meio rural através do uso de agricultura moderna.

TEXTO: 1 - Comum à questão: 6
 
O Estado produz o espaço regulador e ordenador que tende a estabelecer-se no seio do mundial reproduzindo a oposição centro-periferia que se estende das grandes capitais e cidades mundiais até as regiões dos países em desenvolvimento. Isso significa que os centros exercem controle do ponto de vista organizacional administrativo, jurídico, fiscal e político sobre as periferias, coordenando-as e submetendo-as às estratégias globais do estado.
CARLOS, Ana Fani A. O lugar no/do mundo. São Paulo : FFLCH, 2007, p. 28 (adaptado)

Questão 06 - (UNIRG TO/2012)
 
O texto acima refere-se ao papel do Estado como produtor de espaço regulador que reproduz a oposição centro-periferia nas escalas nacional e mundial. De acordo com o texto, é CORRETO afirmar que:

a)    A produção de centros e de periferias é uma forma de consolidar o poder do Estado sobre as empresas.
b)    A relação centro-periferia manifesta-se nas escalas nacional e mundial em proporções diferenciadas.
c)    A existência de centros e periferias demonstra a falta de controle do Estado sobre o sistema produtivo.
d)    A oposição centro-periferia resgata o papel do Estado na ordenação dos espaços nacionais de produção.

Questão 07 - (ASCES PE/2012)
 
As megacidades, referidas pelo autor do texto abaixo, se caracterizam por apresentar as seguintes qualidades  definidoras:

“O fator decisivo dos novos processos urbanos , na Europa e em outros lugares, é o fato de o espaço urbano ser cada vez mais diferenciado em termos sociais, embora esteja funcionalmente inter-relacionado além da proximidade física. Acompanha a separação entre significado simbólico, localização de funções e a apropriação social do espaço na área metropolitana. Esta é a tendência que fundamenta a transformação mais importante das formas urbanas em todo o mundo, com força especial nas áreas recém industrializadas: o desenvolvimento de megacidades”.

Manuel Castells  

1)    funções superiores direcionais, produtivas e administrativas de todo o planeta.
2)    inexistência de migrações pendulares.
3)    capacidade simbólica de criar e difundir mensagens.
4)    funcionamento atrativo para suas hinterlândias.
5)    conexão com enormes segmentos da população humana.

Estão corretas:

a)    1 e 4 apenas
b)    2 e 5 apenas
c)    3 e 4 apenas
d)    1, 3, 4 e 5 apenas
e)    1, 2, 3, 4 e 5

Questão 08 - (PUC RS/2012)
 
Consi­dere as informações a seguir.

Algumas cidades, como Zurique, Nova York e Tóquio, constituem centros de poder, sendo classificadas como “cidades globais”.

São características comuns das cidades globais

I.     transitar com grande parte do capital que abastece os mercados financeiros Internacionais.
II.   contar com investimentos em tecnologia de ponta.
III.  sediar grandes empresas transnacionais.
IV.  apresentar forte integração com a economia global e polarizar os fluxos das redes mundiais.

Estão corretas as afirmativas

a)    I e II, apenas.
b)    II e III, apenas.
c)    I e IV, apenas.
d)    III e IV, apenas.
e)    I, II, III e IV.

Questão 09 - (IFGO/2012)
 
A cidade é um fenômeno muito antigo na história da humanidade. Existe há milhares de anos. Contudo, com a emergência da sociedade capitalista, a cidade passa a ter as características desta sociedade. Com base nisto, considere o texto abaixo do filósofo Henri Lefebvre:
“Para apresentar e expor a problemática urbana, impõe-se um ponto de partida: o processo de industrialização. Sem possibilidade de contestação, esse processo é, há um século e meio, o motor das transformações na sociedade. Se distinguirmos o indutor e o induzido, pode-se dizer que o processo de industrialização é indutor e que se pode contar entre os induzidos os problemas relativos ao crescimento e à planificação, às questões referentes à cidade e ao desenvolvimento da realidade urbana, sem omitir a crescente importância dos fazeres e das questões relativas à ´cultura`”
LEFEBVRE, Henri. A Revolução Urbana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.

Considerando o texto sobre o fenômeno da urbanização moderna, marque a alternativa correta.

a)    A divisão da sociedade moderna em classes sociais não pode ser verificada na análise da cidade, visto que não há segregação urbana.
b)    A industrialização do território implica na urbanização da sociedade. Quando este processo se efetiva, o campo tende a desaparecer.
c)    A urbanização capitalista aumenta o tamanho das cidades, produzindo as metrópoles e as megalópoles, formas de urbanização inexistentes em sociedades pré-capitalistas.
d)    O conceito de metrópole foi elaborado pelo urbanista Patrick Geddes para designar as pequenas cidades inglesas do final do século XIX.
e)    Subordinados à industrialização, o Estado, os movimentos sociais urbanos e o mercado imobiliário não desempenham qualquer papel na produção das cidades modernas.

Questão 10 - (UFU MG/2011)
 
A política urbana permanece setorializada: não há integração entre políticas habitacionais, programas de infraestrutura e serviços urbanos. O modelo socioterritorial de segregação contribuiu, durante anos, para a produção de cidades cada vez mais excludentes e insustentáveis dos pontos de vista social, ambiental e econômico. Atualmente, para atender a demanda por moradia, bairros são construídos cada vez mais distantes das áreas centrais e zonas industriais, levando a população a enfrentar diariamente, horas no deslocamento entre moradia-trabalho-moradia.
Texto adaptado do Fórum Nacional de Reforma Urbana, 2009.
Com base nas informações acima, responda as questões a seguir.

a)    Explique a relação existente entre a construção de moradias cada vez mais distantes das áreas centrais e o alto valor das tarifas do transporte público.

GABARITO:

1) Gab: A 
2) Gab: C 
3) Gab: B 
4) Gab: A 
5) Gab: D 
6) Gab: B 
7) Gab: D 
8) Gab: E 
9) Gab: C
10) Gab:
a)    O atual modelo de expansão urbana, pressionado principalmente pela especulação imobiliária, que empurrou a população para a periferia, obriga as linhas de ônibus trens e metrôs a terem percursos longos que, somados à falta de corredores exclusivos para ônibus, a falta de integração entre estes meios de transportes, os engarrafamentos, ruas e estradas ruins, os elevados custos com manutenção da frota, encargos e impostos são fatores determinantes para elevado valor das tarifas cobradas.