domingo, 22 de setembro de 2013

Colégio Meta (Vila Boa) - 3º ano - Teorias populacionais e industrialização

 Questão 01 - (MACK SP/2013) 
Na segunda metade do século XX, o mundo passou a conviver com a chamada “Terceira Revolução Industrial”, fenômeno decorrente da alteração dos meios de produção, em função dos avanços tecnológicos, resultando uma nova plasticidade da dinâmica capitalista.

A respeito da denominada “Terceira Revolução Industrial”, sua definição, características e implicações nas relações políticas e sociais, analise as afirmações a seguir.

I.     Trata-se da consolidação da “Segunda Revolução Industrial”, caracterizada pelo grande investimento e implementação de novas tecnologias, notadamente por fazer cessar o processo de obsolescência de tecnologias verificado no estágio antecedente.
II.   As contínuas e expressivas transformações tecnológicas desta nova realidade têm determinado maciços investimentos na área de capacitação de pessoal em um processo de demanda contínua por mão de obra cada vez mais qualificada.
III.  Ocorre em substituição ao esgotamento do sistema fordista, conservando, entretanto, o conceito de produção em série, já que é a única maneira possível de atender a um aumento de demanda sempre crescente em função da globalização da economia.
IV.  Processo que culminou com expressivos investimentos em pesquisa tecnológica, oferta de incentivos fiscais e de um reordenamento econômico assentado nos ideais de competitividade, redução de custos de produção e distribuição para um mercado cada vez mais global.
V.   Determinou a adoção de uma produção mais flexível, visando atender a mercados específicos com bens particularizados e, em consequência, na reorganização do espaço industrial. A instalação de unidades industriais em determinada localidade fica vinculada, além de outros aspectos, à localização de outras indústrias fornecedoras de peças, de eventuais incentivos fiscais, de mão de obra qualificada e potencial mercado consumidor.

Estão corretas, somente,

a)    I, II, III e V.
b)    I, II e IV.
c)    I, IV e V.
d)    II, IV e V.
e)    III, IV e V.

Questão 02 - (UERJ/2013)
 
Os fatores locacionais da indústria passaram por grandes modificações, desde o século XVIII, alterando as decisões estratégicas das empresas acerca da escolha do local mais rentável para seu empreendimento.
O esquema abaixo apresenta alguns modelos de localização da siderurgia, considerando os fatores locacionais mais importantes para esse tipo de indústria: minério de ferro, carvão mineral, mercado e sucata.



        
TERRA, Lygia e outros. Conexões: estudos de geografia geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2008.

No caso dos modelos C e D, as mudanças socioeconômicas que justificam as escolhas de novos locais para instalação de usinas siderúrgicas nas últimas décadas são, respectivamente:

a)    dispersão dos mercados consumidores – revalorização das economias de aglomeração
b)    eliminação dos encargos com a mão de obra – generalização das redes de telecomunicação
c)    diminuição dos preços das matérias-primas – substituição de fontes de energia tradicionais
d)    redução dos custos com transporte – ampliação das práticas de sustentabilidade ambiental

Questão 03 - (UNESP SP/2013)
 
Todo processo de industrialização é necessariamente doloroso, porque envolve a erosão de padrões de vida tradicionais. Contudo, na Grã-Bretanha, ele ocorreu com uma violência excepcional, e nunca foi acompanhado por um sentimento de participação nacional num esforço comum. Sua única ideologia foi a dos patrões. O que ocorreu, na realidade, foi uma violência contra a natureza humana. De acordo com uma certa perspectiva, esta violência pode ser considerada como o resultado da ânsia pelo lucro, numa época em que a cobiça dos proprietários dos meios de produção estava livre das antigas restrições e não tinha ainda sido limitada pelos novos instrumentos de controle social. Não foram nem a pobreza, nem a doença os responsáveis pelas mais negras sombras que cobriram os anos da Revolução Industrial, mas sim o próprio trabalho.
(Edward P. Thompson. A formação da classe operária inglesa,
vol. 2, 1987. Adaptado.)

O texto afirma que a Revolução Industrial

a)    aumentou os lucros dos capitalistas e gerou a convicção de que era desnecessário criar mecanismos de defesa e proteção dos trabalhadores.
b)    provocou forte crescimento da economia britânica e, devido a isso, contou com esforço e apoio plenos de todos os segmentos da população.
c)    representou mudanças radicais nas condições de vida e trabalho dos operários e envolveu-os num duro processo de produção.
d)    piorou as condições de vida e de trabalho dos operários, mas trouxe o benefício de consolidar a ideia de que o trabalho enobrece o homem.
e)    preservou as formas tradicionais de sociabilidade operária, mas aprofundou a miséria e facilitou o alastramento de epidemias.

Questão 04 - (FUVEST SP/2013)
 
Os centros de inovação tecnológica são exemplos de transformações espaciais originados da chamada Terceira Revolução Industrial.



Com base no mapa e em seus conhecimentos,

a)    aponte duas características da Terceira Revolução Industrial que favoreceram o aparecimento dos centros de inovação tecnológica. Explique.
b)    identifique e caracterize o conjunto de centros de inovação tecnológica destacado na porção sudoeste dos Estados Unidos.

Questão 05 - (UFPB/2013)
 
Em relação a chamada Terceira Revolução Industrial, identifique os aspectos que a caracterizam:

I.     Automação do processo produtivo e desconcentração espacial da produção.
II.   Uso da Inteligência Artificial e possibilidade de gerenciamento central da produção em diversas partes do mundo.
III.  Substituição de combustíveis nucleares e desenvolvimento sustentável.
IV.  Aumento dos impactos ambientais e planetarização do risco ecológico.

Estão corretos apenas:

a)    I e IV
b)    II e III
c)    III e IV
d)    I, II e IV
e)    I, II e III

Questão 06 - (UNESP SP/2013)
 
Assinale a alternativa que indica corretamente o fator considerado determinante para a localização das indústrias durante a Primeira Revolução Industrial (final do século XVIII a meados do século XIX).

a)    Reservas de petróleo.
b)    Incentivos fiscais.
c)    Mão de obra especializada.
d)    Jazidas de carvão mineral.
e)    Disponibilidade de água.

Questão 07 - (Unifev SP/2013)
 
Toda a relação do homem com a natureza é portadora e produtora de técnicas que se foram enriquecendo, diversificando e se avolumando ao longo do tempo. Nos últimos séculos, conhecemos um avanço dos sistemas técnicos, até que, no século XVIII, surgem as técnicas das máquinas, que mais tarde vão se incorporar ao solo como próteses, proporcionando ao homem um menor esforço na produção, no transporte e nas comunicações, mudando a face da Terra, alterando as relações entre países e entre sociedade e indivíduos. As técnicas oferecem respostas à vontade da evolução dos homens e, definidas pelas possibilidades que criam, são as marcas de cada período da história.
(Milton Santos. Por uma outra globalização, 2000.)

O avanço técnico a que o autor faz referência no texto foi desencadeado pela

a)    Revolução de 1917.
b)    Revolução Cultural Chinesa.
c)    Revolução dos Cravos.
d)    Revolução Francesa.
e)    Revolução Industrial.

Questão 08 - (UDESC SC/2013)
 
Analise os fatores de localização industrial.

I.     energia
II.   mão de obra
III.  rede de comunicação e transporte
IV.  matéria-prima

Assinale a alternativa correta.

a)    Somente os fatores I e II são verdadeiros.
b)    Somente os fatores I, III e IV são verdadeiros.
c)    Somente os fatores II e III são verdadeiros.
d)    Somente os fatores II e IV são verdadeiros.
e)    Todos os fatores são verdadeiros.

TEXTO: 1 - Comum à questão: 9
 
Os avanços tecnológicos são sempre fundamentais ao progresso da Medicina e, consequentemente, à melhoria da qualidade e expectativa de vida.
     No campo da prevenção primária, visando à remoção de fatores de risco, o avanço tecnológico das imunizações, no século XX, permitiu a erradicação mundial de doenças letais ou incapacitantes, como a varíola, e, em muitos países, a do sarampo e da poliomielite. Atualmente, a discussão da inclusão da vacina antivaricela, doença de evolução benigna, no calendário brasileiro de imunizações, é pertinente e, ainda mais recente, a da vacina anti-HPV, um papilomavírus relacionado com o desenvolvimento de carcinoma de colo de útero.
     Incorporar novos conhecimentos às áreas de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação traz benefícios de pequeno ou grande impacto, nem sempre mensuráveis no momento de sua aplicação.
     Na contemporaneidade, a implantação de novas tecnologias a uma velocidade cada vez maior traz, no seu bojo, um custo econômico muitas vezes incompatível com o ganho obtido. Sabe-se que não existe exame a custo zero. Ele será pago pelo sistema público de saúde, pelo plano ou seguro de saúde privado, ou pelo próprio paciente. Quando esse custo ultrapassa o suportável para o Estado, a sociedade ou o indivíduo, o bem obtido em qualidade de vida é anulado. Assim sendo, o equilíbrio entre custo versus benefício é, em última instância, o que irá determinar se uma nova tecnologia resulta em melhor qualidade de vida a longo prazo.
     O arsenal tecnológico atual propicia ao médico a tentação de investigar “todas” as doenças, “cobrir todas as possibilidades”, o que, como já foi sinalizado, se torna, não raro, caro demais. Além disso, quanto maior o número de exames solicitados tanto maior o risco de se obter um resultado falso positivo, o que leva à solicitação de mais e mais exames.
     A grande velocidade de renovação dos aparelhos usados no diagnóstico das doenças é o maior componente do seu custo crescente. Equipamentos de última geração surgem, muitas vezes, antes de o equipamento anterior ter cumprido seu papel em número de exames realizados.
     Desse modo, não obstante os enormes benefícios delas advindos, novas tecnologias resultam, muitas vezes, em procedimentos de alta complexidade.
GORENDER, Ethel Fernandes. Novas tecnologias em
Medicina e qualidade de vida. p. 97-104. In:VILARTA, Roberto;
GUTIERREZ, Gustavo Luis; CARVALHO, Tereza Helena Portela Freire de;
GONÇALVES, Aguinaldo (Orgs.). Qualidade de vida e novas tecnologias.
São Paulo: IPES Editorial, 2007. p. 97-104. Adaptado.

Questão 09 - (Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública/2013)
 
Considerando o texto e os conhecimentos sobre a atual fase da Revolução Industrial e suas consequências, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

(   )  Diminuição do endividamento externo e das desigualdades sociais nos países periféricos, em função de uma considerável participação no comércio internacional.
(   )  Inflexibilidade nos contratos de trabalho e fortalecimento dos sindicatos ligados ao setor secundário.
(   )  Mudança na tradicional Divisão Internacional do Trabalho (DIT) e difusão do Toyotismo.
(   )  Desconcentração industrial e expansão do desemprego estrutural.
(   )  Redução do processo de terceirização e aumento do trabalho personalizado.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

01.  V V F F F
02.  F F V V F
03.  F F F V V
04.  V V F V F
05.  F V V F V

Questão 10 - (UFU MG/2013)
 



Disponível em: <http://festival.culturainglesasp.com.br>. Acesso: 20 mar. 2013.

As imagens acima, recortadas do filme Tempos Modernos de Charles Chaplin, são emblemáticas da mecanização do trabalho do homem e de um dos processos fabris mais importantes da história.

É característica do processo fabril representado pelas imagens a

a)   utilização de maquinários de tecnologia moderna, com terceirização de múltiplas atividades.
b)   contratação de poucos trabalhadores, capacitados a trabalhar com as tecnologias implantadas e organizados em pequenos grupos.
c)   eliminação da possibilidade de competição entre os trabalhadores, uma vez que a linha de montagem unifica os trabalhadores, que lutam contra suas condições de trabalho.
d)   redução da necessidade de especialização dos trabalhadores, uma vez que eles apenas executam tarefas simples, que não exigem grande conhecimento técnico.

Questão 11 - (FGV/2012)
 
A chamada Segunda Revolução Industrial, ocorrida nas últimas décadas do século XIX, foi caracterizada:

a)    pela concentração do processo de industrialização na Inglaterra e pela montagem do império colonial britânico.
b)    pelo desenvolvimento da eletricidade e da siderurgia e pela expansão da industrialização para além do continente europeu.
c)    pela industrialização e pela formação de Estados nacionais no continente africano, a partir das suas antigas fronteiras culturais e linguísticas.
d)    pelo equilíbrio de forças entre as antigas colônias europeias e os Estados europeus devido à difusão da industrialização.
e)    pela retração da economia mundial devido à mecanização da produção e à diminuição da oferta de produtos industrializados.

Questão 12 - (UEL PR/2012)
 
A Revolução Industrial, no século XVIII, implicou a utilização e a transformação intensiva dos elementos naturais, por intermédio das máquinas que substituíram, em parte, o trabalho humano e manual. Dentre essas novas máquinas e equipamentos, destacaram-se aqueles que surgiram a partir da invenção de James Watt, em 1768.

Com base no enunciado e nos conhecimentos sobre a Primeira Revolução Industrial, assinale a alternativa correta.

a)    A mão de obra fabril excluiu as crianças e as mulheres da linha de montagem industrial.
b)    Criaram-se equipamentos domésticos movidos a eletricidade, como as primeiras máquinas de lavar roupas.
c)    Desenvolveram-se transportes terrestres e marítimos, como o trem e o navio, movidos a vapor.
d)    O controle da produção na fábrica era realizado pelo ajuste dos mecanismos aos relógios biológicos dos trabalhadores.
e)    Substituiu-se a tração animal por aquela movida a gasogênio, impulsionando o transporte público.

Questão 13 - (UEM PR/2012)
 
Sobre o longo processo de formação do capitalismo, forma de organização econômica e social predominante no mundo atual, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01.  A revolução industrial, do final do século XVIII, foi caracterizada pelo processo de cercamento das terras comunais e pela utilização do trabalho servil na Inglaterra.
02.  A chamada segunda revolução industrial, ocorrida na segunda metade do século XIX, foi marcada pela expansão ferroviária, pela descoberta da eletricidade e pela invenção do motor a explosão, com a utilização do petróleo como combustível.
04.  Segundo a teoria marxista, o desenvolvimento do capitalismo levou ao surgimento de duas classes sociais distintas: os detentores dos meios de produção, a burguesia; e aqueles que vendem sua força de trabalho, o proletariado.
08.  A produção em larga escala, principal motivador da revolução industrial, tinha como objetivo primordial satisfazer as necessidades básicas de alimentação e de vestuário da população inglesa.
16.  Segundo Karl Marx, a especialização do trabalho, acentuada na industrialização, fez com que o trabalhador perdesse o domínio sobre o produto de seu próprio trabalho.

Questão 14 - (UEPG PR/2012)
 
Com relação a teorias demográficas e evolução do crescimento demográfico, assinale o que for correto.

01.  Desde os primórdios da humanidade até o final do século XIX, o crescimento da população teve baixo índice, pois se caracterizava por altas taxas de natalidade e também de mortalidade, sendo que isso ocorre em alguns países nos dias atuais.
02.  A fase do crescimento rápido da população ocorre quando as taxas de natalidade são elevadas e as taxas de mortalidade são baixas, o que tem ocorrido, atualmente, em alguns países subdesenvolvidos.
04.  Os chamados neomalthusianos defendiam teorias demográficas marxistas e consideravam a própria miséria responsável pelo acelerado crescimento populacional, enquanto os chamados reformistas defendiam a ideia de que é o acelerado crescimento populacional que leva à situação de miséria dos países subdesenvolvidos.
08.  A tendência de equilíbrio da população mundial ocorre na medida em que diminuem as taxas de mortalidade e de natalidade sendo que só por volta de 2050 a população mundial deixará de ter um crescimento acentuado, segundo estimativa da Organização das Nações Unidas – ONU.
16.  Baixíssimo crescimento populacional ocorre quando as taxas de natalidade e de mortalidade são muito baixas, sendo que muitos países desenvolvidos encontram-se nessa fase, com taxas de crescimento geralmente inferiores a 1%, ou até em estágio de estagnação com taxas nulas, e até negativas.

Questão 15 - (UFPE/2009)
 
A teoria neomalthusiana apareceu, com certo destaque, após a Segunda Guerra Mundial. Entre os argumentos defendidos pelos adeptos dessa teoria podem ser citados os seguintes:

1.   se a população for numerosa e os investimentos produtivos modestos, a renda per capita diminuirá.
2.   o dinamismo histórico e econômico de um espaço geográfico reside no mecanismo da “luta de classes”.
3.   o crescimento demográfico acelerado dificulta o crescimento econômico de um país.
4.   a necessidade de um país realizar grandes investimentos sociais, para atender o crescimento populacional, diminui a possibilidade de aumentar os investimentos produtivos.
5.   quanto maior o crescimento vegetativo da população, maior será potencialmente o crescimento econômico de um país.

Estão corretas apenas:

a)   1 e 2
b)   2 e 4
c)   1, 3 e 4
d)   2, 3 e 5
e)   1, 2 e 5.

Questão 16 - (UFAM/2007)
 
Dentre as várias teorias demográficas formuladas para se compreender os mecanismos de crescimento populacional e as conseqüências que esse crescimento pode trazer para a sociedade, uma teoria em especial argumenta que a causa do subdesenvolvimento dos países deve-se à alta taxa de natalidade. Pregam o controle do crescimento populacional, através de diversos métodos anticoncepcionais.
As idéias acima se referem à teoria populacional conhecida como:
a)   Teoria Reformista
b)   Teoria Marxista
c)   Teoria Terceiro-mundista
d)   Teoria Neomalthusiana
e)   Teoria Neoliberalista

Questão 17 - (IFGO/2013)
 
Crescimento Populacional


Disponível em: <http://www.geografiaparatodos.com.br>. Acesso em: 28 jun. 2013. [Adaptado]

Vários autores pesquisaram e contribuíram para os estudos de Demografia e Geografia da população, em especial sobre a dinâmica populacional e os problemas da “explosão demográfica”. Das alternativas a seguir, assinale o autor responsável pela mais conhecida teoria sobre crescimento demográfico:

a)    Milton Santos.
b)    Darwin.
c)    Karl Marx.
d)    Thomas Robert Malthus.
e)    Friedrich Nietzsche.

Questão 18 - (UEPA/2012)
 
"O surgimento de grandes centros urbanos com crescimento desordenado, as migrações de populações inteiras provocadas pela escassez de alimentos e por guerras, a poluição e o desemprego resultaram em aumento da mortalidade nos países mais pobres e no agravamento de problemas de saúde.”
(Geopolítica das doenças. Atualidades Vestibular, São Paulo, p.196, 2008).

A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos geográficos sobre o desenvolvimento urbano-industrial e a dinâmica populacional, é correto afirmar que:

a)    a presença dos programas de prevenção e tratamento instituídos pelo sistema público de saúde, em países pobres, reduz as taxas de doenças crônicas na infância e baixa os níveis da mortalidade infantil para 0%.
b)    nos últimos anos tem ocorrido uma diminuição entre a esperança de vida dos países desenvolvidos e os subdesenvolvidos devido às melhorias infraestruturais: como o acesso à água potável, a uma alimentação adequada e a eficiência dos programas de saúde pública para toda a população.
c)    a ocorrência das epidemias, das guerras civis, as condições socioeconômicas das pessoas bem como a deficiência na qualidade e quantidade de serviços públicos existentes (hospitais, escolas e saneamento básico) em países pobres, interferem diretamente no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e no agravamento das desigualdades sociais.
d)    as aplicações de políticas públicas em países pobres, nas áreas de urbanização descontrolada, contribuíram para solucionar os problemas de infraestrutura urbana dos bairros degradados das periferias, com a construção de condomínios fechados que atendem prioritariamente à classe menos privilegiada.
e)    o destaque da produção mundial de grãos, cereais, açúcar, café, entre outros, nos países pobres, reduz os índices da fome e da mortalidade infantil, visto que o lucro das exportações desses produtos é revertido em políticas públicas que atendem, principalmente, à população de baixa renda.

Questão 19 - (UNESP SP/2011)
 
Analise o gráfico sobre a evolução ocorrida e a perspectiva de crescimento da população mundial no período de 1950 a 2050.

População, 1950-2050


(Marie-Françoise Durand et al. Atlas da Mundialização: compreender o espaço mundial contemporâneo, 2009. Adaptado.)

A partir da análise do gráfico, pode-se afirmar que

a)    a população da América do Norte apresenta um expressivo crescimento populacional no período de 1950 a 2050, superando a taxa de crescimento da África.
b)    a Ásia apresenta o maior total absoluto da população mundial, mas perde para a Oceania no ritmo do crescimento populacional em termos relativos, em todo o período analisado.
c)    a Europa, no período de 2005 a 2050, projeta um crescimento negativo, com índices que mostram uma redução populacional.
d)    a África apresenta o menor crescimento em termos absolutos no período de 1950 a 2050, perdendo sua posição de segunda colocada entre as regiões mais populosas do mundo.
e)    a América do Norte apresenta o maior crescimento populacional em termos absolutos no período de 1950 a 2050 e é mais populosa do que a América Latina e Caribe.

Questão 20 - (PUC RJ/2010)
 
O crescimento da população mundial vem sendo, há muito tempo, objeto de preocupação de especialistas.
Leia atentamente as reportagens e observe o gráfico a seguir.

Reportagem 1: A primeira coisa que Shi Youxun, cinco anos, faz ao chegar em casa do jardim de infância é ligar o computador [...] Ele escolhe entre dezenas de programas que o ensinam sobre ciência, testam seus conhecimentos de matemática [...] “Nós queremos que ele aprenda duas ou três línguas e, no futuro, iniciaremos o menino na música e na arte.”, revela seu avô [...] com quem o menino fica para que os pais possam trabalhar. Com seus quatro avós e dois pais para cuidar dele [...] Shi Youxun é o membro do que ficou conhecido como família “uma boca, seis-bolsos”, um resultado da política do filho único iniciada 24 anos atrás. O primeiro grupo de filhos únicos, especialmente os meninos, ficou conhecido como “pequenos imperadores” por causa da atenção e luxos despejados sobre ele.
China Daily, 05 nov. 2003.

Reportagem 2: O governo de Xangai, China, está orientando casais formados por homens e mulheres que são filhos únicos a terem dois filhos [...] É a primeira vez em décadas que autoridades estimulam o nascimento de bebês, desde que a política do filho único foi implantada, no fim dos anos 1970 [...] Dados divulgados pela agência estatal [...] indicam que as famílias com apenas um filho representam 97% do total da cidade de 19 milhões de habitantes...
Jornal do Brasil, 24 jul. 2009

China - taxa média de crescimento demográfico (%)

Disponível em: http://esa.un.org/unup

Contando atualmente com cerca de 1,3 bilhões de habitantes, a China se revela como um interessante exemplo das tendências demográficas mundiais.

a)   Com referência à reportagem 1 e aos dados apresentados no gráfico, justifique a adoção da política do filho único, na China, no final da década de 1970.
b)   Apresente duas preocupações econômicas do governo chinês para a mudança na política populacional apresentada na reportagem 2.

Questão 21 - (UFU MG/2010)
 
O crescimento demográfico está ligado a dois fatores: crescimento natural ou vegetativo, que corresponde à diferença entre nascimento e óbitos verificada numa população, e a taxa de migração, que é a diferença entre a entrada e a saída de pessoas de um território.

Em relação ao crescimento demográfico, analise as afirmativas abaixo.

I.     Pelo princípio malthusiano, a população tenderia sempre a crescer mais do que os meios de subsistência, tornando a fome e a miséria uma realidade inexorável (PG x PA). Uma alternativa lógica para se evitar o desastre populacional seria o controle da natalidade por meio do uso de métodos contraceptivos, aborto, abstinência sexual no casamento etc.
I.     Os avanços da medicina, as medidas de avanço da higiene pública e a melhoria do padrão de vida da população possibilitaram uma forte redução da taxa bruta de mortalidade em todo o mundo. Para os neomaethusianos, a queda da mortalidade não tem efeito se não for seguida da redução da taxa de fecundidade, pois impediria o crescimento econômico do país. Por isso, a solução seria o controle da fecundidade, por meio de métodos contraceptivos e esterilização em massa.
III.  Uma das consequências da queda da fecundidade brasileira são taxas de crescimento diferenciadas dos vários grupos etários, com taxas menores para os grupos mais jovens. Isto tem resultado numa diminuição do peso da população jovem no país e num aumento da importância do segmento idoso. Esta tendência é chamada de envelhecimento populacional, pois se dá em detrimento da diminuição do peso da população jovem no total, o que acarreta também um aumento da idade média e mediana da população.

Assinale a alternativa correta.

a)    Apenas I é verdadeira.
b)    I e III são verdadeiras.
c)    I e II são verdadeiras
d)    II e III são verdadeiras.

Questão 22 - (PUC RS/2010)
 
Considere os gráficos referentes ao crescimento vegetativo de diferentes regiões do mundo.

Crescimento vegetativo comparado



Fonte: United Nations Population Division, 2008. (adaptado)

A análise dos gráficos permite concluir que

a)    o menor crescimento vegetativo em 2010, nas três regiões comparadas, é o da Ásia Meridional, apesar de a Índia fazer parte deste espaço geográfico.
b)    a América Latina, em 1960, apresentava o maior crescimento vegetativo entre as áreas comparadas, sendo que nas décadas seguintes a redução das taxas de natalidade foram maiores que a redução das taxas de mortalidade.
c)    as três áreas comparadas apresentam em todas as décadas um decréscimo da natalidade inferior ao decréscimo da mortalidade, deixando estável a taxa de crescimento vegetativo.
d)    a taxa de crescimento populacional vegetativo da África Subsaariana, em 2010, é mais alta que o crescimento vegetativo da Ásia Meridional e da América Latina juntas.

e)    a região da América Latina, comparada proporcionalmente com as outras regiões, apresentou ao longo das décadas a maior queda nas taxas de mortalidade.

4 comentários: